Wikipédia:Embaixadores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Embaixadores De campus Online Inscreva-se
EmbaixadorWikipedia.svg

O Projeto Wikipédia na Universidade, parte do Programa Wikipédia no Ensino, é um esforço para auxiliar novos utilizadores a se tornarem potenciais colaboradores, particularmente professores que queiram incorporar a Wikipédia em sala de aula e seus alunos que terão de desempenhar determinadas tarefas práticas. O projeto possui dois grupos que trabalharão juntos dando suporte aos alunos e professores: embaixadores de campus e embaixadores online.

Embaixadores de campus atuam como representantes da comunidade da Wikipédia em faculdades e em campi universitários. Seu papel principal é ensinar aos professores e estudantes noções básicas da Wikipédia e servir como elo com a comunidade. O programa iniciou e, efetivamente, está acontecendo nos Estados Unidos, mas começa a ser delineado em outros países como Alemanha, Israel, Índia, Macedônia, Egito e Brasil. Se você está interessado em participar como embaixador ou se é professor interessado em utilizar a Wikipédia em sala de aula, por favor, veja aqui como participar.

Embaixadores online atuam como tutores e auxiliam professores e estudantes que estão utilizando a Wikipédia em sala de aula. Sua função é ajudar novos utilizadores a compreenderem a cultura própria da Wikipédia e orientá-los nas primeiras cem edições. Se você é um wikipedista veterano com bastante interesse em ajudar novatos, por favor, veja aqui como participar.

Princípios dos embaixadores da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

1. Sempre seja amistoso

Como embaixador da Wikipédia, você é o primeiro ponto de contato dos novos usuários com a Wikipédia. A maneira como você os trata vai formar a opinião deles sobre a Wikipédia. Mostre respeito e simpatia para com as pessoas que você está ajudando. Assuma a boa fé nos seus atos e considere que os outros também estão agindo assim. Esteja presente no aprendizado dos novos usuários e esteja sempre disposto ao contato. Encoraje-os com críticas assertivas, positivas e construtivas. Facilite a comunicação aberta e honesta com a finalidade de atingir bons resultados. Seja paciente com as pessoas que têm menor habilidade com o computador.

2. Demonstre paixão pela Wikipédia

Influencie os utilizadores novos com entusiasmo, promova a nossa visão - "Imagine um mundo onde todos tenham livre acesso à soma de todo conhecimento humano". E demonstre familiaridade com as políticas e normas da comunidade, especialmente com os cinco pilares. Submeta-se às decisões da comunidade e incentive os novatos a fazerem o mesmo.

3. Atue como defensor dos novos utilizadores

Esteja consciente de que novos utilizadores frequentemente precisam de ajuda; eles não estão familiarizados com o ambiente e não têm conhecimento dos processos e normas da comunidade. Encontre maneiras de defendê-los na interação com usuários experientes e outros intervenientes. Dê-lhes espaço para crescer e se inserir no projeto.

4. Comunique-se com clareza

Esteja presente em todas as conversas. Traduza os conceitos mais complexos de maneira que seus ouvintes compreendam com facilidade. Reserve tempo para ouvir atentamente o que é dito aleatoriamente. Mostre-se humano. Use com cuidado os jargões e siglas, sempre explicando seu significado.

5. Ouça e compartilhe abertamente

O Programa de Embaixadores pertence, em última análise, a vocês, os Embaixadores, que são os líderes e a força motriz por trás do programa. Assuma responsabilidade, compartilhe sobre o que funciona e o que não funciona, seja criativo, seja audaz e provocativo ao compartilhar idéias com seu grupo! Ao mesmo tempo, quando estiver em dupla, dê a seu colega Embaixador chance para fazer o mesmo; ouça com sinceridade e permaneça aberto à diversidade de opiniões.

