Discussão:Fé bahá'í/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 20 de março de 2010 de Observatore no tópico Nome do artigo

Contribuições[editar código-fonte]

Olá pessoal, esse artigo está há muito tempo parado, seria interessante que as contribuições não cessassem, mesmo que sejam pequenas. O artigo foi categorizado em muitos assuntos, cada um pode pegar o assunto que melhor conhece e tanto corrigir, quanto como escrever sobre - existem muitas páginas dentro de "Fé Bahá'í" que ainda não foram escritas, é possível vê-lo no menu: Quddus,por exemplo, não tem o artigo completo, como outras individualidades bahá'ís. Não há necessidade de se preocupar tanto com os padrões da wikipédia quando o artigo está pequeno, pois certamente futuramente qualquer problema será corrigido.Os wikipedistas não-bahá'ís, pedimos que também contribuam, de forma que a wikipédia seja de qualidade, confiável e imparcial - um abraço!!


Projeto Fé Bahai[editar código-fonte]

O Projeto Baha'i já foi iniciado e tem como objetivo a criação, tradução, desenvolvimento e correção de artigos e imagens ligadas os bahais no Wikipedia.Participe!


Saudações, Se você chegou até aqui convido-lhe agora a participar do futuro Projetos-Wiki para criação, tradução, desenvolvimento e correção de artigos e imagens ligadas a Fé Baha'i de modo a assim criarmos um conteúdo de qualidade ainda maior para os possíveis interessados no assunto. Este convite, é claro, independe, se você é ou não bahai, pois assim conseguiremos manter os princípios da imparcialidade já conquistado pelo artigo. Mesmo se não puder participar agradeço se puder informar conhecidos seus que por ventura possam ter interessem no projeto. Se gostou da idéia e quer participar, deixe uma mensagem na minha página de usuário. Quando conseguirmos nove participantes vamos começar o projeto. Muito obrigado por sua atenção. Tamosauskas 21:46, 7 Janeiro 2007 (UTC)

Imparcialidade[editar código-fonte]

Eu editei esta página porque havia parcialidade descarada nela, com uma tentativa de propagação de doutrina religiosa, com um tom muito parcial. Eu tirei a pior parte, mas ainda há alguma coisa a ser editada assim mesmo. anônimo

O Artigo evoluiu bastate dese sua criação e acredito que o problema de imparcialidade foi superado agora. Caso alguém discorde, favor aproveitar este espaço para fazer uma crítica específica explicando em que ponto o artigo é tendencioso. Assim a correção é mais fácil e menos sofrida. Tamosauskas 23:50, 7 Janeiro 2007 (UTC)

Nome do artigo[editar código-fonte]

Talvez o melhor seja mover esta página para Bahaísmo. E2m 03:22, 24 Ago 2004 (UTC)

Já mudei, achei que ficou melhor mesmo.Jurema Oliveira 03:46, 24 Ago 2004 (UTC)
Fé Bahá'í é o nome tradicional, usado de forma consistente por quase todos os autores que se referem a essa religião, tanto externa quanto internamente. Na minha opinião Bahaísmo deveria ser a página de redirecionamento e Fé Bahá'í o artigo propriamente dito. Não há motivo para a Wikipedia tentar mudar o nome tradicional da religião. Luis Dantas 20:08, 25 Out 2004 (UTC)
Concordo, pois sempre ouvi falar da Fé Bahá'í, nunca tendo escutado o termo Bahaísmo.N&n's 17:32, 28 Jan 2005 (UTC)
Eu nunca ouvi "Fé Bahá'í", sempre "bahaísmo" ;). Minha opinião acima foi fundamentada em uma enciclopédia (Larousse). Vocês fundamentam as opiniões de vocês em que? --E2m 18:00, 28 Jan 2005 (UTC)
As minhas fontes são os meus amigos portugueses da fé bahá'í ;)N&n's 18:12, 28 Jan 2005 (UTC)
Após conversa com uma amiga bahá'í, ela esclareceu-me que, embora o termo bahaísmo possa ser encontrado em alguns textos de origem francesa e russa, quer na língua inglesa quer na portuguesa (em todos os países de língua oficial), o termo pelo qual é mais conhecido é Fé Bahá'í. Diz ainda que mesmo nos países francófonos, o termo pela que a religião é mais conhecida é Foi bahá'íe. Também me apontou alguns sites (colocados nos links externos), que confirmam esta explicação. Parece-me portanto apropriado que bahaísmo seja um redirect para fé bahá'i, sendo este o artigo principal. Não há nenhum motivo para que a wikipedia decida o contrário.N&n's 19:59, 28 Jan 2005 (UTC)

