Discussão:Francisco de Assis/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Santa Maria dos Anjos (porciuncula)[editar código-fonte]

E nao sei a quem recorrer, mas ha um erro geografico, a capelinha de Nossa Senhora dos Anjos, a pequena capela, se encontra no interior da grande Basilaica de Santa maria dos Anjos, e nao no interior da Basilica de São João

Nome de Francisco de Assis[editar código-fonte]

As duas versões dadas pelo Wikipédia para o nome de Francisco de Assis são incorretas. Segundo o livro " Francisco de Assis' psicografado por João Nunes Maia e ditado pelo espirito Miramez, Francisco recebeu este nome ;pois; seu pai em época muito remota(sec. I da E.C.) tinha vivido na cidade de Éfeso e foi um dos leprosos curados por João Evangelista(quando de seu sermão na Igreja de Éfeso).Naquela época Joaõ Evangelista era conhecido pelo nome de Pai Francisco.Quando o pai de Francisco reencarnou no sec. XI da E.C.com o nome de Pedro Bernadote, ele fez uma promessa que no dia em que viesse a ter um filho homem seu nome seria Francisco.Sobre a versão de que sua mãe queria que ele se chamasse João em homenagem a Joaõ Batista , este fato é incorreto ;pois; sua mãe já sabia (pois tinha tido um sonho com seu futuro filho e ele lhe tinha dito que era o apostolo João)que seu filho seriá uma reencarnação de João Evangelista que voltaria a este plano para revolucionar a igreja catolica que estava corrompida pela riqueza.

WALTER EDUARDO SATAS o comentário precedente não foi assinado por 200.144.30.94 (discussão • contrib.) 15:42, 24 Março 2007 (UTC)

Sua fonte é um livro "psicografado"? Só pode ser brincadeira... 15:43, 24 Março 2007 (UTC)

Concordo com o colega acima. A Wikipédia não pode ser alimentada por fontes bibliográficas "do além". Para serem uma fonte séria de pesquisa, os artigos desta enciclopédia digital precisam vir de fontes cientificamente confiáveis.comentário não assinado de 187.49.235.10 (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 01h33min de 25 de outubro de 2016 (UTC) (UTC)

Sobre o Nome de Sao Francisco e sua biografia[editar código-fonte]

Essa è a cronologia de Sao Francisco de Asssis segundo o estudioso Frei Jose Carlos Correia Pedroso.

"Cronologia de São Francisco 1181 - Nascimento de São Francisco, em Assis. É batizado como João de Pedro de Bernardone, mas o pai, ao voltar de uma viagem, quis que seu nome fosse Francisco.

1190 -Terceira Cruzada, dirigida por Frederico Barbarroxa, Ricardo Coração de Leão e Filipe Augusto. Fundação dos “Pobres de Cristo”.

1193-94 -Nascimento de Santa Clara, em Assis, na praça de São Rufino, primeira filha de Hortolana e de Favarone de Bernardino de Offreduccio.

1198 -Primavera - É assaltada pelo povo de Assis a rocca, símbolo da potência imperial e, depois de destruí-la, usaram as pedras para construir a muralha da cidade. Inocêncio III é eleito papa, no dia 8 de janeiro por unanimidade. Neste ano, são fundados os Trinitários.

1199-1200 - Guerra entre os burgueses e os nobres em Assis.As famílias de Clara e do Irmão Leonardo refugiam-se em Perusa. O jovem Francisco tem a primeira prova de sua audácia entre as tropas da Comuna.

1202-1203 - Francisco é feito prisioneiro na batalha de Collestrada, na guerra entre Assis e Perusa, e fica um ano na prisão, em Perusa.

1204 - Francisco é libertado da prisão e fica muito doente.

1204-1205 - Francisco tenta ir como soldado para a Apúlia, combater com Gualter de Brienne, mas pára em Espoleto, onde tem a visão do castelo com armas. Inicia um processo de conversão.

1205 - Em junho, Gualter de Brienne morre. Depois de voltar, Francisco participa da última festa com os amigos. Encontro com o leproso. Ouve o Crucifixo de São Damião.

