Discussão:Eduardo Poirier Toledo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sugiro a criação e o enriquecimento de um artigo sobre Eduardo Poirier Toledo. Eis algumas informações sobre ele que podem ajudar:

Sua vida apresenta vários aspectos extraordinários. Sendo chileno — nascido em Valparaiso em 1860 —, foi cônsul da Nicarágua e do Equador no Chile. Foi Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário de El Salvador no México (1892-1893). Foi também E. E. e M. P. da Guatemala junto ao Governo de Santiago (1904...). Residindo no Chile, foi cumulativamente Representante do Governo da Guatemala junto ao Governo do Brasil. Apresentou credenciais no Rio de Janeiro, em 29/12/1905, bem antes que o nosso Antônio da Fontoura Xavier o fizesse na Guatemala, em 11/1/1909. Poirier representou a Guatemala no Terceiro Congresso Latino-Americano realizado no Rio de Janeiro em agosto de 1905, tendo sido Vice-Presidente dele e orador no primeiro e no último dia. Deixou o cargo de E. E. e M. P. da Guatemala junto ao Governo do Brasil em 2/3/1928 após nova Lei do Governo da Guatemala, de 1928, que passou a exigir que seus representantes diplomáticos fossem guatemaltecos.

Publicou muitos trabalhos e traduziu para “El Mercurio” várias obras, inclusive novelas, de autores famosos. Em 24/11/1918, em Santiago do Chile, pronunciou perante o Corpo Diplomático conferência intitulada “Fim da Guerra Mundial”. Foi muito amigo do escritor nicaraguense Rubén Darío e autor com ele da novela Emelina, de 1887. Era também comerciante.