O termo dicionarizado - portanto, preferencial - é bahaísmo. Na wiki, os títulos de artigos sobre religiões seguem o mesmo padrão, com o sufixo 'ismo'. Os verbetes não se chamam "Fé católica", "Fé muçulmana", "Fé zoroastriana", etc. - já que todas as religiões são baseadas na fé. Vi que a maioria das outras wikis usa "Bahaísmo" ou simplesmente "Baha'i". Talvez os adeptos não se refiram a si próprios como "bahaístas", mas como seguidores de Bahá'u'lláh, da mesma forma que os protestantes quase nunca chamem a si próprios de "protestantes". A literatura católica também se utiliza preferencialmente do termo "fé católica" ou "a Igreja", e não "catolicismo". De todo modo, a linguagem enciclopédica é laica e seu compromisso é com o vernáculo. Por isso os verbetes se chamam "catolicismo", "protestantismo", etc. Não me parece haver nada de ofensivo no sufixo 'ismo' e não vejo por que se deva sair da norma geral, neste caso. Yone (discussão) 01h32min de 16 de março de 2010 (UTC)

  • Yone, saúde. Permita-me um comentário e uma sugestão: Essa discussão encerrou-se em jan/2005, os usuários que participaram possivelmente não lhe ouvirão. Se realmente quer reiniciar o tema, já que se passaram 5 anos, deveria reabrir em outro subtópico, pois não será a mesma discussão, será uma nova, bastando a colega apontar o link para o presente subtópico de 5 anos atrás. Sobre o tema em si, e vossa sugestão, a questão não seria o usual para as demais religiões, nem sobre um padrão dicionarizado, mas como é mais usual e conhecido no Brasil. Quanto a vossa edição retirando a nota explicativa vai exatamente contra o que a colega está defendendo supra. A nota apenas explicava que a expressão tende a diminuir e o ismo aumentar. Abraço. __ Observatoremsg 12h33min de 17 de março de 2010 (UTC)
    • Prezado Osservatore,
      1) A nota dizia:
      Em algumas referências e livros encontra-se o termo "Bahaismo"; trata-se de um expressão que tem caído em desuso.
      Como as pessoas tendem a usar a palavra "expressão" no lugar de "termo" ou "palavra", ficou evidente, para mim, que o 'desuso' se referia a bahaísmo e não a "fé bahá'í" (que nem foi citada na frase).
      2)Continuo acreditando que a primeira referência para a terminologia adotada na wiki deva ser o dicionário. Caso contrário, a discussão facilmente descamba para um 'achismo' mais ou menos frouxo, como se pode ver pela discussão de 2004/2005 acima. Pode parecer incrível mas o "mais usual e conhecido no Brasil" (observando que a wiki-pt não é território brasileiro... ) segundo o Google, pode não ser o tecnicamente correto, segundo as regras do vernáculo. Sempre cabe, é claro, alguma observação no artigo, do tipo "os adeptos da religião utilizam o nome tal" ou "a forma usual entre os iniciados é tal" - mas não necessariamente é o caso de fazer esse tipo de concessão já no título do verbete.
      3) De verdade, não estou assim tão disposta a iniciar uma cruzada para mudar o nome do verbete. Apenas registrei uma opinião just in case. Se outras pessoas vierem a se interessar pelo artigo, certamente vão ler a discussão, assim como você e eu fizemos, e eventualmente o assunto poderá ser retomado. Por ora, já sei qual é a sua opinião. Alegre Sds. Yone (discussão) 20h08min de 18 de março de 2010 (UTC)
    • Também prezada Yone. Ponto e vírgula, ponto e vírgula, como se faz com os dicionários... A dita explicação está em Fé Bahá'í, com ponto e vírgula, para a duas notas. Foi somente sobre a nota que li, que expressei o poderia ser uma ajuda a quem prezo. Desta forma, minha opinião ainda não pode de toda ser conhecida, por tão pouco que disse, ou tentei dizer. Eu sequer a reverti: fique assim então... Cumprimentos. __ Observatoremsg 13h12min de 20 de março de 2010 (UTC)