1206 - É convocado ao juízo diante do Bispo de Assis, renuncia à herança paterna e entrega até suas roupas. Inicia uma experiência eremítica. (janeiro ou fevereiro). Na primavera dedica-se aos leprosos. No verão, retorna a Assis.

1206-1208 -Repara a igreja de São Damião, e profetiza o surgimento da Ordem das Senhoras Pobres, restaura também São Pedro e Santa Maria dos Anjos (Porciúncula).

1208 - Na festa de São Matias, 24 de fevereiro, Francisco escuta o Evangelho da missão dos apóstolos. Em 16 abril, entram os primeiros companheiros Bernardo de Quintavalle e Pedro Cattani. Egídio entra dia 23 de abril. Na primavera realizam a primeira missão, Egídio e Francisco nas Marcas de Ancona. No verão associa-se a eles Filipe Longo.

1209-1210 - Viagem a Roma e aprovação oral da Regra por Inocêncio III. Na volta, estabelecem-se em Rivotorto mas, pouco depois, acabam fixando-se na Porciúncula. Entram na Ordem Ângelo e Silvestre. Provavelmente dá-se início à Ordem dos Penitentes.

1211 -Francisco embarca para a Síria. Não consegue ir longe, chegando apenas a Dalmácia, e volta para a Itália. Encontros de Clara e Francisco. Ela tem 17 anos e ele 29.

1212 - Francisco recebe Clara, na Porciúncula, na noite entre 18 e 19 de março. Vai surgindo gradualmente a Ordem das Senhoras Pobres. Francisco dá a elas a primeira “Forma de Vida”. Provável viagem a Roma para informar Inocêncio III sobre o surgimento da Ordem. Encontro com Jacoba de Settesoli.

1213 - Francisco fica em dúvida sobre a sua vocação: solidão ou vida apostólica, e pede ajuda a Clara e a Frei Silvestre.Começa uma nova vida e prega aos pássaros em Bevagna. O conde Orlando de Chiusi oferece a Francisco o Monte Alverne.

1213-1214 - Francisco viaja para a Espanha, com intenção de ir a Marrocos. Doente, é obrigado a voltar para a Porciúncula.

1215 - Viagem de Francisco a Roma durante o IV Concílio de Latrão (em novembro). Teve um provável encontro com São Domingos.

1216 -Por pressão de Francisco, Clara aceita a Regra de São Bento e o título de abadessa. Mas também consegue, de Inocêncio III, o “Privilégio da Pobreza”. Morte de Inocêncio III, aos 16 de julho. Eleição, dois dias depois, do cardeal Cencio Savelli, Honório III em Perusa. Nessa ocasião, Jacques de Vitry, vindo da Bélgica e obrigado a esperar as soluções do novo papa, fica conhecendo, na Úmbria, a s fraternidades masculina e feminina do movimento franciscano. Francisco consegue, de Honório III a indulgência da Porciúncula. Em outubro, o bispo Jacques de Vitry escreve de Gênova, falando dos frades e das primeiras Senhoras Pobres.

1217 - Capítulo Geral (5 de maio, provavelmente o que foi chamado "Capítulo das Esteiras") na Porciúncula: começam as missões transalpinas e ultramarinas. Egídio vai para Tunis, Elias para a Síria e Francisco, que queria ir para a França, encontra-se com o cardeal Hugolino em Florença, e é mantido por ele na Itália. Francisco pede ao cardeal Hugolino que se interesse pelas Senhoras Pobres. Hugolino escreve ao papa e obtém uma resposta, que também pode ser vista neste programa. Neste ano, dá-se início aos preparativos da quinta Cruzada, que se estendeu de 1218 a 1221 Frederico II promete ir e não vai.

1218 -Início da quinta Cruzada. Comandada por André II, da Hungria, e por João de Brienne. Honório III, com a bula Cum dilecti garante a catolicidade dos Frades Menores.

