Discussão:David Neeleman

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Substitui o termo "favelados" por "comunidades carentes" por achar este ultimo politicamente correto e sem o sentido pejorativo e discriminatorio que o anterior tinha. Espero ter contribuido um pouco para deixar o artigo mais proximo do espirito da Wikipedia.

Você retirou as categorias, as fontes e referêncncias do artigo. Favor não fazer mais isso. Apesar de David Neeleman ter nascido no Brasil, ele é naturalizado americano e é portanto um empresário estadounidense. Concordo que o termo favelados seja pejorativo, mas o termo consta no dicionário da língua portuguesa e é correto. Sendo "holandês" também acho 'Invasões holandesas no Brasil' pejorativo, mas esta parte da História do Brasil é conhecida assim.

DutchDevil 20h05min de 30 de Dezembro de 2007 (UTC)

Amigo, a unica alteracao que fiz foi trocar o termo "favelados" por comunidades carentes. Se houve qualquer outro tipo de alteracao nao foram feitas por mim. Desculpe se causei algum transtorno, mas estava apenas querendo ajudar, ate porque conheci o David Neeleman pessoalmente aqui no Recife em 1981. Essa informacao dizendo que ele fazia trabalho social e trabalhava com favelados esta equivocada. O que ele fazia aqui era um trabalho missionario. Foi chamado primeiro para a Missao Brasil Rio de Janeiro. Alguns meses depois essa missao foi dividida e ele ficou na recem criada Missao Brasil Recife. Quando o conheci ele era assistente do presidente da missao (Harry E. Klein) e tinha como companheiro de trabalho o Elder Carboni. O trabalho do entao Elder Neeleman consistia puramente em trabalho de proselitismo religioso. Poderia ser com "favelados" como voce escreveu, com classe media ou ate mesmo com milionarios, independetemente de classe social, pois era um trabalho de proselitismo e nao um trabalho social. O proprio E. Neeleman morava num apartamento na Rua prof. Augusto Lins e Silva em Boa Viagem, um bairro nobre do Recife. Quanto ao termo "favelados" eu nao disse que nao existia tal termo dicionarizado, mas sim que esta com um uso pejorativo, inadequado e politicamente incorreto. O fato de uma palavra esta dicionarizada nao significa dizer que ela pode ser usada de qualquer forma ou em qualquer situacao. Para saber mais sobre "usos" em linguagem consulte Mikhail Bahktin (1992) e Marcuschi (2001). Para saber mais sobre "Adequacao da linguagem" leia Gomes de Matos (2002) que fala muito bem sobre isso em seu livro: "Comunicar para o bem: rumo a paz comunicativa". Nao vou mais mexer nesse texto. Como esse e' um forum de discussao, estou apenas expondo minha opiniao e colocando os meus argumentos. Ao ler, voce decide e faz o que quiser. Como falei antes, minha intencao e' apenas ajudar e contribuir para que esse artigo seja o mais verossimel possivel.

Tambem concordo com voce que o termo "invasao holandesa" e' pejorativo. O mais adequado seria dizer "Ocupaqcao holandesa", ate porque a terra aqui ja tinha sido ocupada tambem pelos portugueses, e esses sim, tiveram muito mais conflitos com os verdadeiros donos da terra (Indios) do que os holandeses. Se bem que, hoje em dia, tem uma boa parte do povo holandes que acha que seus antepassados eram mesmo "invasores". Convivi com muitos estudantes na Holanda que tinham essa ideia. Eles sao muito auto criticos. Mas minha opiniao e' que o termo mais adequado seria "ocupacao" baseado nas citacoes que te fiz logo acima. Bom, mas isso seria assunto para um outro forum, nao e'??? So acho que a gente deve tomar muito cuidado quanto ao uso das palavras.