Discussão:Dança de salão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Diferença entre o Ritimo Musical e o estilo de dança[editar código-fonte]

Muitos desses links estão indo para o ritmo e nao para a dança. Algumas danças como o Foxtrot, Lindy Hop, Rumba e outros não existe confusão pois essas danças nao tem o mesmo nome de algum ritmo. Mas varias outras danças como o Bolero, Valsa, Salsa e o Blues,que podem ser dançados com outros tipos de musica que nao tem o mesmo nome da dança. Isso pode ser bem confuso para alguem que nao sabe dessa distinção. (correçao por Rolshanne vargas stoever)

Controversa sobre o termo Dança de Salão[editar código-fonte]

O nome Dança de salão pode causar controversa devido a vasta abrangencia do termo.

Muitos livros descrevem a dança de salão como uma dança estritamente para entretenimento. O livro Manual de DanÇas GaÚchas descreve a dança de salão (com a visão gaúcha) como uma dança para entretenimento ou romance.

No livro Nem do morro, nem da cidade por outro lado diz que a Dança de salão é a versão clássica do homem branco trazida da dança de rua dançada por negros.

Em inglês Ballroom Dance se traduz literalmente para Dança de Salão e refere-se mais e mais ao esporte do que a dança social.

Não se lê literalmente "dança" "de" "salão" pois é um nome composto. Em geral pode ser definido a dança de salão como toda dança que é executada por casais acompanhando a musica com uma sequencia aleatória e repetitiva de passos pre definidos. Com essa definição o samba no pé (ou samba de rua) não é classificado como dança de salão. Tambem, as danças de roda ou de grupo não entram nessa categoria, mesmo sendo execudadas em um salão. O contrário tambem é válido, esse termo pode referenciar a uma dança de rua, por exemplo, se o Samba de gafieira for dançado ao ar livre esse não perde a qualidade de ser uma dança de salão.

As danças que são usadas em competição (e muitas vezes socialmente) como o Foxtrot, a Rumba, o Jive, etc. Só pelo fato de serem usadas em competição não mudam o fato que essas danças são danças de salão. --classic1010 (discussão) 00h50min de 24 de Setembro de 2008 (UTC)

comentarios[editar código-fonte]

Vou comentar parte por parte

"Muitos desses links estão indo para o ritimo e nao para a dança."

N maioria dos casos, como separar o estilo musical da dança? na pratica, como criar dois verbetes? minha intençao é de fazer o link para o verbete, e se este for dedicado ao estilo musical, acrescentar ________ como dança. Por exemplo, Valsa como dança, Tango como dança, etc..

obs, a Salsa é uma dança e um estilo, que eu saiba. Mas isso é uma discução para aprofundamentos posteriores, já que a mer a definiçao do verbete ja deu panos pra mangas.

"O nome Dança de salão pode causar controversia devido a vasta abrangencia do termo" Nada que não se resolva dividindo o verbete em subtítulos. Ma a minha preocupaão e definir como a coisa é praticada não através do sentido que sugere uma interpretação do valor denotavtivo de dança+ salão. Senão, qualquer coisa dançaca em um lugar fechado, até funk batidão, seria Dança de salao. o termo é usado para se referir a certas danças de casal.

"Em inglês Ballroom Dance se traduz literalmente para Dança de Salão e refere-se mais e mais ao esporte do que a dança social.

Perceba a sutileza, BAllroom (dicionário ingles portugues da enciclopedia britânica, ou basta procurar no google "define:ballroom" significa especificamente Salão de BAILE. Então. o que seria um baile?

A dança de salão varia de pais para pais. VEja no site Ballroom dances, como a classificação deles causa estranhesa para quem a pratica no Brasil (em Portugal não sei), então o verbete tem que ser dividido por região, dançao de salao no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos, dando referencias sobre isso.

Alias, as referencia que eu havia dado, para lindy hop por exemplo, sumiram todas.o comentário precedente não foi assinado por João Estabile (discussão • contrib.)

A dança é uma coisa e a musica é outra. Muitas vezes a dança surge do ritmo com o mesmo nome. Mas a dança nem sempre se restringe a ao ritmo. Salsa (dança) pode ser dançado no ritmo de Conga, Chachachá rápido, Son cubano, etc. Os varios tipos de valsa (dança) por sua vez podem ser dançádos em qualquer ritmo 3/4 sendo uma valsa clássica ou uma balada.
O verbate da musica fala sobre instrumentos usados, o ritmo, cantores, influencias ritmicas, etc. No verbate da dança fala sobre os passos, a historia da dança, influencias artisticas, etc.
O meu comentario não diz respeito ao Tango que tem um verbate bem completo apesar de estar misturado, mas por exemplo o verbate do bolero nem menciona a dança. --classic1010 (discussão) 06h11min de 24 de Setembro de 2008 (UTC)
Ballroom significa salão de dança. Ballroom Dance Por sua vez significa dança social de casais que pode ser competitiva ou não.
Acho que ignorar a existencia de dança de salão do resto do mundo não é apropriado para uma enciclpédia. dança de salão é dança de salão.
É bom resaltar novamente que dança de salão é uma dança de casal. Por isso Rueda de Casino, Ciranda, ContraDança nao entram nessa categoria. --classic1010 (discussão) 06h20min de 24 de Setembro de 2008 (UTC)

Origem do Soltinho[editar código-fonte]

Vamos começar com a questão do soltinho vir do East Coast Swing. Primeiramente o East coast swing assim como o West Coast Swing vieram do Lindy Hop e do Charleston. Então de qualquer jeito não estaria errado em falar que veio do Lindy Hop

Procurando online e em livros cada fonte diz uma coisa diferente. Nessa pagina por exemplo História Fala que o Soldinho vem do Lindy Hop e do West Coast Swing.

Nessa página por outro lado Dança de Salão diz que o Soltinho vem do West Coast Swing (que acho pouco provavel pois o west coast swing nao tem anda a ver com o soltinho) e tambem fala que foi talvez baseado no filme Embalos de Sabado a Noite. Bom, nesse filme so dançam Hustle!

Comparando o Soltinho com o East Coast Swing, Lindy Hop, West Coast Swing, Balboa, Hustle, Blues, Charleston e outros swings, o East Coast Swing parece um pouco com o soltinho mas o balanço é só de um lado. O East coast swing tem 6 batidas e o por exemplo Lindy tem 8 batidas como no soltinho. Nenhum passo do Soltinho da para fezer no East coast swing a não ser os paços raros que voce muda para 8 batidas. (balanço dos dois lados) Por outro lado todos os passos do soltinhos você pode fazer dançando lindy alias muitos paços são do Lindy.

No livro A dama e o cavalheiro por Andréa Moraes Alves diz que o Soltinho vem do swing mas nao diz que tipo de swing. Mas tambem fala que o soltinho ao contrario do swing tem o balanço para os dois lados. Entao parece estar falando do East coast swing que so tem o balanço para um lado.

Na verdade o de todas essas danças que vieram antes do soltinho (que surgiu na decada de 80) o Hustle de 8 tempos é a que mais se asemelha com o Soltinho. O Hustle foi criado em Nova York na decada de 70 com a mistura do swing e ritimos latinos.

Precisamos de mais fontes para ter certeza.--classic1010 (discussão) 05h25min de 24 de Setembro de 2008 (UTC)

A modificação revertida pelo bot tornou o artigo pobre e virando apenas pagina de referencias!