Discussão:Dresina

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 23 de julho de 2022 de Njsg

O nome dresina não seria um regionalismo? É possível encontrar muito mais resultados em portugues ao pesquisar por Auto de Linha na internet, que acredito ser o mais conhecido.

Em sites de notícias e sites especializados em material ferroviário, acha-se frequentemente o termo auto de linha para designar os veículos de manutenção da via permanente e de transporte de turmas ferroviárias.

Como define o documento que rege as operações ferroviárias na Valec:

"auto de linha: veículo ferroviário autopropulsor, equipado com cabine para condução de pessoal e, eventualmente, adaptado com sistema de reboque para conduzir carroceria destinada a transporte de materiais."

Outros locais onde pode-se ver o nome:

Dicionário Michaelis

Notícia da CBTU

Matéria na Revista Ferroviária

Notícia no Jornal O Dia

--LucFreitas (discussão) 05h44min de 22 de setembro de 2015 (UTC)Responder

Esta página de discussão é o primeiro local onde encontro a expressão "auto de linha". Penso que "dresina" terá sido frequentemente utilizado no contexto do Acidente ferroviário de Soure, aparentando portanto ser palavra comum na ferrovia Portuguesa para esse tipo de veículo. Se tem muito ou pouco uso no Brasil desconheço. Penso que o ideal era compreender então onde é que cada termo é utilizado e se os vários termos correspondem ou não à mesma coisa (pode dar-se o caso de uma expressão se aplicar também a um subtipo de veículo que outra não inclua, por exemplo). Para o uso em Portugal, para além do referido artigo sobre o acidente de Soure e suas referências, ver também o glossário da IP.
O wiktionary menciona também "trole", com indicação de ser regional, embora não diga a região. njsg (discussão) 19h42min de 23 de julho de 2022 (UTC)Responder