Discussão:Iaido

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Adicionadas informações sobre Iaido no Brasil e Katas de Iaidô, removidas informações sobre Iaijutsu.

Iaido é uma arte marcial regulamentada, no Japão, Brasil e no mundo. Não se deve confundir Iaido com Iaijutsu, são temas completamente diferentes. Seria o mesmo que confundir boxe e boxe-tailandês, que possuem relação únicamente histórica e de origem, mas não são o mesmo assunto ou tema.


Retiradas novamente informações adicionadas sobre Iaijutsu. Iaidô não é Iaijutsu, assim como no tópico Kendô não existem dados sobre Kenjutsu, que é devidamente separado.

Informações sobre Iaijutsu devem ser colocadas no tópico correspondente.


Inseridas informações sobre prática e regulamentação do Iaidô no Brasil na atualidade. Informações obtidas a partir das atividades do último exame da IKF, coordenado pela Confederação Sulamericana de Kendo, no Chile em 2007 e das comunidades relacionadas em inglês e espanhol.


Inseridas informações adicionais a respeito do Iaidô no Brasil. [Elia Matsumoto (eliaym@yahoo.com) em 06/02/2008]


Solicit ao usuario que nos forneça dados concretos(quem e quando) sobre o início do iaido no Brasil.falar que chegou em 1908 é vago. --Hagakure (discussão) 20h49min de 23 de Novembro de 2008 (UTC)

Nao entendi o porque de retirar infs relacionadas a iaijutsu. O usuario elia deve estar equivocado quando a terminologia de iaido. Iaido engloba a pratica de iai no âmbito geral, ou seja, tanto os koryu (estilos antigos) e o seitei (12 sequencias surgidas no século passado). Nao sei se usuaurio pratica, mas basta ver qualquer revista da área e constatará , p0r exemlo , na revista Kendo Nippon, a mais abrangente de tdas, existe a seçao Iaido Corner,onde existem todas as matérias relacionadas, sejam o koryu(algumas conhecidas por iaijutsu) seja o seitei. Sendo assim, solicito que nao retire infs relacionadas ao iaijutsu, a partir do momento que elas forem recolocadas. --Hagakure (discussão) 20h58min de 23 de Novembro de 2008 (UTC)

Sobre as 12 sequencias de seitei, gostaria de esclarecer que as úlitmas 2 foram "elaboradas"há pouco mais de 6 anos, e que muitos mestres antigos não aprovaram a criação destas sequencias... Esta é uma das grandes diferenças existentes no koryu iai e seitei iai. O Koryu iai (estilos antigos) nasceu da guerra, de experiencias reais de combate e levam o nome de seu fundador, seguindo a tradição. O Seitei iai depende de uma diretoria da IKF e pode ser mudada a qualquer momento, bastando para isso uma votação.Um exemplo disso é que há 30 anos, as mesmas sequencias eram praticadas de forma diferente de hoje em dia, pois depende principalmente dos professores que estão atuando. Por ser uma mescla de vários estilos (como no kendo), não existe uma autoridade que diga o certo ou o errado. Se você aprender no norte do Japão , verá que lá no sul , vão te ensinar diferente. Essa é a realidade no seitei iai. --Hagakure (discussão) 13h28min de 28 de Novembro de 2008 (UTC)

Usuário http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Kendobr claramente removendo conteúdo com objetivos pessoais. Usuário deve ser banido ou proibido de alterar informações retiradas das versões em inglês, espanhol e outros idiomas da Wikipédia.

Provavelmente o usuário é ligado à CBKO, pois altera claramente informações em Kendo, Iaidô e outras artes marciais, removendo informações cabíveis para deixar informações não relacionadas aos assuntos, mas relacionadas a CBKO.

O histórico do usuário demonstra a ligação, a partir do grande número de informações adicionadas no Instituto Niten, fundador da CBKO.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Contributions/Kendobr

