Discussão:Família Acciaiuoli

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vou me identificar. Meu nome é Francisco Antonio de Moraes Accioli Doria, e sou Professor Emérito da UFRJ. A documentação primária sobre os Acciaiolis no Brasil, ramos de Pernambuco e Alagoas, está, aos poucos, sendo doada por mim para a Biblioteca Nacional, onde ficará à disposição do público. E', na verdade, pouco provável que alguém conheça mais sobre essa família - e outras - que eu, no Brasil. Sou, por exemplo, uma das fontes das páginas sobre os Acciaiolis no site das genealogias dinásticas italianas, http://www.sardimpex.com (no momento em reconstrucão, mas podendo ser consultado nos arquivos da web).

Se não querem minha contribuição, azar da pt.wiki... E rejeito, veementemente, o adjetivo vândalo com que me premiaram. Não há vândalos eruditos, sobretudo num tema tão específico.

Posso ser contactado para esclarecimentos - e desculpas, que mereço - no endereço famadoria2@gmail.com

Com um abraço,

fa

Primeiro, gostaria de convidá-lo a que se registre, é rápido e fácil. Segundo, ninguém o chamou de vândalo, aquela caixa é apenas um modelo pré-fabricado que se aplica a várias situações. Criei esta página, sem ter nenhuma relação com os Accioli, pois acredito que a família mereça um artigo por sua relevância. Todavia, o verbete não pode ser tornar um ensaio ou compêndio genealógico. As contribuições são bem-vindas, mas devem ter certo limite e, principalmente, fontes que possam ser verificadas. Quanto à erudição, a ser professor emérito, isto é exatamente o tipo de carteirada desnecessária. Dantadd 20:04, 23 Abril 2007 (UTC)

Já me inscrevi. Duas observações:

1) Não dou carteirada. Já colaborei com outras enciclopédias e dicionários, de papel e virtuais. E a condição básica exigida é - erudição e competência. Repito: erudição e competência. Quem quer usar uma enciclopédia escrita por apedeutas?

2) A vantagem de uma enciclopédia virtual é o espaço disponível; como numa máquina de Turing, é potencialmente ilimitado. Ia convidar conhecidos a fazerem verbetes detalhados sobre famílias brasileiras. Duvido que seja política da Wiki limitar a informação.

fa

PS: Cito, da página de instruções de vocês:

A Wikipédia é uma enciclopédia. Dada a definição geral de enciclopédia fica um pouco complicado decidir exatamente quais coisas cabem aqui. Porém, temos uma boa idéia de coisas que não pertencem à enciclopédia, isto é, o que a Wikipedia não é e não deverá ser.

Não é uma enciclopédia impressa. Não há um limite de tamanho, pode (e deve) incluir ligações entre os artigos e é atualizada continuamente, entre outras coisas. Também significa que outras preocupações referentes a textos impressos como tamanho do texto, estilo ou composição não são necessariamente preocupações prioritárias por aqui.

o comentário precedente não foi assinado por Famadoria (discussão • contrib.) 21:12, 23 Abril 2007 (UTC)

Perfeitamente, concordo que apedeutas não devem redigir artigos, mas é desnecessário fazer demonstração de títulos. Quanto ao tamanho, realmente não há esta limitação, mas é preciso bom-senso. A Wikipédia, como qualquer enciclopédia, seja de papel ou virtual, não pode ser fonte primária (pesquisa inédita) nem servir de bloco de notas para transcrição de ensaios e trabalhos acadêmicos. Procure ser sintético e ter noção que a Wikipédia se destina a um público muito heterogêneo. E não se esqueça de assinar suas mensagens em páginas de discussão com quatro tiles (~~~~) ao fim. Obrigado, Dantadd 21:12, 23 Abril 2007 (UTC)

Bom dia.

Antes de cortar textos amplos, fala comigo. Usei como modelo o verbete francês dos Rohan, com importância na Europa equivalente a essa gente. O Barata (Carlos Eduardo Barata) e eu estávamos pensando em fazer verbetes genealógicos sobre famílias brasileiras históricas; sei que os argentinos do grupo Gens Nostra estão fazendo o mesmo justo agora, na Wiki espanhola. [[[Usuário:Famadoria|Famadoria]] 13:12, 24 Abril 2007 (UTC)]

Links para a Geneall[editar código-fonte]

A base de dados da Geneall é útil, mas cheia de erros. A genealogia dos Acciaiolis portugueses que lá se acha, é atroz de tão errada. Vou acrescentar duas linhas na ascendência de Simão Achioli, esclarecendo seus fundamentos, e vou qualificar os links da Geneall, colocando também a referência ao texto do IAGI italiano, preparado por Davide Shamà.

Accioli ou Accioly?[editar código-fonte]

A grafia oscila. No texto original da carta d'armas de Simone Acciaioli está symam accioly. Respeitei o uso de cada ramo: os do Ceará escrevem com y, como os Acciolys Lins; meu lado escreve com i.

Assinalo que a forma Accioli se atesta na Itália desde fins do século XV. --Famadoria 00h14min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)