Discussão:Gramofone

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fiz a reversão e avisei ao usuário, pois houve deleção de dados anteriores e adição de assinatura, e ainda a inclusão de dados que não foi possível confirmar a veracidade (através de pesquisa nas outras wikis, não falava nada sobre Berliner ter inventado, e sim Thomas Edson, como já estava escrito...). Tschulz 04:43, 17 Março 2006 (UTC)

Gramofone =/= fonógrafo[editar código-fonte]

Ref; Fusão dos dois artigos do título.
Interessante a fusão, mas talvez devamos considerar deixá-los expandir separadamente e ver até onde chegaremos.
Deveriamos fundir Xerox com fotocopiadora ?

Notem que
  • O nome gramofone iniciou-se como uma marca registrada de Berliner ( o inventor do tocador de discos planos), mas os europeus adotaram o termo (ie. Gramofone) genericamente, enquanto:
  • os Norte-americanos continuaram a usar o termo fonógrafo (para o toca disco)

Já a diferença entre Berliner, o inventor do toca disco no formato plano (como conhecemos hoje em dia)---o gramofone---, e Thomas Alva Edison, é que Thomas Edison inventou o toca disco em formato de cilindros.

  • Berliner recebeu sua patente ao Gramofone® em 1888 (Alemanha), era feito de base de zinco coberto com cera de abelha para poder criar as ranhuras;
  • Edison desenhou os sketches em 1877 de seu fonógrafo, e tirou a patente de seus cilíndros de bronze em 1878, nos EUA, UK e Canada.
  • em 1889, a North American Phonograph Company publicou o primeiro catálago de discos. Berliner começou a estampar os discos em vulcanite, ou borracha dura.
  • em 1897, Berliner também iniciou com a fabricação de discos de termoplástico (o primitivo "vinil").

Logo, Berliner foi o inventor do fonógrafo patenteado de Gramofone® e que tocava discos planos com ranhuras, e Edison foi o inventor do fonógrafo de cilindros
Notem também que os europeus chamam a "vitrola" de gramofone (que é uma marca registrada e não o tocador em si), assim como os brasileiros chamam máquinas fotocopiadoras de Xerox. Os Norte-americanos já adotaram o termo "fonógrafo" que é o nome da vitrola, em si, não da marca.
Noutra pergunta retórica (para voces pensarem): Deveriamos fundir: lâmina de barbear com "gillette"?
Ambos Xerox e Gilette são marcas registradas do seus devidos donos e não o nome comum do equipamento. —Kerr (discussão) 02h51min de 10 de Junho de 2008 (UTC)