1219 - Capítulo de Pentecostes: novas expedições missionárias (26/5). Francisco parte para o Egito, no dia 26 de junho. Dirige-se a São João de Acri. Pouco depois, está presente quando os cruzados são derrotados. Frei Filipe Longo, de Atri, substitui o cisterciense Ambrósio como capelão de São Damião. Aos 27 de julho, o cardeal Hugolino entrega o primeiro exemplar de sua nova Regra às Irmãs Pobres do mosteiro de Monticelli, em Florença. No dia 29 de julho, entrega-a também aos mosteiros de Gattaiola de Lucca e Porta Camúlia, em Sena. Aos 30 de julho entrega-a também ao mosteiro de Monteluce, em Florença. Aos 5 de novembro de 1219, os cristãos tomam Damietta, no Egito. No fim do ano, Francisco é bem recebido pelo sultão Melek-el-Kamel. Não conseguindo sua conversão, volta para o acampamento dos cristãos.

1220 - Primeiros cinco mártires franciscanos em Marrocos. Quando Clara fica sabendo, manifesta o desejo do martírio (janeiro). Francisco volta para a Itália e desembarca em Veneza: pede e obtém o cardeal protetor; renuncia ao governo da Ordem, fazendo nomear Pedro Cattani como vigário geral. Honório III coroa Frederico II como imperador do Sacro Império Romano do Ocidente.

1221 - Pedro Cattani morre (10/3); No Capítulo de Pentecostes (pode ser que seja este o “Capítulo das Esteiras” (30/5) é eleito Frei Elias como vigário geral da Ordem. Aprova-se a redação da Regra que ficou conhecida como Regra não bulada). Na sua “História Occidentalis”, Jacques de Vitry escreve a respeito do movimento franciscano. Honório III aprova o primeiro Memorial dos penitentes leigos, baseado em um documento anterior de Inocêncio III. Alguns consideraram esse documento a primeira Regra da Ordem dos Penitentes, fundada por Francisco. É provável que tenha sido escrita neste ano a segunda versão da “Carta aos Fiéis”.

1221-1222 - Francisco prega no norte e no sul da Itália (tinha começado em 1221). Em 15/8/1222 prega em Bolonha.

1223 - No começo do ano, Francisco redige em Fonte Colombo uma nova Regra, apresentada ao Capítulo de Pentecostes (11/6) e aprovada por Honório III com a bula Solet annuere no dia 29 de novembro. Em dezembro, faz o presépio em Grécio. Morte de São Domingos.

1224 - O Capítulo de Pentecostes decide enviar os primeiros frades para a Inglaterra. Na quaresma de São Miguel (15/8 a 29/9) recebe os estigmas. Em outubro ou novembro volta para a Porciúncula, passando por Borgo San Sepolcro, Monte Casale e Città di Castello. Neste ano, Clara começa a ficar doente. Começando em dezembro e indo até fevereiro do ano seguinte, Francisco faz um giro de pregações na Úmbria e nas Marcas, montado num burro.

1225 - Chamado pelo cardeal Hugolino para ir a Sena, Francisco visita Clara em março. Por seu estado de saúde e pelo frio do inverno, permanece em São Damião, onde compõe o Cântico de Frei Sol e o cântico Audite Poverelle . Parte para o vale de Rieti para cuidar melhor dos olhos, e é recebido pela corte pontifícia. Em Fonte Colombo (julho ou agosto) faz uma cauterização nos olhos. Os frades menores chegam a Praga. Em junho, consegue a paz entre o bispo e o prefeito de Assis.

1226 -Em abril, está de novo em Sena, para cuidar dos olhos. Dita o chamado “Testamento de Sena”. Fica um pouco no eremitério de Celle, de Cortona. Em julho e agosto permanece em Bagnara. Sentindo a proximidade da morte, faz-se trasladar para Assis, onde é acolhido no palácio do bispo. Depois, vai para a Porciúncula. Morre aos 3 de outubro, um sábado. No dia 4 de outubro é sepultado na Igreja de São Jorge, depois de o terem feito passar por São Damião.

