Discussão:Eleições legislativas portuguesas de 1919

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os números estão errados. Basta fazer as contas. Os democráticos do PRP tiveram 86 e não 96 votos. Quanto ao número de senadores a soma dos votos indicados ultrapassa largamente os 74. Será um trabalhinho da Fundação Mário Soares? comentário não assinado de Oengenheiro (discussão • contrib) 2012-10-17T12:24:06 (UTC)

Hm, a dita Fundação é dada como fonte em vários artigos sobre eleições da 1.ª Rep. (mas sempre como depositária de facsímiles de jornais da época, coisa difícil de ser alvo de trabalhinhos), mas neste artigo a fonte (mal) indicada é uma antiga página web do ISCCP — casa onde consta que o Mário Soares tem poucos amigos… Nessa página, caracteristicamente malamanhada, os dados patentes correspondem aos transpostos no artigo, exceto onde não: 45 senadores do PD, e não 36, e 13 senadores independentes, não 7.
Somando as parcelas, como estão no artigo, o total de senadores confere, mas o de deputados tem 10 em excesso, sendo possivelmente então erro da fonte, parcialmente corrigido mas não referenciado — há que esbulhar o histórico do artigo e tentar melhorá-lo. Mas é fútil apelar a conspirações improváveis e aventar rancores supracentenários.
-- Tuválkin 13h22min de 10 de março de 2023 (UTC)[responder]