Discussão:Västergötland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

De Västergötland para Gotlândia Ocidental e depois para Gotalândia Ocidental[editar código-fonte]

  • Em dezembro de 2007, foi criado o artigo sobre a província histórica sueca da Västergötland, com o título Västergötland. [1]
  • Em abril de 2015 o nome geográfico Västergötland foi modificado para Gotlândia Ocidental, com o comentário "Väster" significa "ocidental", tal como em "visigodos". (1) - Uma confusão entre Gotland (ilha do Mar Báltico) e Götaland (região histórica da Suécia), duas entidades geográficas distintas. (2) Uma mudança feita sem proposta de renomeação, sem discussão, sem nenhum consenso. WP:CNNTT (3) - Uma mudança feita sem respeito pela regra do primeiro editor
  • Em fevereiro de 2018, Gotlândia Ocidental foi mudada para Gotalândia Ocidental, para atenuar a movimentação irregular de Västergötland para Gotlândia Ocidental.--HCa (discussão) 10h43min de 27 de novembro de 2018 (UTC)

Referências

Västergötland em textos em português[editar código-fonte]

  1. "... diz que o rei Inge I (1070s-1110) se recusou a realizar os rituais pagãos (Blót), e como o seu antecessor teve de ir para o exílio em Västergötland..."
  2. "... Floiano (Andar/Idade) - De Flo, localidade em Västergötland, no sul da Suécia..."
  3. "... contemporâneos, construtores de sepulcros colectivos de carácter megalítico, como Resmo (Öland) e Rössberga (Falbygden, Västergötland)..."
  4. ”... Bracteados de ouro encontrados em Trollhättan (século X), Västergötland (Suécia)...”
  5. ”... antropomórfico com dois braços e cauda entrelaçada é atacada por um guerreiro com espada (porta da igreja de Västergötland, Suécia …”
  6. ”... das viagens Öland e Gotland (Öländska och Gothländska resor, 1745), a Västergötland (Wästgöta Resa, 1747) e à Escânia (Skånska resa, 1751)...”
  7. ”... Por exemplo, Vg 61 corresponde à inscrição 61 da Västergötland...”
  8. ”... Materiais examinados: BRASIL, Santa Catarina, Florianópolis, S. Urrea 45 29 Nov. 2011(FLOR0051051). SUÉCIA, Västergötland, Göteborg...”
  9. ”... Foices de ferro encontradas em um túmulo sueco (Östergården, Lunda, Bråttensby, Västergötland) da Era Viking (c. 700 a 1000 dC)...”
  10. ”... quando seguiu numa espécie de ”embaixada” junto ao jarl Rögnvald de Västergötland, na Suécia, em 1017-1018...”
  11. ”… na Suécia, de cabo do regimento da cavalaria de Västergötland, passou a tenente da cavalaria de Småland...”
  12. ”... colar de ouro circular vindo de Västergötland, estão entre as mais antigas produções de ourives nórdicos...”
  13. ”... Oestergötland, nas proximidades de Omberg; em Närke, a 18 quilômetros ao Sul de Orebro; em Oeland, na costa Sudeste; em Västergötland... ”
  14. "... diz que o rei Inge I (1070s-1110) se recusou a realizar os rituais pagãos (Blót), e como o seu antecessor teve de ir para o exílio em Västergötland..."
  15. ”... Västergötland - Com o objetivo da destinação ecologicamente correta do lixo da população, o governo da Suécia, implantou ações como: incineração...”
  16. "... Olof teria limitado a disseminação do cristianismo em seu reino à província de Västergötland, onde o cristianismo era bem aceito..."
  17. ”... Ele foi enviado por Óláfr numa espécie de “embaixada” junto ao jarl Rögnvald de Västergötland, Suécia, em 1017-1018...”
  18. ”... vieram em sequência, em diversas épocas, sociedades e regiões (sharias, leis suntuárias, lei da Västergötland, Ordenações Portuguesas...”
  19. "... Datam do século XI dois dos mais famosos monumentos suecos: a pedra Rök, localizada em Östergötland, e a pedra Sparlösa, em Västergötland..."
  20. "... Em Västergötland e Östergötland as estelas são de certa forma contemporâneas com as danesas, sendo no restante da Suécia um pouco mais recentes..."
  21. "... a coletânea Afzelius-Geijer de baladas suecas foi recolhida da tradição oral em Västergötland e publicada em 1814..."
  22. ”... Stig cresceu na pequena cidade de Hova, em Västergötland, a alguns quilômetros de distância de Mariestads, entre Vänern e Vättern...”
  23. ”... a coletânea Afzelius-Geijer de baladas suecas foi recolhida da tradição oral em Västergötland e publicada em 1814...
  24. "... Oden (Óðinn) era relacionado com os campos em Västergötland, Suécia..."
  25. "... Äldre Västgötalagen (Antiga Lei da Västergötland) é o mais antigo documento legal escrito em sueco antigo em alfabeto latino e a mais antiga..."
  26. "... A legislação foi formulada por volta de 1220 e foi usada em Västergötland, no oeste da Suécia..."
  27. "... da família Bernadotte e, a partir do próximo sábado, passará a ser o príncipe Daniel da Suécia, Duque de Västergötland..."
  28. "... título de príncipe Daniel, duque de Västergötland..."
  29. ”... Com essa união, obterá também o título de duque de Västergötland, um ducado que inclui Göteborg, na região oeste do reino...”
  30. ”... O príncipe herdeiro da Suécia e o duque de Västergötland...”
  31. ”... o baile que culminará as festas de casamento. E Westling será para sempre sua majestade real o príncipe Daniel, duque de Västergötland.”
  32. ”... esta gravura em talho-doce Templo de Uppsala - Tumba em Västergötland (Suécia) que data de 1838...”
  33. "... Era a filha mais nova do Príncipe Carlos da Suécia, duque de Västergötland...
  34. ”... Originário da província de Västergötland, na região sulina de Götaland...”
  35. ”... ao jarl Rögnvald de Västergötland, na Suécia, em 1017-1018...”