1227 -Aos 19 de março, depois da morte de Honório III, no dia anterior, o cardeal Hugolino é eleito papa com o nome de Gregório IX. Reinaldo de Segni é feito cardeal protetor no seu lugar. No dia 19 de maio, no Capítulo, é eleito Frei João Parenti como ministro geral. Pela bula “Quoties Cordis”, Gregório IX confia oficialmente o cuidado das Irmãs Pobres aos frades menores.

1228 -Gregório IX canoniza São Francisco, no dia 16 de julho.|

1228-1229 -Tomás de Celano compõe a primeira a biografia de Francisco

1230 -O corpo de Francisco é trasladado para a basílica construída em sua honra (25 maio). Gregório IX escreve a bula “Quo eloganti”, dando a interpretação eclesiástica da pobreza franciscana. Também proíbe os frades de irem ao mosteiro, e Clara resiste, conseguindo a mudança (28 de setembro).

1231 -Santo Antônio morre na hospedaria do mosteiro das Clarissas em Arcela, perto de Pádua. Morre Santa Isabel da Hungria.

1232 - No Capítulo Geral, João Parente deixa o cargo de ministro e quem o sucede é Frei Elias de Cortona que permanecerá até 1239.

1233 -O tempo de Aleluia.

1239 -15 maio -- No Capítulo de Roma, se faz presente Gregório IX. Frei Elias deixa seu cargo e é eleito como seu successor Frei Alberto de Pisa, que fica até 1240.

1240 -Aimon de Favershan é eleito ministro geral. Vai até 1244. Com sua oração diante do Santíssimo Sacramento, Clara defende seu mosteiro e a cidade de Assis do ataque dos sarracenos de Frederico II.

1244 -Crescêncio de Iesi é eleito ministro geral. Vai até 1247. Frei Filipe Longo ainda é citado como visitador das Irmãs. Jerusalém é tomada pelos turcos. ( 4 de outubro- No Capítolo de Gênova, o ministro geral rivolge un invito a tutti I frati perché (todos os frades porque) raccolgano e inviino scritti a lui tutti I ricordi di São Francisco).

1246 -11 agosto -- Os Três Companheiros citam Frei Filipe Longo como visitador das Irmãs. Na Carta de Grécio, alguns companheiros de Francisco enviam ao ministro geral uma coleção das suas lembranças.

1246-47 -Tomás de Celano compõe a Segunda Vida.

1252- 53 -Tomás de Celano finaliza o Tratado dos Milagres. 16 de dezembro -- O Cardeal Reinaldo de Segni aprova a Forma de Vida de Santa Clara.

1253 -9 de agosto -- Inocêncio III aprova a Regra de Santa Clara 11 de agosto -- Morte de Santa Clara 12 de agosto -- Solenes funerais de Santa Clara, com a presença do Papa e dos cardeais. Ela é enterrada na igreja de São Jorge, no mesmo local em que estivera enterrado São Francisco. 27 de agosto -- Morre Santa Inês de Assis, irmã de Santa Clara. 18 de outubro -- A bula “Gloriosus Deus”, de Inocêncio IV, manda abrir o Processo de Canonização de Santa Clara.

1254 -7 de dezembro -- Morre o Papa Inocêncio IV. Seu sucessor é Reinaldo de Segni, que passa a chamar-se Alexandre IV.

1255 -15 de agosto -- Data provável da canonização de Santa Clara, na catedral de Anagni. Publicação da legenda de Santa Clara, escrita por Tomás de Celano Publicação da Bula de Canonização “Clara claris praeclara”.

1258 -No Capítulo de Roma, Frei João de Parma (eleito em Lião em 1247), é esonerado de seu cargo. Eleito successor São Boaventura de Bagnoregio.

1258-59 -Composição do tratado “De adventu fratrum minorum in Angliam” de Tomás de Eccleston.

1260 -Movimento dos “flagelantes” O Capítulo de Narbona encarrega Boaventura de escrever uma nova vida de São Francisco.

1262 -Jordão de Jano termina sua “Crônica”

1263 -O Capítulo de Pisa aprova a vida escrita por Frei Boaventura que se tornará a “ Legenda Maior”.

