Ir para o conteúdo

Wikipédia:A Wikipédia na academia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sobre a Wikipédia
Políticas
Portal comunitário
Decisões da comunidade
Manutenção de conteúdo
Guias de ajuda
FAQ e Glossário

A Wikipédia na academia reúne apresentações, artigos científicos e outros materiais acadêmicos sobre a Wikipédia, em especial a lusófona. Muitas pessoas, interessadas com a popularidade que a Wikipédia possui, desenvolvem pesquisas acadêmicas sobre ela e demais projetos mantidos pela Fundação Wikimedia, movimentos de cultura livre e wikis em geral. Há muito material disponível na própria Internet sobre tal temática. A seguir, algumas ligações que podem conter material precioso tanto para aqueles que estão estudando a Wikipédia, quanto para curiosos em geral.


Interação entre pesquisadores

Para uma lista de discussão de pesquisas sobre os projetos da Wikimedia e o universo das wikis em geral, acesse wiki-research-l (arquivo público de mensagens).

Para um congresso anual organizado pela própria Wikimedia com palestras, painéis e grupos de trabalho diversos versando sobre a Wikimedia, seus projetos em específico e sobre cultura livre em geral, acesse o verbete Wikimania ou, diretamente, a wiki coordenadora do evento.

Publicações acadêmicas

Desde maio de 2011, o Wikimedia Foundation Research Committee (RCom) mantém o Research Index e a Research Newsletter, focados em anunciar as pesquisas em desenvolvimento ou recem-publicadas sobre a Wikimedia e Wikipedia. Os materiais por eles coletados tem se concentrado aos publicados originalmente em inglês.

Também existem iniciativas externas à Wikimedia Foundation que coletam publicações acadêmicas:

  • WikiLit, wiki semântica que coleta materiais acadêmicos específicos sobre as Wikipedias, publicados antes de junho de 2011. Interface e dados em inglês, mas com materiais referentes a diversas Wikipédias. Indexação e análise seletiva de publicações.

Publicações lusófonas

Esta é uma listagem não exaustiva de pesquisas que abordam a Wikipédia lusófona. Para outros materiais, inclusive de temáticas mais abrangentes, consulte a seção anterior.

AutoresTítuloPublicaçãoAnoHiperligaçãoNotasPalavras-chave
1 PRIMO, Alex Fernando Teixeira, RECUERO, Raquel da Cunha"Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia"Revista FAMECOS, 2003; 10 (22)2003documentoTrabalho apresentado no VII Seminário Internacional da Comunicaçãoescrita coletiva; hipertexto cooperativo; blogs; wikipédia.
2 SILVA, Daniel Martins de Lima"O Conhecimento Socializado: Wikipédia e Enciclopédia de Diderot"Apresentado no Intercom Junior, evento componente do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, 05-09/09/20052005documentoWikipédia; Rede; Inteligência Coletiva; Enciclopédia; Iluminismo.
3 PONTES, Adéle Malta, SOUZA, Clarisse Sieckenius de, BARBOSA, Simone Diniz Junqueira"Organização conversacional: inspeção das representações na WikiPedia"CLIHC '05: Proceedings of the 2005 Latin American conference on Human-computer interaction. Association for Computing Machinery, 2005, pp. 235–2452005documentoEngenharia Semiótica; sistema de significação; organização; conversacional; WikiPedia.
4 MARTINS, Beatriz CintraWikipédia – a enciclopédia colaborativa como ferramenta de estímulo à pesquisaRevista Espaço – Informativo Técnico Científico do INES, 2006; (25/26)2006documentoenciclopédia; edição colaborativa; cooperação, redes de comunicação
5 LIMA, Vanessa Wendhausen"Canais de interação na Wikipedia"Publicado na Biblioteca online de Ciências da Comunicação2006documento
6 ROCHA, Eliane Cristina de Freitas, CARVALHO, Adriane Maria Arantes de, FREITAS, Wladimir Mendes de"Cultura Hacker e a Colaboração na Wikipédia"Apresentado no VII Encontro do Núcleo de Pesquisa Tecnologia da Informação e da ComunicaçãoXXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Santos, 29/08-02/09/20072007documentoWikipédia; hipertexto; colaboração; escrita coletiva; interatividade.
7 ROSADO, Luiz Alexandre da Silva"Autoria coletiva na Educação: análise da ferramenta wiki para cooperação e colaboração no ambiente virtual de aprendizagem Moodle".Artigo apresentado no V E-TIC - 5º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Rio de Janeiro - RJ, 20072007documentoArtigo publicado também em CD-ROM ISBN 85-60923-01-4Ambiente virtual de aprendizagem; Autoria coletiva; wiki.
8 ROSADO, Luiz Alexandre da Silva"Autoria textual coletiva fora do âmbito acadêmico: delineando o perfil dos wikipedistas".Artigo apresentado no 1º Colóquio de Educação e Mídia, Rio de Janeiro - RJ2007documentoArtigo publicado também em CD-ROM ISBN 978-85-60153-02-2Autoria textual coletiva; Comunidades virtuais; Inteligência coletiva; Perfil dos wikipedistas.
9 LIMA, Vanessa WendhausenAnálise do verbete da Wikipédia sob a ótica da teoria de gênero como ação social.Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) Universidade do Sul de Santa Catarina2007documento

