Discussão:Guitarra clássica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fusão[editar código-fonte]

Discordo da fusão desse artigo com guitarra, pois essa separação foi feita após diversas discussões em Discussão:Guitarra e Wikipedia Discussão:Projetos/Instrumentos musicais/Guitarra. A separação só foi feita depois de mais de um mês de discussão. A discussão ficou inclusive em destaque nas mudanças recentes (me enganei, não ficou em destaque, mas ainda assim, o projeto instrumentos musicais foi divulgado aos usuários que à época mostravam interesse nesse assunto). Mas não é só por essa razão que discordo, mas também porque há espaço para os dois artigos coexistirem sem problemas:

  • O artigo guitarra refere-se à família de instrumentos, com todas as suas generalidades, história comum e características técnicas comuns a todas as variedades acústicas e elétricas.
  • O artigo violão refere-se apenas à versão acústica, trata de particularidades dessa versão em relação à construção, técnicas, composições e músicos.
  • Existe ainda um artigo para cada uma das outras variedades: guitarra elétrica, guitarra portuguesa, ukelele, violão de 7 cordas, viola caipira, baixo e diversos outros. Cada um trata especificamente das caracteristicas da variedade abordada. Não há sentido em fundir apenas uma das variedades.

Concordo que há diversas redundâncias entre os artigos guitarra e violão, que deverão ser removidas de um ou de outro para que ambos se tornem complementares. Acredito que ambos se beneficiariam de uma reestruturação, mas não concordo com a fusão, pois tratam-se de dois assuntos diferentes.

Se o problema for o nome violão que só se usa no Brasil, não vejo o menor problema em mover o artigo para guitarra acústica, guitarra clássica ou qualquer outro, mas que fosse mantida a separação que foi decidida como consenso entre diversos usuários. Gostaria que a fusão, se ocorresse, só fosse feita após discussão, assim como foi feito com a separação. Cralizemsg 20:00, 28 Setembro 2006 (UTC)

Retirei a marcação de fusão pois, além de já ter sido AMPLAMENTE discutido (ver links acima), percebe-se claramente pelos artigos que as propostas são diferentes. Leonardo Stabile msg 05:27, 29 Setembro 2006 (UTC)
Leonardo, ironias à parte, a discussão ocorreu, mesmo que não tenha sido ampla. Quanto às diferenças de proposta dos dois artigos, vou torná-las mais claras do que estão atualmente, removendo as duplicidades. ObrigadoCralizemsg 10:05, 29 Setembro 2006 (UTC)
Efectivamente, nao encontrei nenhuma discussao tao AMPLA como o Leonardo.stabile faz crer. Encontrei esta e desconhecia esta que, curiosamente, so' contou com a participacao de brasileiros (nao obstante, os suficientes). Aproveito para explicar que o termo guitarra, embora tambem abrangente em Portugal, refere-se, sobretudo, 'a guitarra classica (violao erudito). Qualquer outra e' referida pelo seu nome detalhado, como guitarra electrica.
Seja como for, do que percebi da leitura rapida de ambos artigos alias, confirmado pelo Cralize, Violao trata-se efectivamente de um sinonimo de guitarra classica e e' um termo utilizado unicamente (tanto quanto sei) no Brasil. Por isso, peco-vos que movam o artigo para guitarra clássica por uma questao de neutralidade. Entretanto, e' imperativo retirar *todas* as redundancias dos artigos, ja' que algures a partir do meio os artigos sao identicos, sem tirar nem por. Alem de ser desperdicio, faz com que as alteracoes de um nao se reflitam no outro. De qualquer forma, nao obstante partilharem aspectos comuns, isso nao justifica que seja repetida a "historia da guitarra" em cada artigo de uma variacao deste instrumento.
Assim sendo, enquanto lia Guitarra (pensei que estava a ler sobre guitarra classica) fiz uma pequena alteracao, que gostaria que confirmassem [1]. A ideia era redireccionar o leitor tao cedo quanto possivel para o artigo "guitarra classica" (violao, portanto).
Outra coisa, sugiro que se marquem os artigos vinculados aos projectos, para que se encontre mais facilmente a documentacao necessaria para estas questoes, como neste caso. -- Nuno Tavares 10:28, 29 Setembro 2006 (UTC)
Concordo que existe redundância que deveria ser removida, minha teima era a fusão dos artigos. Como brasileiro não vejo problemas no artigo Violão sndo redirecionado para Guitarra clássica, parece-me justo.
  • A alteração em Guitarra parece adequada, por mim fica.