1266 -No Capítulo de Paris é reconhecida oficialmente a Legenda Maior como biografia de São Francisco e as outras são queimadas.

1282- 1287 -Frei Salimbene compõe a sua “Crônica”

1305 -Hubertino de Casale acaba o “Arbor vitae crucifixae”.

1318 -Ano da publicação do “Speculum Perfectionis”, segundo o códice de Ognissanti.

1325-1330 -Ângelo Clareno acaba a “Historia septem tribulationum”.

1327-1340 -São publicados os “Actus beati Fracisci et sociorum eius”. Na metade do século XIV é publicada a “Crônica dos XXIV Gerais” No fim do século XIV, é publicado “I Fioretti” ( o mesmo autor tem diversos estudos sobre SAO FRANCISCO E SANTA CLARA, ESTUDOS DE ESPIRITUALIDADE FRANCSICANA, NAS FONTES EM LATIM, E TRADUçAO EM PORTUGUES, E TAMBèM TEM VARIOS LIVRSO PUBLICADOS, E TAMBèM NO SITE: WWW.PROCASP.ORG.BR

Frei Emerson

Oração de São Francisco[editar código-fonte]

Tradução para o latim[editar código-fonte]

Considerando o histórico da assim chamada Oração de São Francisco,
pergunto se vale a pena continuar com a tradução em latim da mesma.
Servitiu 09:39, 31 Março 2007 (UTC)

Título do tópico[editar código-fonte]

Ainda considerando o histórico da assim chamada Oração de São Francisco,
registro que concordo com o título do tópico no artigo,Oração de São Francisco,
pois é a forma mais amplamente divulgada de denominação da referida oração.
Servitiu 09:39, 31 Março 2007 (UTC)

eu preciso procurar uma nota porque essa oraçao è do sec XIV, atribuida a Sao Francisco

Frei Emerson

Texto em língua estrangeira[editar código-fonte]

Suprimi do artigo as diversas traduções da oração que terão grande utilidade nos artigos das línguas respectivas. Pelagio 18h29min de 24 de Junho de 2007 (UTC)

A tradução em latim
Fac nos, Domine, instrumenta pacis tuae.
Ubi odium, ibi caritatem seramus;
ubi iniuria, ibi veniam;
ubi dissensio, ibi concordiam;
ubi dubium, ibi fidem;
ubi desperatio, ibi spem;
ubi tenebrae, ibi lucem;
ubi tristitia, ibi laetitiam.
Concede nobis ut
non tantum consolationem quaeramus quam adhibeamus;
non tantum comprehendi quaeramus quam comprehendamus;
non tantum diligi quaeramus quam diligamus.
Quoniam in donando accipiamus; in condonando condonamur;
et in moriendo nascimur ad vitam aeternam.
Amen.


A versão original em francês
Belle prière à faire pendant la Messe
Seigneur, faites de moi un instrument de votre paix.
Là où il y a de la haine, que je mette l’amour.
Là où il y a l’offense, que je mette le pardon.
Là où il y a la discorde, que je mette l’union.
Là où il y a l’erreur, que je mette la vérité.
Là où il y a le doute, que je mette la foi.
Là où il y a le désespoir, que je mette l’espérance.
Là où il y a les ténèbres, que je mette votre lumière.
Là où il y a la tristesse, que je mette la joie.
Ô Maître, que je ne cherche pas tant à être consolé qu’à consoler, à être compris qu’à comprendre, à être aimé qu’à aimer, car c’est en donnant qu’on reçoit, c’est en s’oubliant qu’on trouve, c’est en pardonnant qu’on est pardonné, c’est en mourant qu’on ressuscite à l’éternelle vie.

La Clochette, n° 12, déc. 1912, p. 285.