Verbete da Wikipédia. Gênero. Ação social. Texto.

10 JOHNSON, Telma S. P."De quem é a língua? Interações comunicacionais e conflitos lingüísticos na Wikipédia Lusófona"Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação2007documentoInteração; interculturalidade; Comunicação Mediada por Computador (CMC).
11 ROSADO, Luiz Alexandre da SilvaAutoria textual coletiva fora do âmbito acadêmico e institucional: análise da comunidade virtual Wikipédia e suas contribuições para a educação.Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro2008documentoDivulgação da pesquisa, divulgação dos resultadosAutoria textual coletiva; Aprendizagem cooperativa; Softwares de co-autoria; Sistemas wiki.
12 ROSADO, Luiz Alexandre da Silva"A Wikipédia e suas contribuições para a aprendizagem cooperativa através da autoria textual coletiva".Artigo apresentado no XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre - RS2008documentoArtigo publicado também em CD-ROM ISBN 978-85-7430-734-3Aprendizagem cooperativa; Autoria coletiva; Editores coletivos de texto.
13 VIEIRA, Marli Fátima Vick "A wikipédia é confiável? [manuscrito] : Credibilidade, utilização de uma enciclopédia online no ambiente escolar"Dissertação (Mestrado em Educação) - Univale - Santa Catarina2008documentoenciclopédia, Web, Internet e Educação, Wiki.
14 ROSADO, Luiz Alexandre da Silva"O outro lado da moeda na autoria textual coletiva: o perfil dos construtores da Wikipédia"Revista Novas Tecnologias na Educação, 2008; 6 (1)2008documentoArtigo submetido ao XI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre - RSAutoria textual coletiva; Comunidades virtuais; Perfil dos wikipedistas.
15 SANTOS, Renato P. dos"Wikificando a História da Física : A Web 2.0 na construção colaborativa de conhecimento no Ensino"Revista Novas Tecnologias na Educação, 2008; 6 (1)2008documentoTrabalho apresentado no XI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre - RSWeb 2.0, Wikipédia, Wikilivros, construção colaborativa, texto coletivo.
16 ROVERI, PietroAs organizações no ciberespaço: o caso da manutenção e da estruturação de uma comunidade virtual não-monetária.Mestrado – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.2008WikisourceDivulgação da pesquisaOrganizações, Ciberespaço, Comunidade virtual
17 SCOTTA, LarissaDa enciclopédia enquanto um círculo que se fecha à Wikipédia enquanto uma rede que se abre: um gesto interpretativoDissertação (Mestrado em Letras) Universidade Federal de Santa Maria2008documentoenciclopédia, Wikipedia, "saber total", discurso, círculo
18 LOPES, Marcelo BenevidesCultura e colaboração: a construção do Nordeste do Brasil na WikipédiaDissertação (Mestrado em Comunicação) Universidade Federal de Pernambuco2008documentocomunicação, cibercultura, wikipédia, identidade cultural
19 CAMPOS, Aline de.Conflitos na colaboração: um estudo das tensões em processos de escrita coletiva na web 2.0Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009documentoConflitos; Escrita coletiva; Colaboração; Wikipédia.
20 DEMO, Pedro "Conhecimento rebelde e enquadrado: novas epistemologias virtuais à luz da história da wikipedia"Site de Pedro Demo (formato de artigo acadêmico)2009documentoConhecimento; epistemologia; ciência; poder.
21 SERRANO, Paulo Henrique."Participações em uma comunidade de prática; o sustentáculo da Wikipédia"Anais do III Encontro Nacional sobre Hipertexto. Belo Horizonte, 20092009documentoComunidade de prática, hipertexto colaborativo.
22 ROVERI, Pietro; COSTA, André L."A organização no ciberespaço: o caso da Wikipédia lusófona".Artigo apresentado no III Simpósio ABCiber2009DocumentoAssociação Brasileira de Pesquisadores em CiberculturaOrganizações, Ciberespaço, Wikipédia
23 JOHNSON, Telma S. P.Nos bastidores da wikipédia lusófona: percalços e conquistas de um projeto de escrita coletiva onlineDoutorado - Universidade Federal de Minas Gerais2009documentoEnciclopédias eletrônicas, World Wide Web (Sistema de recuperação da informação), Interação social,

