Discussão:Energia eletrostática

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Comentários[editar código-fonte]

Caro Leo,

Meus comentários:

1) Faltam exemplos com cálculos explícitos da energia.

2) Não aparece a fórmula da energia a partir da integral em todo o espaço da densidade de energia eletrostática, i.e., eps_0 E^2.

3) Você só tratou do caso de campos eletrostáticos no vácuo. É preciso discutir o caso da energia na presença de dielétricos.

4) Uma aplicação interessante é o cálculo da energia armazenada em capacitores.

5) Outra aplicação interessante é da estimativa clássica da energia eletrostática de uma rede cristalina. Eu discuti isso em sala de aula. Leia a seção 1.6 dessa referência:

Berkeley Physics Course, Vol. II Electricity and Magnetism: Edward M. Purcell - Mcgraw-Hill College

que deve ajudá-lo nessa parte.

6) Não há qualquer referência sendo citada no texto, melhore essa parte, por favor.

Abraço, --Emsantos (discussão) 01h55min de 21 de maio de 2012 (UTC)[responder]

Comentários[editar código-fonte]

Oi, Léo. Vou fazer uns pequenos comentários sobre o artigo:

  • Coloque dois pontos antes do modo matemático para as equações não ficarem completamente alinhadas a esquerda (ou seja, :<math>);
  • Diminua o espaçamento entre o texto e as equações. Você pula sempre duas linhas e o artigo fica estranho;
  • No parágrafo introdutório é preferível escrever o título do artigo em negrito na primeira linha, como você pode ver no livro de estilo. Assim, você precisa deslocar aquela primeira frase e reformular esse parágrafo;
  • Não esqueça as referências! Elas são fundamentais.

Não tive tempo de ler completamente o artigo, mas vou tentar fazer isso essa semana. Abraços, Olcyr (discussão) 22h30min de 16 de junho de 2012 (UTC).[responder]


Resposta aos comentários[editar código-fonte]

Olá, Olcyr. Já fiz as mudanças que recomendou. E deste modo, ficou melhor? Obrigado pela ajuda.


Comentários versão 2[editar código-fonte]

Caro Leonardo,

1) Ao invés de "energia fornecida por uma" eu diria "energia armazenada numa"

2) "...também conhecida como a energia potencial de um sistema DE CARGAS ELÉTRICAS."

3) Use negrito para representar campos vetoriais. Em grande parte das suas fórmulas e no texto só estão aparecendo quantidades escalares.

4) Tem um sinal faltando na expressão de W da seção "Trabalho para mover uma carga". Com ele você não precisa inverter o sinal de \Delta U como fez na fórmula seguinte. Conserte isso.

5) No final da seção "Energia de uma distribuição discreta de cargas", você diz:

"...esse será também o valor da energia potencial elétrica que, como dito anteriormente, está armazenada nas cargas em forma de energia de interação."

É bom ser cuidadoso aqui, porque ao dizer que a energia está armazenada nas cargas pode dar a entender que você está falando da energia de auto-interação, que é infinita para um carga pontual. A interpretação que se faz em geral é dizer que a energia de uma dada carga ao ser colocada num ponto do espaço está armazenada no campo elétrico naquele ponto gerado por todas as demais cargas. A propósito, sinto que faltou uma discussão sobre energia de auto-interação no artigo. Eu discuti isso em sala de aula. Se quiser podemos conversar sobre isso.

6) Sua citação acerca da descoberta do capacitor não está acompanhada de uma referência. Coloque a referência correspondente.

7) A 2a fórmula da seção "Energia em capacitores" é o trabalho infinitesimal para depositar uma carga dq nas placas do capacitor e não o trabalho para depositar a carga total Q.

8) validez ---> validade

9) O símbolo de produto escalar utilizado nas fórmulas está muito baixo, consulte outros artigos para saber como colocá-lo corretamente.

10) Revise o português, a crase, por exemplo, está sendo usada de maneira incorreta em vários lugares. Há outros pequenos erros de português ao longo do texto que podem ser identificados numa leitura mais cuidadosa.

Emsantos (discussão) 17h32min de 2 de julho de 2012 (UTC)[responder]

Oi, Léo. Desculpe-me pela demora, essa semana foi meio apertada. O artigo está bem melhor! Siga as instruções do professor Edivaldo e também coloque mais referências internas, como por exemplo Henry Cavendish. Sobre a observação 9 do Edivaldo, é melhor usar \cdot para produtos escalares. Uma última observação importante: sempre que fizer um comentário em uma página de discussão, assine com ~~~~. Abraços, Olcyr (discussão) 21h55min de 2 de julho de 2012 (UTC).[responder]