Mais de uma tradução

A tradução de Alziro Zarur Outra versão importante, de autoria de Alziro Zarur, que a interpretou de maneira inesquecível, é:

Senhor: fazei de mim um instrumento da Vossa paz.
Onde haja ódio, consenti que eu semeie amor:
Perdão, onde haja injúria:
Fé, onde haja dúvida:
Verdade, onde haja mentira:
Esperança, onde haja desespero:
Luz, onde haja treva:
União, onde haja discórdia:
Alegria, onde haja tristeza:
Ó Divino Mestre!
Permiti que eu não procure, tanto ser consolado
Quanto consolar;
Compreendido quanto compreender,
Amado, quanto amar;
Porque é dando que recebemos.
Perdoando é que somos perdoados.
E morrendo é que nascemos para a Vida Eterna. Amén


  • Removi as traduções acima por não ser enciclopédico que o artigo tenha o mesmo texto 4 vezes e o que se está escrevendo não é sobre o aspecto filológico ou técnico das traduções em si. Pelagio 18h29min de 24 de Junho de 2007 (UTC)

Verificabilidade[editar código-fonte]

Retirei do artigo as seguinte expressões por não serem verificáveis:

e coro de Anjos. era como um rio caudaloso de graça celeste que

Não é possível numa enciclopédia dizer-se que alguém morreu cercado por um coro de Anjos, por mais que se acredite nisto ou que isto seja verdade, é que este fato não é humanamente verificável.

Passagens como estas no artigo é que tiram o seu caráter de imparcial e este artigo é muito importante para ser tratado sem técnica e imparcialidade.

Pode-se dizer que alguém afirma a presença de um coro de anjos mas o artigo não pode assumir afirmações como estas por não ser "verificável" por nenhuma fonte humana, seria conveniente fazer uma revisão do artigo para adequá-lo ao princípio da imparcialidade e da verificabilidade.Pelagio 01h44min de 27 de Junho de 2007 (UTC)

Pela definição da própria WIKIPÉDIA, deve-se ressaltar , o nome Francisco de Assis DEVE ser chamadfo , necessraiamente , ou de Francisco Bernardote, que era seu real SOBRENOME , ou Francisco , de Assis , pois Assis era a cidade onde nasceu e morreu. Ou seja o nome Francisco, de Assis deve NECESSARIAMENTE , ter vírgula! Não pode nem deve ser escrito Francisco de Assis, sem vírgula, pois NÃO ERA SEU SOBRENOME ! Abraços. Magnus Amaral Campos 201.20.228.126 19h55min de 29 de Julho de 2007 (UTC)

Pela definição da própria WIKIPÉDIA, deve-se ressaltar , o nome Francisco de Assis DEVE ser chamadfo , necessraiamente , ou de Francisco Bernardote, que era seu real SOBRENOME , ou Francisco , de Assis , pois Assis era a cidade onde nasceu e morreu. Ou seja o nome Francisco, de Assis deve NECESSARIAMENTE , ter vírgula! Não pode nem deve ser escrito Francisco de Assis, sem vírgula, pois NÃO ERA SEU SOBRENOME ! Abraços. Magnus Amaral Campos 201.20.228.126 19h55min de 29 de Julho de 2007 (UTC)

Nomenclatura enciclopédica[editar código-fonte]

Magnus, você teria razão na sua argumentação na maioria dos casos, mas neste não necessariamente. O nome Francisco de Assis ficou consagrado internacionalmente e por séculos, toda a literatura sobre s. Francisco de Assis em várias línguas lança o nome como está no artigo, o nome de batismo dele não é conhecido a não ser por estudiosos.

Não erra a enciclopédia que usa o nome consagrado do personagem biografado. Como seria por exemplo Tomás de Aquino? e assim muitos outros. O que podemos fazer é um redirec para o artigo com o nome de batismo, mas você há de concordar que quem for fazer a pesquisa procurará pelo nome que ele é mais conhecido. Se você verificar nas wikis alemã, inglesa, francesa, italiana e espanhola e muitas outras verá que os artigos foram escritos com o nome Francisco de Assis e não com o de batismo. Cumprimentos. Pelagio 06h57min de 30 de Julho de 2007 (UTC)

Trouxe para a página de discussão texto não enciclopédico de poesia sobre o bigrafado.