Atenção!

O conteúdo da página foi substituído por uma versão mais antiga devido a suspeitas de violação de direitos de autor.

O texto que tinha sido aqui colocado era idêntico ao texto da seguinte fonte: http://wave.prohosting.com/bahaibr/historia_da_fe_bahai.htm. Manuel Anastácio 16:56, 28 Jan 2005 (UTC)


INFORMAÇÕES NÃO FIÉIS[editar código-fonte]

Retirei o link externo *Guardião da Causa de Deus por não ser fiel a esta religião, diferente dos outros que são oficiais. E renovei o link externo do site internacional para bahai.org o que foi mudado recentemente. Sou novo na Wikipedia não sei se tecnicamente procedi correto, porém em termos de conteúdo é fidedigna a correção. [Gil] Observação: Interessante, pensava que a fé bahai fosse reencarnacionista, mas é uma doutrina evolucionista, porém não precisa renascer para adquirir tal evolução, pois esta é processada em outras dimensões espirituais. Porém pergunto, Por que nascer na terra, neste corpo material? (Paulo Cesar)

  • Paulo César, ’Abdu'l-Bahá explica que a repetição (reencarnação no caso) não é prova de que algo possa evoluir, quando vamos ver se existe uma pérola na concha, basta olharmos uma só vez. Se existisse reencarnação então seria melhor apenas que vivessemos tempo suficiente para adquirir perfeições.
    O corpo material é nosso primeiro estágio da existência, no qual usamos o livre-arbítrio para o desenvolvimento espiritual e nos preparamos para o próximo (desconhecido). A pergunta poderia ser, por que ficar 9 meses no ventre materno? Não seria para desenvolver nossos membros e órgãos? A mesma coisa, aqui vamos desenvolver nossas virtudes. (Guilherme)

Penso que a referência às estrelas de 8 pontas está confusa. Não me lembro de alguma vez ter visto uma referência específica a este símbolo. Por outro, não estão incluídas referências a outros símbolos bahá'ís. (Marco Oliveira)

Ensinamentos Místicos[editar código-fonte]

Fé Bahá'í no mundo[editar código-fonte]

Olá, se alguém de Portugal puder informar a quantidade de bahá'ís deste país, para também colocar junto a outros países de língua portuguesa sobre a demografia. :)

Já lá coloquei o numero de crentes de Portugal. (Marco Oliveira)

independente busca da verdade da página principal[editar código-fonte]

movido para "Ensinamentos" e mesclado com o conteúdo lá existente. Obrigado

nome dos livros[editar código-fonte]

Há livros com nomes incorretos, como "Livro Mais Sagrado" que deveria ser "O Livro Sacratíssimo", ou "Esplendor da Verdade" que se chama, na verdade "Resposta a Algumas Perguntas". Tentei ambas as correções, mas elas foram anuladas! Não faz sentido, corrigir algo e depois ser descorrigido. Se for o caso, posso esclarecer sobre o termo 'Aqdas em árabe (que não é comparativo, mas superlativo) e passar também as fotos oficiais das capas de ambos os livros. Mas deve-se respeitar o nome real do livro em português, e evitarem-se achismos quando se trata de artigo enciclopédico.