Discussão:Efebofilia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Retirada da fonte de Delton Croce[editar código-fonte]

Estou retirando da definição do artigo a única fonte ali mencionada, “Manual de Medicina Legal”, de Delton Croce. Eu comprei este livro num sebo (Editora Saraiva, 1995, Delton Croce & Delton Croce Junior, ISBN 85-02-01492-7).

Os cinco motivos para retirar esta fonte são os seguintes:

  • Homofobia e perda de credibilidade - O autor faz no capítulo 16 (Psicopatologia Forense, págs. 576-606) uma análise dos desvios, aberrações e perversões sexuais, entre as quais inclui (item 16.2.2.9) o homossexualismo, o qual chamou de “perversão sexual” e “aberração da psicossexualidade” (págs.600-606). Com isso, este autor perdeu qualquer credibilidade para ser citado como fonte fiável (ver Wikipédia:Fontes de fiabilidade duvidosa).

Ocorre que a homossexualidade é hoje amplamente aceita pela comunidade científica, só sendo vista como desvio por certos grupos religiosos, como muçulmanos ou setores da Igreja evangélica. Desde a década de 1970 que a homossexualidade não é considerada um desvio sexual pela Classificação Internacional de Doenças (CID) das Nações Unidas. O livro é de 1995, mas francamente parece de 1960.

  • Informação incorreta - Não há qualquer menção à efebofilia neste livro. A única menção ocorre com o nome de hebefilia, na página 592, em apenas nove linhas. Ali, a hebefilia é chamada de “desvio sexual”.

Ocorre que a fonte mundial de referência sobre desvios sexuais é a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), das Nações Unidas, que reúne o consenso da comunidade científica mundial, envolvendo em sua confecção milhares de especialistas de diversos países e décadas de debate. Porém não existe uma doença mental chamada de "efebofilia" ou de "hebefilia", logo a informação do livro está simplesmente incorreta.

  • Falta de indicação de fontes - Nestas nove linhas sobre hebefilia que escreveu, o autor não incluiu uma única nota de rodapé ou nota de fim de texto fazendo qualquer referência a alguma bibliografia que suporte suas afirmações, tais como estudos científicos na área da Psiquiatria ou Sexologia.

O autor foi extremamente preconceituoso em seu texto. Sempre sem citar suas fontes bibliográficas, disse que (pág. 592): “os hebefélicos são indivíduos com características de violadores, com distúrbios de juízo, amiúde incluídos nos padrões psiquiátricos 'esquizo-adaptativos'”. Pegou pesado e sem mostrar as fontes.

  • Confusão entre prática e desejo sexual - A hebefilia é apresentada no livro como uma prática sexual, enquanto todas as demais fontes que encontramos sobre o assunto se referem à efebofilia como uma preferência ou atração sexual. Já as práticas sexuais com adolescentes são reguladas pela legislação referente à idade de consentimento, que varia bastante de país para país. -- MarcinhaRJ (discussão) 21h51min de 11 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Reformulação do artigo[editar código-fonte]

Tendo em vista as graves distorções encontradas na fonte acima mencionada, estou reformulando o artigo e incluindo nele uma maior fartura de fontes, algumas delas de áreas especializadas como Psiquiatria ou Sexologia, outras oficiais como a ONU. -- MarcinhaRJ (discussão) 21h51min de 11 de julho de 2009 (UTC)[responder]