"Hino a São Francisco de Assis De autoria da poetiza e historiadora Carmita de Mello Ahmad de Penápolis é uma poesia ontológica que bem resume a história de São Francisco de Assis.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS por Carmita de Mello Ahmad

Jovem, rico, nobre e inteligente, De caráter muito aprimorado, Com os seus pais vivia bem feliz, Era enfim, moço privilegiado.

Dos pais, a fortuna dissipava, Nas festas, em ceias e diversões, Apreciava o luxo e os prazeres Com todas as suas ostentações.

De seu vaidoso pai era o orgulho, Esse rapaz tão meigo e mimado, Por seu nascimento prodigioso, Pela mãe tornou-se idolatrado.

Eis que de repente tudo cessa!... Dócil ao chamado de Jesus, Tudo despreza!... Tudo abandona!... E ao mundo espalha uma nova luz.

Mirífica visão sua alma invade, Enchendo-a de gozo celestial, Tornou-se a pobreza desde então, A sua noiva terna e angelical.

Deixa o lar, o conforto, a riqueza, Os prazeres, festas e os amigos, As suas vestes dá e humildemente, Vai confundir-se com os mendigos.

Sim!... Sete séculos se passaram, E a luz ardeu todos estes anos, E dessa luz bendita é que nasceu, A Ordem Geral dos Franciscanos!..."

Quero acreditar que o texto não foi colocado ali para promoção do seu autor.Pelagio 03h41min de 9 de Outubro de 2007 (UTC)

"Restaura a igreja de Sta. Maria de Anjos (porciúncula). (A pequena igreja ainda é preservada até os dias de hoje no interior da grande Basílica de São Francisco em Assis, erigida posteriormente por frei Elias.)"

Essa informaçao nao procede visto que a igreja de Santa Maria dos anjos fica ao interno a Basilica de Santa Maria dos anjos, e nao da Basilica de Sao Francisco, sao alguns quilometros

Emerson

os votos que os franciscanos fazem[editar código-fonte]

três nós que significam seus votos: Pobreza, Obediência e Castidade. A sua missão consistia em praticar e pregar simplicidade e amor a Deus e a caridade cristã.

segundo o texto latino da Regra dos Frades Menores: 

Caput I In nomine Domini! Incipit vita Minorum Fratrum:

1 Regula et vita Minorum Fratrum haec est, scilicet Domini nostri Jesu Christi sanctum Evangelium observare vivendo in obedientia, sine proprio et in castitate.

Traduçao :Cap. I Em nome do Senhor! Começa a vida dos Frades Menores

1 A Regra e vida dos Frades Menores é esta, a saber: observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo vivendo em obediência, sem próprio e em castidade.

a traduçao de "sine proprio", è "sem proriedade", ou "nao propriedade", que em seu sentido teologico è diferente de Pobreza, embora Sao francisco è conhecido como o santo da pobreza enquanto conceito è um pouco diverso..

Maiores estátuas[editar código-fonte]

Está totalmente errada a parte das estátuas. A de São Francisco não está nem no top 5 mundial. Alguém dá um google e edita pelo amor do santo!

Proposta de inserção e título[editar código-fonte]

Caros colegas, o artigo de São Francisco é realmente exelente, mas gostaria aqui de perguntar o porquê de quando, e não foi só uma vez, eu inseri na info caixa do santo, o título de "Fudador da Ordem dos Frades Menores", foi retirado de lá sem mais nem menos. Em quase todos os fundadores de Ordens Religiosas, está na info caixa este título. Exemplo: Santo Afonso de Ligório, São Josemaría Escrivá, São João Bosco, enfim a maioria. Cel. Mpheus (discussão) 12h28min de 12 de outubro de 2011 (UTC)


Link quebrado[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 20h36min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 2[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 20h36min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)


Link quebrado 3[editar código-fonte]

Foi checado os links externos deste artigo por vários minutos. Alguém verifique por favor se a ligação estiver fora do ar e tente arrumá-lo ou removê-la!

--LijeBot (discussão) 20h36min de 21 de dezembro de 2013 (UTC)