Sou contribuidor da Wiki nas línguas Portugues, Ingles, Espanhol Alemão e Japonês. Faço constantemente diversas contribuições relacionadas ao tema artes marciais.
Não retirei nenhuma informação do artigo, apenas reagrupei de modo a fazer mais sentido. A lista de katas de Muso Shinden Ryu foi acrescentada ao artigo principal deste estilo.
Mesmo informações que você inseriu e que deveriam ser retiradas por representarem sua opinião pessoal (ver no artigo onde marquei como "carece de citações") deixei lá . Caso queira manter as informações, favor citar fontes.
Todas as informações que eu coloco são neutras e as fontes citadas.
Aqui é a Wikipedia, não Orkut. Não há espaços para "achismos".
Se fosse para entrar em suposições, diria que acho que você é ligado à CBK e claramente altera infomações de Kendo, Iaido e outras artes marciais de modo a passar o ponto de vista dos dirigentes de tal federação.
Mas não é o caso. Não me importa a quem você é filiado, desde que coloque informações verificáveis e não fira os princípios da Wikipedia. E, principalmente, respeite as contribuições de outros usuários.
--Kendobr (discussão) 13h29min de 12 de Dezembro de 2007 (UTC)

Expansão do Iaido na AL[editar código-fonte]

Não me diz nada vc ser contribuidor nesses idiomas... tbm sei inglês, espanhol, alemão e francês. Mas não contribuo de forma a direcionar as coisas para o meu interesse. Tbm não coloco informações de Kenjutsu em Kendo, ou de Iaijutsu em Iaido. Cada coisa no seu devido lugar. Não sou filiado à CBK... mas treino Kendo com Senseis japoneses na Associação Nikkei da minha cidade. Temos um ótimo convívio com os Dojos da CBK, pois treinamos de acordo com as orientações do Kendo no Japão, onde o irmão (7º Dan) de um de nossos Senseis possui um Dojo. Alias... nosso Sensei treinou Kendo no Japão antes da 2ª Guerra (qdo não existia CBK oi IKF), onde obteve o 4º Dan - equivalente ao 6º ou 7º Dan atuais. Existe um grupo na minha cidade que treina Kenjutsu, mas fala q treina Kendo. Esse grupo surgiu qdo um ex-aluno saiu do Kendo da Assoc. Nikkei. Infelizmente o grupo é fechado e nunca pode aproveitar os seminários que temos com Senseis inclusive do Japão.

Qto a seriedade do sr. Toshihiko Tsutsumi, acredito que o simples fato de uma revista ter vindo do Japão em novembro para realizar com ele uma matéria sobre Kendo e Iaido já seria o suficiente. Mas vou colocar apenas uma pequena citações da USP de São Carlos (SP) a respeito da graduação dele. O Kendo da USP de São Carlos está diretamente ligado ao Centro de Educação Física, Esporte e Recreação (CEFER-USP). É um curso de extensão oferecido pela USP naquela cidade.

http://www.asck.com.br/novo/modules/news/article.php?storyid=75

Aparentemente, a última edição de Iaido é a única que já esteve realmente séria. Parabéns pelas informações adicionadas. O único problema é que sua Referência (5) não vale de nada... o site não existe.

Allsmac

Apenas citei ser contribuidor nestes idomas porque foi dito que estou retirando informações das wikipedias destes idomas, sendo que na verdade fui eu que as inseri lá em primeiro lugar. Não que quem inseriu seja relevante, pois uma das principais bandeiras da wikipedia é justamente o compartilhamento do conhecimento.
Agradeço pelos parabéns. É isto que busco, adicionar conteúdo da forma mais precisa. Acho lamentável que você não tenha visto seriedade nas edições anteriores, pois também foram feitas com este intento. Sugiro que reveja com neutralidade as informações que adicionei nos diversos verbetes.
Não coloco a seriedade de ninguém em questão. Mas por se tratar da wikipedia é prudente respaldar as afirmações com citações sempre que possível.
É complicado, por exemplo, dizer que fulano é quem mais contribui para o avanço de tal coisa, se não for algo facilmente comprovável. Você pode ter uma opinião e eu outra. Se não houver consenso passa a ser uma opinião pessoal, e portanto sem valor enciclopédico.
Sugiro que reescreva a frase, por exemplo dizendo que a pessoa citada é um dos principais responsáveis pela difusão do iaido na atualidade. Assim fica neutro, comprovável por citações e ainda deixa espaço para outros wikipedistas acrescentarem outros nomes ou ainda complementar algo a respeito.
--Kendobr (discussão) 16h43min de 12 de Dezembro de 2007 (UTC)

Outros podem ter contribuído bastante, mas Tsutsumi Sensei é a pessoa mais graduada em Iaidô que existe na Am. Latina. E o responsável pelo aumento no número de praticantes e graduados reconhecidos pela IKF em todo o continente. Nunca houve uma expansão no Iaidô tão grande na Am. Latina, antes dele vir do Japão em 2003. Isso precisa ser visto e analisado conforme o crescimento da atividade, pelos que a praticam.