Comunicação de massa

24 JOHNSON, Telma S. P.Redes colaborativas na Internet: interações, conflitos e organização social na Wikipédia LusófonaDoutorado – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)2010documento (parcial)wikipédia, cibercultura, comunidade virtual
25 ROVERI, Pietro; COSTA, André L."Organizações da sociedade civil no ciberespaço: o modelo da Wikipédia Lusófona".Revista Gestão & Regionalidade, 2010; 26 (78)2010DocumentoWikipédia, Ciberespaço, Sociedade Civil
26 SERRANO, Paulo Henrique.As relações de poder entre editores da WikipédiaArtigo publicado no IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul – CELSUL, 20102010documentoSemiótica francesa; Wikipédia; conflito; discussões.
27 D'ANDRÉA, Carlos Frederico B.Processos editoriais auto-organizados na Wikipédia em português: a edição colaborativa de 'Biografias de Pessoas Vivas'Tese de Doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguisticos (PosLin) da UFMG2011documentoWikipédia; edição; reescrita; colaboração; auto-organização; complexidade
28 SERRANO, Paulo Henrique.Coerência entre princípios e práticas na Wikipédia lusófona: Uma análise semióticaDissertação de Mestrado - Universidade Federal de Minas Gerais2011documentoComunidades de Prática; Semiótica; Valoração; Tensividade.
29 LIMA, Leonardo Santos deCulturas e posições sociais : a dinâmica de participação/colaboração na Wikipédia lusófonaMonografia (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011documentoParticipação, tecnologias de informação e comunicação (TICs), Wikipédia
30 D'ANDRÉA, CarlosProcessos editoriais auto-organizados na Wikipédia em português: a edição colaborativa de Biografias de Pessoas VivasDoutorado – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (UFMG)2011documentowikipédia, participação, construção colaborativa
31 ROCHA, Patrícia"Por Trás dos Verbetes: um breve olhar sobre as interações e os processos colaborativos no portal da Wikipédia Lusófona".Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação, 2011/2012; 5 (2)2011/2012documento
32 BORTOLAZZO, Sandro e MARCON, CarlaWikipédia? Atire a primeira pedra quem nunca usouIX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 20122012documentoWikipédia, cibercultura, pedagogia cultural
33 FREITAS, CláudiaA lusofonia na Wikipédia em 150 tópicosLinguamática, 4(1), 9-18.2012documentoPágico, Wikipédia.
34 MARTINS, Beatriz CintraAutoria em rede: um estudo dos processos autorais interativos de escrita nas redes de comunicaçãoTese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação - USP2012documentoWikipédia, enciclopédia colaborativa, autoria interativa, escrita digital, cooperação, redes de comunicação
35 MARQUES, Juliana Bastos"Trabalhando com a história romana na Wikipédia: uma experiência em conhecimento colaborativo na universidade"Revista História Hoje, 2013; 2 (3): 329-3462013documentoWikipédia; educação e internet; conhecimento colaborativo
36 BRAGA CAMPOS, Igor deWikipédia e Jornalismo: Ler O Noticiário em uma Enciclopédia?Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) - UFMG2013documentofoco principal na EN Wikiwikipédia, jornalismo, construção colaborativa
37 MARQUES, Juliana Bastos; LOUVEM, Otavio Saraiva"A Wikipédia como diálogo entre universidade e sociedade: uma experiência em extensão universitária"Anais do XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013)2013documentoWikipédia; extensão universitária
38 MARTINS, Beatriz CintraAutoria colaborativa e validação textual: o caso WikipédiaContemporanea – Revista de Comunicação e Cultura, v. 11 n. 1 p. 95-1112013documentoWikipédia, validação textual, autoria colaborativa
39 COSTA, Bernardo Esteves Gonçalves da.As controvérsias da ciência na Wikipédia em português: o caso do aquecimento global.Tese de Doutorado, UFRJ2014documentoWikipédia; Controvérsias da Ciência; Aquecimento global; Mudança do clima; Teoria Ator-rede
40 LIMA, Leonardo Santos deAs dinâmicas do conhecimento científico e tecnológico na era da Web 2.0 : um estudo sobre a Wikipédia lusófona.Mestrado — UFRGS2014documentoInovação social, Inovação tecnológica, Internet, Participação, Sociologia da tecnologia, Tecnologia e sociedade, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Web 2.0, Wikipédia (Site)
