Discussão:Dogue alemão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

.

Envelhecimento, comunicação e locomoção[editar código-fonte]

Estrutura interna[editar código-fonte]

Proximidade com o lobo[editar código-fonte]

Retirados por serem itens muito semelhantes entre todas as raças de cães; não há muito sentido em ficar repetindo em cada artigo. No caso dos dogues há apenas algumas características específicas sobre o sistema digestivo e locomotor que pretendo abordar em preve no item "saúde". Não vale a pena criar item de dois parágrafos para tanto. Incluída a ligação para o artigo sobre cães.

Os sentidos[editar código-fonte]

Retirado pelo mesmo motivo do item anterior. Não há nada de especial nos sentidos da raça, ao contrário de beagles, bassets ou bloodhounds.

Reprodução e filhotes[editar código-fonte]

Item um bocado complexo para ser abordado aqui. Realmente prefiro não fazer uma abordagem superficial para não ficar com cara de "guia de como cruzar seu cão". Posteriormente posso trabalhar este item, embora considere inadequado.

O padrão da raça pela FCI[editar código-fonte]

Como o padrão serve basicamente para descrever a aparência e temperamento, dois itens já abordados, não há por que repetir informações. Grupo, seção e data já constam na abertura do artigo. O link para o padrão completo já consta nas referências.

Comportamento e relacionamento com o homem[editar código-fonte]

Alterado para temperamento, por ser o termo mais adequado ao se referir a uma raça de cão. Comportamento é próprio do indivíduo, resultado do temperamento associado a fatores ambientais, etc etc. Artigos em inglês, alemão, e outros em português usam temperamento.

Etimologia e significado[editar código-fonte]

Assunto interessante a ser desmembrado da história, futuramente posso trabalhar nisto, tenho bibliografia interessante sobre o tema. retirado para não bagunçar o artigo.

Os dogues alemães na cultura humana[editar código-fonte]

Alterado para "Na cultura popular", como outros artigos de raças em português (beagle) e inglês.

Pelagem e variedades[editar código-fonte]

Avredito que seja mais uma característica do que parte da anatomia e estrutura. Realoquei e descrevi a pelagem de acordo com o padrão.


Origem e evolução[editar código-fonte]

Eu havia movido esta seção para o final do artigo por três motivos: esteticamente mais agradável; torna a leitura do artigo mais atraente (começando por informações básicas de aparência, e aprofundando aos poucos; e é a ordem que vi na maioria dos artigos de raças em inglês (talvez pelos dois motivos acima...). Como está, está muito feio. O problema poderia ser parcialmente resolvido ampliando a introdução, mas como já fui advertida por postar "informações repetidas"... paciência. Vanessa Elisa (discussão) 03h59min de 5 de janeiro de 2013 (UTC)

Bom, vamos lá: invés de mudar primeiro, poderia ter perguntado aqui ou em minha página de discussão, mas como sempre a pressa é grande e a justificativa de feio é pura opinião.
Enfim, vamos à uma justificativa mais clara, aplicada e largamente aceita na Wikipédia: faz-se desse jeito pois tudo tem história primeiro. As características são importantes? Óbvio, mas a história sempre vem primeiro para qualquer assunto aqui na Wikipédia. De cores à biografias. De números à raças. Até porque as características de hoje são de hoje, não de séculos passados e estes dados são postos na História (neste caso, chamada de origem e evolução). O resto, não conferi, você apagou ou só moveu? A ordem, cara editora, também é importante, pois trata-se de organização. Você não verá por aqui artigos sobre cães ou ginastas ou cantores, todos escritos da forma como o editor acha mais bonita. Vamos colocar ordem na casa, por gentileza, senão vira bagunça. Cumprimentos! - Dehsim? 13h18min de 5 de janeiro de 2013 (UTC)

Removi os avisos de "página em reestruturação" porque claramente ninguém mais está expandindo essa página, e de "inconsistências e dados de confiabilidade duvidosa", já que fiz o possível para fundamentar e colocar fontes de todas as informações dispostas no texto. Se mesmo assim alguém considerar uma informação duvidosa, favor marcá-la no texto de forma clara e objetiva, ou apontá-la nessa parte de discussão, que terei prazer de revisar e fundamentar. Grata. Vanessa Elisa (discussão) 00h17min de 1 de outubro de 2014 (UTC)