Allsmac

Meu caro, você tem alguma base para fazer estas afirmações? Quantas pessoas praticavam antes? Com que base você diz que foi o professor Tsutsumi que fez tal aumento? Como você pode dizer que nunca houve uma expansão tão grande na América Latina por causa dele? Em que países ele esteve? Quantas pessoas ensinou?
Eu discordo de você neste ponto. Eu diria que o aumento dos praticantes é o fruto de vários fatores, desde melhora nas condições socio-econômicas dos países da AL, uma maior difusão da cultura japonesa por parte da mídia geral e o trabalho de uma série de mestres independentes um do outro. Neste último ponto, creio ser o peso do Sensei Jorge Kishikawa muito maior, e tenho números para demonstrar isto.
O Instituto Niten ensina Iai em 40 unidades em todo o Brasil além de cinco na Argentina e três no Chile. No total são mais de 600 integrantes. E estamos falando de grupos que tem reconhecidamente o fundador do Instituto, Sensei Jorge Kishikawa, como responsável. Há poucos dias esteve na Argentina em encontro que reuniu praticantes dos 3 países citados. O encontro foi coberto pela mídia especializada local.
Por isto é tão complicado fazer as afirmações que você fez sem poder comprovar. Como eu disse, é tudo uma questão de saber como apresentar. Por exemplo, você pode dizer que "O Iaido se encontra em franca expansão na América Latina, dentre outros fatores temos como responsável o trabalho de professores de alta graduação como ..." e a seguir citar a pessoa que você atribui importância, claro que especificando e mostrando suas fontes para tais informações.
--Kendobr (discussão) 18h25min de 18 de Dezembro de 2007 (UTC)
Eu quero saber
como podem provar que Jorge kishikawa é representante oficil da tenshin Shoden Katori Shinto ryu aqui no Brasil. Eu apaguei essa parte pq é informação muiiittooo duvidosa. Como uma pessoa pode representar um estilo koryu sem o praticá-lo na fonte pelo menos mais de dois anos ineteruptamente?

Agora ,a informação que colquei sobre Tsutsumi sensei é do conhecimento de todos os praticantes de iai do Brasil e apagaram pq?--Kendoiaido (discussão) 00h16min de 16 de Novembro de 2008 (UTC)

Eu coloco aqui só um ponto! Qual é a graduação do Sensei Jorge Kishikawa no Iaidô? Ele tem graduação suficiente para realizar exame de graduação? Ou seja, o que garante a qualidade daquilo que ensina? Até onde sabemos não existe nada que comprove as informações de que ele representa essa ou aquela escola no Brasil. Qualquer informação a respeito não passa de informação "de boca", certo!?
All Mac (discussão) 17h02min de 18 de Novembro de 2008 (UTC)

O que garante a qualidade do ensino de Iai do Sensei Jorge Kishikawa?

Que tal o fato de ele ser o REPRESENTANTE OFICIAL do estilo Suio Ryu, um dos mais respeitados no Japão, para a América do Sul http://www2.wbs.ne.jp/~nck/suiou/suioudoujou.htm

E o fato de ser SHIDOUSHA para a América do Sul do Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu Sobre isto, caso queira confirmação, contacte QUALQUER um dos demais shidousha. Aqui nesta página tem uma lista: http://www.tenshinsho-den-katori-shinto-ryu.org/ A atualização da página é de maio 2008. Sensei Jorgwe Kishikawa foi apontado como shidousha da A.S em setembro. Quando Relnick Sensei atualizar o site, futuramente , lá estará. Enquanto isto, se quiser confirmar com alguém do ryu, fique livre.

Quer mais? O Sensei é também representante dos estilos Muso Shinden Ryu (o mesmo do professor Tsutsumi), por Kaminoda Tsunemori Sensei e do estilo Sekiguchi Ryu pelo Shihan Gosho Motoharu. Ambos mestres são Shihans do estilos mencionados. E Oitavo dan do Seitei Iaido.

Não entendo a pergunta sobre graduação em iaido. Sempre que o allsmac fala em Iaido fico com a impressão que ele não sabe bem o que está falando. Você se refere ao Seitei Iaidô, da AJKF? Quem disse que o Sensei Jorge Kishikawa está ensinando Seitei Iaido? Quem disse que está graduando nesta modalidade?

