Discussão:Editora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Editoras musicais e indústria cultural musical[editar código-fonte]

Este artigo (e outros sobre indústria cultural musical) parece confundir, em relação à indústria cultural musical o papel de editoras musicais, gravadoras musicais e distribuidoras musicais (talvez porque exista uma grande confusão entre esses temas em nossa sociedade).

  1. Editoras musicais, tanto no Brasil como em Portugal (como no resto do mundo), publicam partituras com harmônia, melodia e letra das músicas antes delas serem gravadas. Fazem isso para registrar aquela obra específica como de autoria daquele compositor. Os direitos de autoria independem do registro, entretanto, o registro se constitui em meio de prova da autoria e, por isso, as grandes gravadoras tem por prática gravar apenas músicas publicadas em editoras musicais, tornando certa a autoria e reduzindo o risco do negócio (de alguém vir a reclamar a autoria de alguma obra). É uma prática comum no mercado.
  2. Gravadoras são empresas que produzem mídias musicais (sejam elas discos de vinil, CD's, mídias eletrônicas, etc), isto é, trabalham desde a seleção de repertório até a mixagem, prensagem ou gravação em mídias físicas de canções. Acredito que o conhecimento sobre gravadoras é menos confuso em nossa sociedade, apesar da confusão geral existente entre gravadoras e selos (principalmente advinda do fato de certas gravadoras terem selos com o nome fantasia da própria empresa, que seria o selo principal e de adquirirem outras gravadoras menores e transformarem seus nomes fantasias em selos. v. g.: Sony Music Entertainment).
  3. Distribuidoras são empresas que distribuem essas mídias para as lojas e os vendedores (aqueles responsáveis por vender o produto ao consumidor final).

A maior confusão acontece porque as grandes gravadoras, em geral, pertencem a grandes conglomerados de mídia que possuem distribuidoras de seu próprio conteúdo e, além disso, possuem suas próprias editoras musicais (uma estratégia para reunir os lucros de todas as fases do processo). Assim, a EMI é um grupo de mídia que é dono da EMI Music, uma gravadora e da EMI Music Publishing, uma editora musical (página: www.emimusicpub.com), além de distribuir seus próprios produtos. Entretanto, acho que os conceitos expostos nos artigos tem que funcionar tanto para as "majors" como para as independentes (que em geral são só gravadoras ou, mais raramente, só editoras musicais). A confusão é tanta que o artigo Editora musical redireciona para Gravadora e não para Editora. Hlges (discussão) 14h26min de 4 de setembro de 2012 (UTC)

Discordo do termo editora musical, precisaria de fontes para isso, editora seria o interwiki de publishing house em inglês e Maison d'édition em francês.Hyju (discussão) 17h57min de 4 de setembro de 2012 (UTC)
Acredito que você não entendeu minha proposta. Não quero renomear esse artigo. Este é um artigo geral que fala de editoras tanto de livros, como de jornais e revistas, como das editoras de canções. O que estou dizendo é que o tratamento no artigo é incorreto, porque fala em "publicação de obras literárias, discográficas e impressos". Uma editora musical publica partituras antes das canções serem gravadas. Talvez seja interessante a leitura de algumas fontes: aqui, aqui, aqui e aqui. Além do que uma simples pesquisa no Google mostra que o termo existe (afinal isso nasceu com as gravações no início do século passado e pode ser aferido no simples olhar de um livro com partituras ou songbooks).
Só acho que a wikipedia deveria refletir a realidade e o artigo geral sobre editoras deveria comportar uma seção sobre editoras musicais e, desenvolvendo-se mais o conteúdo, que haja um link para o artigo principal Editora musical. Mas, desde já, que o redirecionamento neste último artigo deve ser feito para Editora e não para Gravadora, que não publica, mas grava. No fundo, a proposta tem em vista melhorar todo o tratamento à gravadoras e selos, organizando os artigos (o que é trabalhoso, haja vista que várias gravadoras trocaram de nome, foram compradas por outras, fundiram-se, etc ao longo dos anos). Hlges (discussão) 18h58min de 4 de setembro de 2012 (UTC)
P.S.: Na wiki inglesa é o artigo Music publisher. Hlges (discussão) 21h05min de 5 de setembro de 2012 (UTC)
entendi, o termo selo é usado tanto para gravadoras, quanto para editoras, para editoras há o sinônimo linha editorial.Hyju (discussão) 23h27min de 5 de setembro de 2012 (UTC)