Discussão:Girondino

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 15 de junho de 2023 de Thiagocsbond no tópico Origem

Têm como chefes Gensonni, Guadet e Vergniaud, tendo o apoio do marquês de Condorcet. Com o regime da convenção, opõem-se ao grupo dos Montagnards, resultantes da fusão entre os jacobinos e os cordelliers. Apesar de dominarem a convenção são derrotados pelo golpe de Estado de 2 de Junho de 1793, passando à categoria de contra-revolucionários.


Esquerda e direita[editar código-fonte]

A divisão "Esquerda" e "Direita" não surgiu com os jacobinos a sentarem-se na esquerda e os girondinos a sentarem-se na direita. Surgiu um par de anos antes, quando os defensores do veto absoluto do rei se sentaram à direita, enquanto so defensores do veto suspensivo (tanto Girondinos como Jacobinos) se sentavam à esquerda


Esquerda e direita[editar código-fonte]

Nos Estados Gerais, convocados por Luis XVI, o clero e a nobreza, primeiro e segundo estado, sentavam-se à direita na Assembléia, enquanto o terceiro estado, constituídos pelos Jacobinos ocupavam à esquerda. Com o passar dos meses, os Estados Gerais foram trasnsformados em Assembléia Nacional (constituinte), começando a se formar uma maioria de Centro que foi chamada La Gironde (constituída de girondinos), dissidente dos Jacobinos.

Surgiu outra denominação separando-os. Os Jacobinos (por ocuparem posição espacial mais alta na assembléia passaram a se chamar "Montagnards" (montanheses) e constituíam "La Montagne", enquanto os Girondinos, ocupantes das posições mais baixas do plenário eram chamados de "peuples de marais" (povo do pântano) ou "peuple de la plaine" (povo da Planície). Observe-se que o termo Montagne poderia evocar a periferia de Paris (e seus pobres - sans culotes) enquanto Le Marais o distrito de Paris (onde se situa a Prefeitura), habitados pela burguesia. Gironde (região que compreende Bordeux) e origem do termo girondino, também é região plana com muitos pântanos. Os termos direita e Esquerda foram utilizados mais tarde, depois de 1795.

Conclusão: não é correto atribuir a origem destes termos aos Girondinos e Jacobinos (na época como pertencentes à Planície e à Montanha e não direita ou esquerda).

Origem[editar código-fonte]

Provindos do setor de Gironda, o grupo político denominado girondinos (do francês girondin, por ter sido formado em torno de deputados do departamento da Gironda), ganharam notoriedade durante a Assembléia Legislativa, entre 1791 e 1792, anos respectivos a Revolução Francesa. Os girondinos representavam a alta burguesia e desejavam o distanciamento político dos trabalhadores urbanos e rurais. Em contrapartida, o grupo contrário nomeado jacobinos, liderado por Robespierre, exigia a ampla participação popular nas decisões políticas, mudanças estruturais da sociedade e, consequentemente, representavam a baixa burguesia. Tais grupos foram responsáveis por criar, ainda que de forma sucinta, o que chamamos atualmente de “direita e esquerda”. Dentre os principais líderes girondinos, cabe frisar Brissot, Dumoureiz, Condercet, Vergniaud, Petain e a principal líder feminina do partido, Madame Rolland que desempenhou um papel significativo na Revolução Francesa. Tanto girondinos como jacobinos, tinha como ideal o fim da monarquia e estabelecimento da liberdade. Sendo assim, desejavam que colocassem em prática a liberdade, igualdade e fraternidade. Girondinomoderna2 (discussão) 14h13min de 30 de janeiro de 2021 (UTC)Responder

Olá, como vai, eu estou começando a estudar à respeito, pretendo me aprofundar ainda mais nos meses que se seguem.
No entanto, pelo o que eu já li até o momento, não entendo o porque de vocês do Wikipédia português não considerarem os Girondinos e os Jacobinos como sendo a origem do espectro político, direita e esquerda. Pois pela minha dedução lógica tem sim origem nisso, sem irmos muito para o lado de achismos, vamos simplesmente pela lógica e pelo o que é mais simples. O espectro político fica muito mais simples se analisarmos deste modo, em que à esquerda temos os que defendem mais causas populares, assistencialismo, centralização de poder, coletivismo, pessoas radicais, incultas, etc, e à direita temos os que defendem o estado mínimo, o capitalismo mais puro, o individualismo, o liberalismo, etc. Se continuarmos a nossa analise veremos que um ambiente que possui estas características bem definidas na divisão do espectro político, tem muito mais chance de ser um ambiente mais saudável e equilibrado.
E outra coisa, se vocês verificarem o Wikipédia em inglês, eles nem colocam esta parte do espectro político para os Girondinos nas características laterais. Porém, no artigo eles deixam claro que eles foram a origem do que se considera como direita, um artigo muito mais completo e cheio de informações. Aqui no Wikipédia português, coloca-se o espectro como sendo centro nas características laterais e pouquíssimas informações sobre os Girondinos.
Eu já tenho muitos livros aqui para ler à respeito, porém, é o tempo que está curto pra mim, com certeza ficará evidente quando terminar de lê-los que os Girondinos e os Pais Fundadores dos EUA foram o que é a direita clássica, eu digo isso lá no inicio, quando se iniciou a Revolução Francesa. Porque depois a revolução se perdeu em terror e o jacobino Napoleão Bonaparte deu o golpe militar trazendo o período Monárquico tudo de novo. E então só depois de cerca de quase 80 anos é que a França finalmente acabou com a Monarquia, quando foi redigida a constituição Francesa da Terceira República.
Acho que nós devemos simplificar isso, este assunto precisa ser destrinchado e detalhado. Acredito que naturalmente isso vai ocorrer com o tempo, agora que temos muitas mais informações disponíveis na própria internet. Thiagocsbond (discussão) 17h58min de 15 de junho de 2023 (UTC)Responder