Discussão:Dalila Pereira da Costa

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

VDA na secção "Filosofia"[editar código-fonte]

Removi a secção "Filosofia" e o seu conteúdo por ser um texto copiado de http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cienciareligioes/article/viewFile/1069/888, o que contraria a norma deste projecto de "Exceto se se tratar de material no domínio público ou se tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes".

O texto removido era:

Segundo Rui Lopo, "...Dalila Pereira da Costa identifica na tradição cultural portuguesa uma predestinação teleológica ecuménica que seria visível principalmente na acção e obra dos poetas e pensadores da Renascença Portuguesa. Reflectindo, sobretudo, a partir do Cristianismo, estes autores teriam previsto, antecipado e proposto uma transformação histórica no sentido de um universalismo real por vir. Esta mutação futura consistiria num esforço comparável à aventura da Descoberta. Desta feita, porém, a questão já não se prenderia com uma expansão ou dilatação (de Fé e Império) do que se é, ou mesmo com uma simples apropriação do que se encontre (e que nos manteria numa horizontalidade dada) mas fundamentalmente com uma vertical outração: isto é, tratar-se-ia de acolher entre todas as tradições espirituais da humanidade aqueles elementos de plenificante sentido, isto é, os mais matriciais de futuro em fecundidade sempre nova e diferente; seria agora então o momento de actualizar aquilo que mais nos possa superar, operando uma mutação, que consiste na sobre-humanização ou divinizaçãodo homem, no ultrapassamento da condição mental ainda dominante. A isto a autora denomina como uma missão antropológica transcendente, uma destinação antropocósmica. Assim, as tradições espirituais da humanidade serviriam de anúncio e programa de transformação emocional e mental, de metamorfose anímica e espiritual." (A leitura do Budismo na obra de Dalila Pereira da Costa, Revista Lusófona de Ciência das Religiões, 199-210-1PT-BUD15-RUILOPO.qxp 21-08-2007 1:45 Pág. 199.

Álvaro de Azevedo Moura (discussão) 22h40min de 31 de março de 2011 (UTC)[responder]

Reverto a remoção de texto por VDA. Tratou-se de equívoco de leitura em diagonal, que já corrigi, com toda a satisfação porque o texto citado não só vem de uma fonte de qualidade, que já fazia parte das referências do artigo, como a frase que o usuário escolheu é uma esplêndida homenagem a esta pensadora e à geração da Renascença Portuguesa que a precedeu. Álvaro de Azevedo Moura (discussão) 02h38min de 2 de abril de 2011 (UTC)[responder]