6. Divirta-se!

Seu maior proveito é aprender se divertindo com a Wikipédia! Aproveite e crie oportunidades para demonstrar seu contentamento. E se alguma coisa que você está fazendo não te dá prazer, compartilhe abertamente. Alguém estará disposto a te ajudar. Permita-se sair do quadrado. Reflita sobre o que está dando certo, mude aquilo que não está bom e experimente novas maneiras de agir.

E fique atento para o seu próprio desempenho no transcorrer do programa. Escolha tarefas que se adequem às suas habilidades, ou habilidades que você está buscando desenvolver. Nós todos estamos aprendendo juntos.

Papéis do Embaixador[editar | editar código-fonte]

Esta é uma lista informal de alguns dos papéis e responsabilidades específicos que os embaixadores da Wikipédia estão assumindo. É um trabalho em andamento.
  • Embaixador de campus em uma faculdade ou curso universitário: o papel principal do embaixador de campus tem sido dar suporte a cursos que utilizam a Wikipédia, discutindo com professores o plano de aulas e as tarefas práticas passadas aos alunos, fazendo apresentações sobre a Wikipédia, explicando questões básicas, conduzindo oficinas em que estudantes tiram dúvidas e praticam - e articulando-se com os Embaixadores Online, que acompanham os estudantes e novos editores pela Internet. Veja aqui as disciplinas participando projeto no momento.
  • Organizador de clubes da Wikipédia: alguns embaixadores organizaram ou estão organizando "clubes" no campus. Veja lista de clubes ativos ou em formação (em inglês). Embora ser embaixador não significa necessariamente ter que desenvolver essa atividade.
  • Tutor de estudantes: o principal papel do embaixador online é atuar como tutor dos estudantes, com atenção individualizada, acompanhando o programa nos cursos assistidos presencialmente pelo embaixador de campus. Os estudantes podem solicitar ajuda ao tutor de sua preferência ou o próprio tutor pode se apresentar ou ser apresentado pelo embaixador de campus ou mesmo pelo embaixador online.
  • Orientador de embaixadores de campus: são embaixadores que conduzem treinamento de novos embaixadores, tanto wikipedistas experientes quanto novatos.

Critérios para participação[editar | editar código-fonte]

Embaixador online

É necessário responder as perguntas do fomulário desta página para sua proposta ser avaliada por uma comissão de embaixadores online experientes. Será necessário obter o apoio de dois membros da comissão.

Requisitos obrigatórios:

  1. domínio das políticas e recomendações básicas de edição do projecto;
  2. histórico de realização de melhorias em artigos colocando fontes fiáveis, fazendo correcções ortográficas, agilidade para comunicar-se usando o wiki, wikificação correcta e de acordo com o livro de estilo;
  3. histórico de utilização de fontes fiáveis e de qualidade, preferencialmente obras de referência e artigos científicos, e formatadas correctamente
  4. contribuir com regularidade e ser célere no tempo de resposta

Preferenciais:

  1. autorrevisor
  2. domínio de predefinições e códigos wiki avançado
  3. histórico de realização de artigos completos, de qualidade, com correcção ortográfica, wikificação correcta e de acordo com o livro de estilo;
  4. histórico de edição de temas nas áreas de estudo dos cursos e/ou temas que façam parte do ensino superior
Embaixador de campus

Requisitos obrigatórios:

  1. Se não é wikipedista experiente, ter passado com sucesso o treinamento junto a Wikimedia Foundation e outros embaixadores
  2. Ter disponibilidade de atuar em universidades próximas de você
  3. Conhecimento básico do funcionamento da wikipédia, adquirido pela participação com sucesso num programa de tutoria ou, em alternativa, pela experiência demonstrada de edição.

Preferenciais:

  1. ser um wikipedista experiente, reunindo os mesmos critérios obrigatórios dos embaixadores online;
  2. Frequência académica, de modo a ter uma perspectiva ampla sobre o meio académico e ser capaz de estabelecer a ponte entre alunos, professores e wikipedistas.