41 PESTANA, FilomenaA Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior onlineDissertação (Mestrado em Pedagogia do eLearning) Universidade Aberta (Portugal)2014documentoPublicado no Repositório Aberto da UAbWikipédia, Recurso Educacional Aberto, Web 2.0, Ensino Superior Online, Conceções e Práticas.
42 PESTANA, Filomena e CARDOSO, Teresa"Conceções de Professores acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online"Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014, pp. 1154-11602014documentoISBN 978-989-8753-08-3Wikipédia, Ensino Superior Online, Professores, Conceções.
43 NUNES, José Horta"A cidade enquanto objeto do discurso enciclopédico"Revista Rua, 2015 (20): 65–852015documentoCidade. Metrópole. Objeto discursivo. Enciclopédia. Divulgação científica
44 PESTANA, Filomena e CARDOSO, Teresa"Conceções de Estudantes acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior online"Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2015, pp. 654-6682015documentoISBN 978-989-97374-3-3Wikipédia; Ensino Superior Online; Estudantes; Conceções; REA
45 PESTANA, FilomenaA Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: Práticas Formativas e Pedagógicas no Ensino Básico PortuguêsDissertação de Mestrado (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta (Portugal)2015documentoPublicado no Repositório Aberto da UAbSupervisão Pedagógica, Formação de Professores, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, Wikipédia, Programa Wikipédia na Educação.
46 MACHUY, Camilla Cavalcante de SouzaWikipédia midiática: cotidianidades, compilação de saberes e lutas de poder nos bastidores da Enciclopédia LivreDissertação de Mestrado em Mídia e Cotidiano, Universidade Federal Fluminense2016documentoWikipedia; Mídia; Disputa editorial; Cotidianidade; Divulgação do conhecimento.
47 PESTANA, Filomena e CARDOSO, Teresa"Utilização da Wikipédia por Professores: um estudo exploratório no ensino superior online"Atas do IV Congresso Internacional das TIC. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016, pp. 514-5262016documentoISSN/ DOI / HANDLE / URL: 978-989-8753-37-3).Recursos educacionais abertos, wikipédia, ensino superior online, professores.
48 PESTANA, Filomena e CARDOSO, Teresa"A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que possibilidades de integração no Ensino Superior Online?"Atas do XIII Congresso SPCE Fonteiras, diálogos e transições na Educação. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Escola Superior de Educação de Viseu – Viseu, 06-08/10/2016, pp. 1630-16392016documentoISBN 978-898-96261-6-4Wikipédia, Recurso Educacional Aberto, Estratégia Pedagógica, Programa Wikipédia na Universidade, Ensino Superior Online, Portugal.
49 MORAES, Renato; PESCHANSKI, João Alexandre; DIELLO, Mariana; CARRERA, Marília"A wiki-pedagogia no Jornalismo: o caso do Projeto Wikipédia da Faculdade Cásper Líbero"Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, 2016; 6 (18): 75-100 ISSN 1981-45422016documentoprojeto FAPESP 2013/07699-0 com apoio do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero - Coordenador: João A. Peschanskiwiki-pedagogia, novas tecnologias, Ditadura militar brasileira, projeto universitário.
50 PESTANA, Filomena e CARDOSO, Teresa"Integração Curricular da Wikipédia no Ensino Básico: Uma Proposta de Formação de Professores"Revista Educação, Formação & Tecnologias, 2017; 10 (1): 20-352017documentoISSN 1646-933X2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico Português, Formação de Professores, Programa Wikipédia na Educação, Recursos Educacionais Abertos, Wikipédia
51 PESTANA, Filomena e CARDOSO, Teresa"Utilização da Wikipédia por estudantes: um estudo exploratório no Ensino Superior Online"In: Mª J. Gomes, A. Osório & A. L. Valente (Orgs.). Atas da X Conferência Internacional de TIC na Educação "Challenges 2017: Aprender nas nuvens, Learning in the clouds". Universidade do Minho, Centro de Competência TIC do Instituto de Educação, 2017, pp. 815-8312017documentoISBN: 978-989-97374-5-7Recursos Educacionais Abertos; Wikipédia; Ensino Superior Online; Estudantes