Leonardo Stabile msg 14:08, 29 Setembro 2006 (UTC)

Violão[editar código-fonte]

No texto anterior estava: «denominação usada exclusivamente no Brasil». Em Cabo Verde também é denominado 'violão', e eu não sei se em outros países também.

Ten Islands 00:29, 1 Abril 2007 (UTC)

Confusão com nomes[editar código-fonte]

Eu ia começar a fazer várias alterações, quando de repente eu notei o texto que está escondido na secção “Tipos de guitarra acúsitca”. Eu queria só notar que “guitarra acústica” e “guitarra clássica” não é a mesma coisa. “Guitarra acústica” é apenas uma guitarra que não é electrificada. “Guitarra clássica” é um dos tipos de guitarra acústica. Eu não tenho muito tempo agora, mas eu sugeria o seguinte:

  • ou fazia-se este artigo apenas para a guitarra clássica (removendo a informação relativa a outras guitarras) e fabricavam-se artigos para as outras guitarras: guitarra de flamenco, guitarra folk, guitarra folk de 12 cordas, guitarra de jazz, guitarra de ressoador, etc.;
  • ou então transformava-se este artigo como um artigo genérico para todas as guitarras acústicas, e substituía-se as denominações de “violão” ou “guitarra clássica” por “guitarra clássica” lá onde fosse necessário.

Ten Islands (discussão) 13h07min de 1 de Agosto de 2008 (UTC)

Ainda a nomenclatura[editar código-fonte]

Eu encontro referências em inglês a esse instrumento com o termo ""Nylon guitar", proponho a alteração do texto "Spanish guitar" para "Nylon guitar", no primeiro parágrafo. Noto em alguns artigos da área da música uma propensão para a nacionalização das coisas aqui na pt-wiki. No artigo Música clássica, por exemplo, se fala de "música da europa", aqui se fala em "guitarra espanhola", e assim, outros artigos seguem a mesma linha. Onde há fumaça, há fogo. Vou editar o artigo. abraços respeitosos. Aματνεξ δ 10h16min de 7 de fevereiro de 2010 (UTC)

México[editar código-fonte]

Eu sou mexicano e acho que em México há muitos violistas importantes. Não entendo porque os borraron. A violão em México é un instrumento que tem muita tradição e desde Guillermo Flores Méndez que estudou com Manuel M. Ponce ha tinho muitos violistas destacados. --Rodrigo Gardea (discussão) 17h27min de 29 de abril de 2010 (UTC)

neologismo totalmente desnecessário[editar código-fonte]

Em Portugal, chama-se viola. V-i-o-l-a.

Não existem 'guitarras portuguesas', a não ser a guitarra de fado. E foi assim chamada porque na altura consideraram ser a sítara portuguesa.

A origem da viola 'clássica' é desconhecida, apenas é certo ser IBÉRICA.

Fomos nós Portugueses que apresentamos a sítara ao ocidente. Sabemos muito bem a diferença entre uma viola e uma sítara.

Com muito respeito pela sítara, PF mudem o título para viola, ou viola 'clássica/ ibérica', conforme com o artº: https://pt.wikipedia.org/wiki/Violas_portuguesas

É que ainda por cima ATÉ pode ter sido conceptualizada em Portugal.

Obrigado, e fiquem bem. M< 83.223.233.213 (discussão) 18h58min de 5 de novembro de 2016 (UTC)