Vastergotland em textos em português[editar código-fonte]

  1. ”... e o período medieval, houve uma tendência de apontar a “origem divina”, como nas mensagens das runas de Noleby e Sparlösa em Vastergotland...”

Gotalândia Ocidental em textos em português[editar código-fonte]

  1. "... Universidade de Borås (UB), Borås, Gotalândia Ocidental, Suécia"...

Renomeação[editar código-fonte]

Symbol support vote.svg Concordo em mudar o nome para Västergötland, a forma usada maioritariamente em português. A designação alternativa Gotalândia Ocidental não é uma forma de uso corrente em português, nem tem “uso considerável em nenhuma das versões da língua portuguesa”.

A Convenção de Nomenclatura da Wikipédia prescreve o uso do termo original quando não haja outro termo corrente usado pela comunidade de falantes da língua portuguesa (WP:FF). Não há fontes confiáveis conhecidas que demonstrem que o termo Gotalândia Ocidental tenha uso significativo nas variadas versões do Português. Pelo contrário, essa província sueca é conhecida e mencionada em textos em português pelo nome original Västergötland (WP:V).

O artigo criado pelo primeiro editor com o título Västergötland foi renomeado por um outro editor em 2015‎ para Gotlândia Ocidental sem respeito pelas recomendações editoriais da Wikipédia.

  • Recomendação de propor a renomeação através de colocação da marca {renomear página} (WP:CNNTT)
  • Recomendação de utilizar a página de discussão antes de uma modificação que altere o contexto. (WP:CNNTT)
  • Recomendação de preservar a grafia usada na edição anterior, durante o período de discussão. (WP:STATUSQUO)

HCa (discussão) 11h24min de 3 de maio de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo plenamente com a seguinte Citação: HCa escreveu: «A designação alternativa Gotalândia Ocidental não é uma forma de uso corrente em português, nem tem “uso considerável em nenhuma das versões da língua portuguesa”. A Convenção de Nomenclatura da Wikipédia prescreve o uso do termo original quando não haja outro termo corrente usado pela comunidade de falantes da língua portuguesa (WP:FF). Não há fontes confiáveis conhecidas que demonstrem que o termo Gotalândia Ocidental tenha uso significativo nas variadas versões do Português. Pelo contrário, essa província sueca é conhecida e mencionada em textos em português pelo nome original Västergötland (WP:V).» Nada a acrescentar. Que mude o nome. Jimmymsg 02h42min de 4 de maio de 2019 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com o pedido, por não concordar com a mudança feita em 2015. JMGM (discussão) 15h35min de 15 de junho de 2019 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário @HCa: sou indiferente pela mudança. A transliteração está correta, mas o uso em textos são pouquíssimos. Realizei uma busca e só encontrei esta fonte da Agência Brasil de 2018. Edmond Dantès d'un message? 07h43min de 29 de junho de 2019 (UTC)