Discussão:Convicção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Exemplos praticos para diferenciar acreditar,fé,convicção e certeza[editar código-fonte]

Acreditar Laurêncio encontrou um saco que contem 100 bolinhas. Ao enfiar a mão no saco pensou:- "Acho que primeira bolinha que vou tirar é vermelha". Isso é acreditar.

Laurêncio encontrou um saco que contem 100 bolinhas. Laurêncio ama a cor vermelha . Tudo em sua vida gira em torno da cor vermelha. Ao enfiar a mão no saco pensou:- "Eu desejo profundamente, com todo amor no coração, que a primeira bolinha que eu tire seja vermelha,pois isso me fará muito feliz". Isto é fé.

Convicção Laurêncio encontrou um saco que contem 100 bolinhas. Sem olhar, Laurêncio tirou 95 bolinhas de um saco de 100. Das bolinhas que Laurêncio tirou, 95 eram vermelhas. Portanto,ele pensa:- "A próxima bola que eu tirar para fora da bolsa será vermelha." Isto é convicção.

Certeza Laurêncio encontrou um saco que contem 100 bolinhas. Sem olhar, Laurêncio tirou 100 bolinhas de um saco de 100. Das bolinhas que Laurêncio tirou 100 eram vermelhas. Laurêncio colocou todas as bolinhas de volta no saco. Portanto, ele pensa:- "A próxima bola que eu tirar para fora da bolsa será vermelha." Isto é certeza.

Não enciclopédico[editar código-fonte]

O tom do texto é de pesquisa inédita, o que é agravado pelo facto da única fonte nem sequer referir convicção. O que levanta outra questão: porque é que o título é "convicção" quando o texto foca mais argumentação e "provavilidade", termo que, aliás, não encontrei em dicionários, pelo que necessita fontes para não ser considerado *impróprio* (mais uma vez, pesquisa inédita). --Stegop (discussão) 23h08min de 20 de junho de 2011 (UTC)