Discussão:Espectrometria de massa

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 12 de abril de 2018 de Chronus no tópico Terminologia

O artigo está muito fraco, não cobre correctamente os básicos e tenta começar a enumerar tipos de EM que nem são os mais comuns/relevantes. Quem não conhece o assunto e chega a esta página não sai bem servido... Uma técnica tão importante merecia mais atenção, acho que é um artigo de revisão prioritária dentro da área de Química/Ciência.

Terminologia[editar código-fonte]

Espectrometria de massa é a tradução de mass spectrometry, e não, mass spectroscopy, que seria Espectroscopia de massa.

Amotoki 17h02min de 29 de Julho de 2007 (UTC)

O correto é Espectrometria de massas, no plural. Favor alterar o título da página. 12/Abril/2018comentário não assinado de 2804:14c:482:7762:104:5be7:2125:dc2f (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 23h23min de 12 de abril de 2018 (UTC) (UTC)Responder

Melhorias ao Artigo[editar código-fonte]

Espectrometria de massa


Definição


A espectrometria de massa é uma técnica empregada principalmente em análises qualitativas e quantitativas, que consiste em detectar, identificar e medir os constituintes de certa amostra.

O processo utiliza um equipamento – o espectrômetro de massa – no qual as moléculas (já no estado gasoso) de uma amostra desconhecida são ionizadas (M+e^-→ M^++ 2e^-) a partir de um bombardeamento de elétrons com energia cinética de 70 elétrons-volt. Esse bombardeamento confere energia suficiente para quebrar a molécula em vários fragmentos.

Os fragmentos são impulsionados por um pequeno potencial positivo para um tubo analisador. Os íons que migram pelo tubo analisador encontram um campo magnético perpendicular à sua direção, o qual desvia os cátions pelo detector no final do tubo. As moléculas com massa “errada” colidem com as paredes ou são interceptadas pelo íon que sai da fenda e não alcançam o detector. No detector, cada cátion que chega é neutralizado por um elétron. A corrente elétrica necessária para neutralizar o feixe de íons é proporcional ao número de cátions que chega ao coletor.

O espectro de massa é um gráfico que mostra a corrente elétrica em função do número de massa selecionado pelo campo magnético.

Depois de construído o espectro da amostra, este é comparado (por meio de programas de computação) com espectros de amostras conhecidas disponibilizados em bancos de dados. Assim, são conhecidas todas as substâncias presentes na amostra antes desconhecida.


  • Tipos de espectrômetro de massa
  1. Espectrômetro de massa com setor magnético
  2. Espectrômetro de massa por coleta de íon
  3. Espectrômetro de massa quadrupolar
  4. Espectrômetro de massa por tempo de voo


Aplicações

A técnica é usada para controle de qualidade em diversos produtos, verificando possíveis adulterações dos mesmos. Utilizada também em produção de compostos químicos enriquecidos e na área de hidrogeoquímica, além de seu uso acadêmico e pela polícia.


Bibliografia HARRIS, Daniel C. Analise Química Quantitativa. Quinta edição, LTC editora.

Lauro Lagares (discussão) 23h02min de 18 de novembro de 2013 (UTC)Responder