52 CARDOSO, Teresa e PESTANA, Filomena"A Wikipédia como recurso educacional aberto: contributos para a compreensão do programa Wikipédia na universidade, um fenómeno digital glocal"In: A. Osório & M. J. Sarmento (Eds.). Investigar em Educação "Mundo Digital e Educação" — Revista da SPCE, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2017; II (6): 157-173)2017documentoSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (ISSN: 2183-1793). Educação Aberta; REA, Recursos Educacionais Abertos; Wikipédia
53 GONZAGA, Moema Ungarelli"A revisão de textos na Wikipédia lusófona"Cadernos CESPUC de pesquisa. Série Ensaios2017documentoWikipédia, produção colaborativa, inteligência coletiva, revisão gramatical.
54 SILVA, Márcio José da"A identidade visual da Wikipédia lusófona: uma análise a partir da semiótica Peirceana".ARTEFACTUM - Revista de Estudos em Linguagens e Tecnologia, 2017; 14 (1)2017documento
55 KERN, Vinícius Medina"A Wikipédia como fonte de informação de referência: avaliação e perspectivas".Perspectivas em Ciência da Informação, 2018; 23 (1)2018documentodoi:http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/3224Wikipédia; Enciclopédias; Obras de referência; Curadoria digital; Revisão pelos pares
56 PESTANA, Filomena e CARDOSO, TeresaUtilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?Revista Diálogo Educacional, 2018; 18 (56)2018documentodoi:http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS05Wikipédia; Recurso Educacional Aberto; Ensino Superior Online; Professores; Estudantes.
57 CARDOSO, Teresa e PESTANA, Filomena"A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: que perceções no Ensino Superior?"In: P. Rosado (Coord.). Livro de Atas do CNaPPES.17 — Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 13-14/07/2017. Instituto Politécnico de Setúbal, 2018, pp. 213-2182018documentoISBN 978-989-99598-9-7Wikipédia; Ensino Superior Online; Professores; Estudantes.
58 PESTANA, FilomenaA Wikipédia como recurso educacional aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na UniversidadeTese (Doutoramento) em Educação EDEL na Universidade Aberta (Portugal)2018documentoPublicado no Repositório Aberto da UAb (Portugal)Wikipédia, Wikipédia na Universidade (programa), Universidade Aberta, Ensino superior, Recursos educacionais abertos, Estratégia pedagógica.
59 PESTANA, Filomena e CARDOSO, Teresa"A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: o 1.º Programa Wikipédia na Universidade em Portugal"Poster apresentado no Encontro com a Ciência e a Tecnologia em Portugal2018documentoPublicado no Repositório Aberto da UAb (Portugal)Wikipédia, Wikipédia na Universidade (programa), Universidade Aberta, Ensino superior, Recursos educacionais abertos, Estratégia pedagógica.
60 CARDOSO, Teresa e PESTANA, FilomenaWikipédia, um Recurso Educacional Aberto?Revista de Educação a Distância - Em Rede, 2018; 5 (2): 300-3182018documento-Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Práticas Educacionais Abertas, Wikipédia.
61 PESTANA, Filomena e CARDOSO, Teresa"Wikipédia no Ensino Superior Online; que perceções?"Revista de Educação a Distância e eLearning - RE@D, 2018; 1 (1): 72-902018documentoWikipédia, Recurso Educacional Aberto, Programa Wikipédia na Universidade, Ensino Superior Online, Portugal.
62 SILVA, EduardoAnálise de textos enciclopédicos da Simple English Wikipedia e da Wikipedia: algumas discussões para o ensino de língua inglesaRevista de Estudos da Linguagem, 2018, 26 (2): 769-7922018documentoVocabulary; english language; Wikipedia; Simple English Wikipedia.
63 KERN, Vinícius MedinaA Wikipédia como fonte de informação de referência: avaliação e perspectivasPerspectivas em Ciência da Informação, 2018; vol.23, n.1: 120-1432018documentohttps://doi.org/10.1590/1981-5344/3224Wikipédia; Enciclopédias; Obras de referência; Curadoria digital; Revisão pelos pares.
64 CARDOSO, Teresa e PESTANA, FilomenaA Wikipédia no Ensino Superior: Como avaliar?Atas do Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior. Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2019, pp. 164-1712019documentoISBN 978-972-8952-57-0. Wikipédia, Ensino Superior, Avaliação.
