Discussão:Gamla Uppsala

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 24 de novembro de 2019 de Pórokhov no tópico Renomeação

Gamla Uppsala em textos em português[editar código-fonte]

  1. ”... No mundo escandinavo, mesmo o mais famoso dos santuários, o de Gamla Uppsala de que nos fala (confessadamente de segunda mão) Adão de Bremen, foi reinterpretado... ”
  2. ”... O sítio de Gamla Uppsala (Velha Uppsala) é um cemitério real, um antigo centro cúltico pagão e a residência... a poucos quilômetros ao norte da moderna Uppsala...”
  3. ”... Os principais centros de cultos pagãos estão assinalados por uma estrela vermelha: Gamla Uppsala (Suécia), Lejre e Viborg (Dinamarca)...”
  4. ”... O Templo de Uppsala era um centro religioso do paganismo nórdico que se localizava na atual Gamla Uppsala ("Velha Uppsala", em sueco)...”
  5. ”... As sepulturas sob montes são um fenômeno que se estende por toda a Europa setentrional e central como em Zuran na Morávia, Gamla Uppsala na Suécia (60 à 70m)..."
  6. ”... e Uppsala, Suécia, aconteciam a cada nove anos (em Gamla Uppsala era realizado um grande sacrifício de animais, com nove tipos de machos sendo enforcados ao deus Óðinn).”
  7. ”... Colinas artificiais foram erguidas sobre os resquícios dos três túmulos reais do século VI de Gamla Uppsala, que guardam centenas de ossadas humanas e ...”
  8. ”... Situava-se na localidade hoje conhecida como Gamla Uppsala (do sueco “velha Uppsala”), próxima à atual cidade de Uppsala, em torno de 70 km norte de ...”
  9. ”... Também na Suécia, Västeros e Gamla Upsala, dois antigos lugares de culto pagão...”
  10. ”... Algumas cidades ainda possuem esses templos como Gamla Uppsala (Suécia) e Fantoft (Noruega)...”
  11. ”... Atualmente, em Gamla Uppsala, ainda podem ser encontrados alguns enormes burial mounds, colinas artificiais sob as quais supostamente estão centenas de ...”
  12. ”... O rei sueco, soberano-sacerdote do Antigo Uppsala, é proclamado no thing de Uppland sobre a pedra mágica da campina de Mora.”
  13. ”... Os Vikings em Gamla Uppsala e os chefes de Valsgärde foram assim enterrados portando trajes de seda de inspiração persa e trajes apontados pela arqueóloga como produzidos...”
  14. ”... Situava-se na localidade hoje conhecida como Gamla Uppsala (do sueco “velha Uppsala”), próxima à atual cidade de Uppsala, em torno de 70 km norte de Estocolmo...”
  15. "... Os dois barcos foram encontrados na Velha Uppsala, também chamada de Gamla Uppsala..."
  16. ”... um terreno fora de Uppsala foi demarcado para se tornar um novo edifício para o vicariato da paróquia de Gamla Uppsala...”
  17. ”... organizou o assentamento de Gamla Uppsala (Suécia)...”
  18. ”... um local para cultos, banquetes e festas rituais, possivelmente na região elevada dos montículos de Gamla-Uppsala...”
  19. ”... na composição dos jardins da igreja de Gamla Uppsala, na Suécia...”
  20. ”... Foi possível distinguir duas zonas em Gamla Uppsala...”
  21. ”... As duas sepulturas foram encontradas pelo vicariato em Gamla Uppsala durante uma escavação no outono passado...”

Velha Uppsala em textos em português[editar código-fonte]

  1. "O Templo de Uppsala era um centro religioso do paganismo nórdico que se localizava na atual Gamla Uppsala ("Velha Uppsala", em sueco). (MM Silva, “Aquilo que esmaga”. Raios e Trovões: apontamentos sobre o Ragnarök na sociedade Nórdica Escandinava, 2016; Universidade Estadual da Paraíba)
  2. "... Os dois barcos foram encontrados na Velha Uppsala, também chamada de Gamla Uppsala..."

Velha Upsália em textos em português[editar código-fonte]

  • Não encontrado.

Renomeação[editar código-fonte]

Concordo em mudar o nome para Gamla Uppsala, a forma usada em português. A designação alternativa Velha Upsália não é uma forma de uso corrente em português, nem tem “uso considerável em nenhuma das versões da língua portuguesa”. Além de ter sido introduzida sem abertura de discussão nem apresentação de fontes comprovativas, esta designação dificulta a identificação do termo.HCa (discussão) 08h51min de 22 de novembro de 2019 (UTC)Responder

Discordo, pois gamla é um substantivo comum que designa velho(a), e Upsália é uma forma lusófona há muito conhecida e usada, referendada pelos linguistas. Ridículo sugerir o oposto.--Rena (discussão) 11h11min de 22 de novembro de 2019 (UTC)Responder

Feito e também em Västernorrland, Värmland (condado) e Halland (condado). —Pórokhov Порох 00h55min de 24 de novembro de 2019 (UTC)Responder