Discussão:Girondino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Têm como chefes Gensonni, Guadet e Vergniaud, tendo o apoio do marquês de Condorcet. Com o regime da convenção, opõem-se ao grupo dos Montagnards, resultantes da fusão entre os jacobinos e os cordelliers. Apesar de dominarem a convenção são derrotados pelo golpe de Estado de 2 de Junho de 1793, passando à categoria de contra-revolucionários.


Esquerda e direita[editar código-fonte]

A divisão "Esquerda" e "Direita" não surgiu com os jacobinos a sentarem-se na esquerda e os girondinos a sentarem-se na direita. Surgiu um par de anos antes, quando os defensores do veto absoluto do rei se sentaram à direita, enquanto so defensores do veto suspensivo (tanto Girondinos como Jacobinos) se sentavam à esquerda


Esquerda e direita[editar código-fonte]

Nos Estados Gerais, convocados por Luis XVI, o clero e a nobreza, primeiro e segundo estado, sentavam-se à direita na Assembléia, enquanto o terceiro estado, constituídos pelos Jacobinos ocupavam à esquerda. Com o passar dos meses, os Estados Gerais foram trasnsformados em Assembléia Nacional (constituinte), começando a se formar uma maioria de Centro que foi chamada La Gironde (constituída de girondinos), dissidente dos Jacobinos.

Surgiu outra denominação separando-os. Os Jacobinos (por ocuparem posição espacial mais alta na assembléia passaram a se chamar "Montagnards" (montanheses) e constituíam "La Montagne", enquanto os Girondinos, ocupantes das posições mais baixas do plenário eram chamados de "peuples de marais" (povo do pântano) ou "peuple de la plaine" (povo da Planície). Observe-se que o termo Montagne poderia evocar a periferia de Paris (e seus pobres - sans culotes) enquanto Le Marais o distrito de Paris (onde se situa a Prefeitura), habitados pela burguesia. Gironde (região que compreende Bordeux) e origem do termo girondino, também é região plana com muitos pântanos. Os termos direita e Esquerda foram utilizados mais tarde, depois de 1795.

Conclusão: não é correto atribuir a origem destes termos aos Girondinos e Jacobinos (na época como pertencentes à Planície e à Montanha e não direita ou esquerda).