65 PESTANA, Filomena e CARDOSO, TeresaWikipédia, um sistema sociotécnico?Atas da XI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2019 — Universidade do Minho em Braga, 13-15/05/2019. Universidade do Minho em Braga, 2019, pp. 701-7112019documentoISBN 978-989-97374-8-8Wikipédia, Sistema sociotécnico, Robô.
66 PESTANA, Filomena e CARDOSO, Teresa"A Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: exemplo de integração curricular na educação de adultos"Atas do XIV Congresso SPCE Ciências, Culturas e Cidadanias — Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, 11-13/10/2019. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2019, pp. 603-6132019documentoISBN 978-989-99775-5-6Educação de adultos em Portugal, Alfabetização digital, Competência digital, Recursos educacionais abertos, Wikipédia.
67 COSTA, Bernardo Esteves Gonçalves da & CUKIERMANN, Henrique Luiz.“How anthropogenic climate change prevailed: A case study of controversies around global warming on Portuguese Wikipedia”.New Media & Society, 2019, 21 (10): 2261–2282.2019documentoActor–network theory, climate change, climate skepticism, global warming, Portuguese Wikipedia, science controversies, Wikipedia
68 MARQUES, Juliana Bastos."Representação e visibilidade do mundo antigo na Wikipédia: gargalos e soluções".Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 2019; (32): 2-172019documentoAntiguidade; Wikipédia; História Pública; Letramento digital; Divulgação científica
69 BOLSARIN, Rafaela; PINHEIRO, Petrilson"A prática do Vandalismo no processo de escrita colaborativa do verbete da Wikipédia Simone de Beauvoir"Educação & Sociedade, 2019; 402019documentoe0189020 Q106762633Vandalismo; Wikipédia; Web 2.0; Novo ethos; Práticas colaborativas de escrita.
70 PESTANA, Filomena & CARDOSO, Teresa"Meta-análise da página lusófona do Programa Wikipédia na Universidade: proposta de sistema metodológico a partir do MAECC®"Indagatio Didactica, 2020; 12 (3): 245-2642020documentoPrograma Wikipédia na Educação, Comunidade lusófona, Ensino superior universitário, Mapeamento e sistematização de conhecimento, MAECC®
71 VARELLA, Flávia Florentino & BONALDO, Rodrigo Bragio."Negociando autoridades, construindo saberes: a historiografia digital e colaborativa no projeto Teoria da História na Wikipédia".Revista Brasileira de História, 2020; 40 (85)2020documentoQ103578772Teoria da História; Wikipédia; história pública; negociação de autoridades
72 TERRES, Pedro Toniazzo; PIANTÁ, Lucas Tubino"Wikipédia: públicos globais, histórias digitais"Revista Esboços — Histórias em contextos globais, 2020; 27 (45) — DOSSIÊ História digital e global: novos horizontes para a investigação histórica2020documentoQ97329981Wikipédia, História digital, História global.
73 COSTA, Pedro Rodrigues"A Wikipédia como veículo de conhecimento nos países de língua portuguesa"Communitas Think Tank — Ideias, 20/01/20212021documentoApoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Financiamento Plurianual do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade 2020-2023
74 COSTA, Pedro Rodrigues"Perfil dos editores da Wikipédia em língua portuguesa"Festa da Wiki Lusofonia (9 de maio de 2021)2021documentoDOI:10.13140/RG.2.2.33432.93441/1
75 COSTA, Pedro Rodrigues"O ethos wikipedista como modo de combate à desinformação"Liinc em Revista, 2021; 17 (1) — DOSSIÊ Infodemia e o Nosso Futuro2021documentoQ107252685Wikipédia, pós-verdade, desinformação, fake news, ethos
76 VARELLA, Flávia Florentino; BONALDO, Rodrigo BragioTodos podem ser divulgadores? Wikipédia e curadoria digital em Teoria da HistóriaEstudos Ibero-americanos2021documentoQ103578772Wikipédia. Teoria da História. Divulgação científica. Curadoria digital. História pública
77 KUNDLATSCH, Éric GabrielEspelho do presente: Perspectivas teórico-metodológicas de uso da Wikipédia como fonte histórica a partir da análise do verbete “Ataques de 8 de janeiro em Brasília”Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina2025documentoQ135482321Wikipédia, Fonte histórica, História digital, Metodologia da história, Ataques de 8 de janeiro

Pesquisas em desenvolvimento

AutoresTítulo / linha de pesquisaProgramaHiperligaçãoNotas
MARQUES, Juliana BastosEstratégias pedagógicas através do uso da Wikipédia como ferramenta de ensino na universidadeProjeto de pesquisa docente – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
MODESTO, MichelleO Discurso de Verdade na Wikipédia como Ferramenta de Comunicação de MarketingBacharelado em Comunicação Social (UFRJ)
MISTIERI, F.R. com o grupo PERUSO,F. S.; GIMENES,L. ; FARIA,V. ;BARBOSA,R. Mídia e GlobalizaçãoTrabalho acadêmico - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara (Faculdade de Ciências e Letras) -Docente:Heloisa PaitDivulgação da pesquisa
FERREIRA, Jaider AndradeA Wikipedia, a Inteligência Coletiva e o conceito Web 2.0Iniciação Científica - FAPESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (Faculdade de Filosofia e Ciências) - Orientadora: Plácida L. V. A. C. Santos
PESTANA, FilomenaA Wikipédia como Recurso Educacional Aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na UniversidadeTese de Doutoramento Universidade Aberta (Portugal)http://www.ceied.ulusofona.pt/pt/ii-enjie-encontro-nacional-de-jovens-investigadores-em-educacao/Apresentação do Projeto de Doutoramento
PESTANA, Filomena e CARDOSO, TeresaA Wikipédia como recurso educacional aberto: um contributo para o Programa Wikipédia na UniversidadeProjeto de Investigaçãohttps://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7194Poster apresentado no Encontro Ciência 2017, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no Centro de Congressos de Lisboa, entre os dias 3-5/07/2017.

Ver também