Agora, se você está falando em Iaidô em geral, os estilos acima e as AUTORIZAÇÕES DE ENSINO falam por si só. O Iaijutsu que o Sensei Jorge Kishikawa ensina é dos estilos acima citados. --Kendobr (discussão) 18h36min de 18 de Novembro de 2008 (UTC)

Então coloco a mesma questão aqui... Como você escreveu "O Iaijutsu do Sensei J. Kishikawa". Então ele treina Iaijutsu ou Iaido? Se for tudo a mesma coisa devemos unir o conteúdo de Iaido e Iaijutsu, certo? Se for diferente, ele deve ser citado em Iaijutsu, não em Iaido, certo?
Veja isso como "colocar os pingos nos ís", ou "cada um no seu quadrado", como melhor preferir. É exatamente o mesmo trabalho que está sendo realizado em Kendo e Kenjutsu.
All Mac (discussão) 19h03min de 18 de Novembro de 2008 (UTC)

Allsmac, quando vai se falar de terminologia, temos sempre que observar com cuidado como de que arte estamos falando e como foi sua evolução.

Lembra ontem, quando estávamos editando o artigo Jodô, que eu perguntei se era de seitei Jodô ou de Jo em geral? É esta mesma situação que encontramos aqui neste artigo.

Do jeito que este artigo está hoje, ele não fala de Iaidô Seitei da AJKF. Ele fala do IAI como um todo. Em se tratando de Iai, isto faz sentido, pois quando Nakayama Hakudo cunhou este termo, diversos outros estilos adotaram a denominação, as continuaram preservando suas técnicas em separado. Outros não, continuaram chamando de Iaijutsu, ou Battojutsu.

Esta evolução é totalmente distinta da que temos no caso do Kendo ou do Jodô. No caso do Kendo, o que chamamos assim hoje foi formado com base em alguns poucos estilos de Kenjutsu que praticavam o gekken com equipamento de proteção e se juntaram para padronizar a prática.

O Jodô é ainda um terceiro caso, no qual um ryu específico se simplificou para criar uma modalidade mais "acessível" para os praticantes do kendo também conhecerem o Jô.

Então, cada caso é um caso.

Dito isto, acho que no caso do Iaido / Iaijutsu, o melhor é fundir os dois artigos no atual e criar um redirecionamento de Iaijutsu.

O que você acha? --Kendobr (discussão) 19h21min de 18 de Novembro de 2008 (UTC)

Seguindo sua linha de raciocínio, acho que pode ser melhor mesmo (como Jodo e Jojutsu).
Só é necessário um cuidado na hora dessa unificação, concorda?
All Mac (discussão) 03h09min de 19 de Novembro de 2008 (UTC)

Caros Não vou , por ora, discutir a veracidade de Tstumi ser ou não graduado. O que tem que ser escrito é a verdade. Por ordem cronológica, temos alguns particantes de iaido pela CBK , e outros , como Jorge Kishikawa pelo Insituto Niten, que pelo que acompanho pelas revistas de artes marciais e tv já está há 20 anos difundindo o iaido. Pelo que eu sei o instituto Niten tem treino de iaido em toda a América do Sul, pois já vi o site deles. Me confirme , usuario kendobr , há quantos anos existe o Niten. Assim podemos colocar ordem e verdade em toda discussão, em ordem cronologica, o que farei posteriormente. --Hagakure (discussão) 14h57min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)

Hagakure,
O Instituto Niten foi fundado há 15 anos, 1993, no bairro do Itaim em São Paulo. Hoje em dia tem mais de 40 unidades , no Brasil, Argentina e Chile.
O Sensei Jorge Kishikawa pratica o iai já bem antes disso. Tem inclusive um vídeo no youtube que um praticante de kendo colocou no ar, que mostra uma demonstração em 1991 na qual a CBK pediu para o Sensei demonstrar seitei iaido.
--Kendobr (discussão) 17h48min de 27 de Novembro de 2008 (UTC)

KENDOBR citou:"E o fato de ser SHIDOUSHA para a América do Sul do Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu Sobre isto, caso queira confirmação, contacte QUALQUER um dos demais shidousha. Aqui nesta página tem uma lista: http://www.tenshinsho-den-katori-shinto-ryu.org/ A atualização da página é de maio 2008. Sensei Jorgwe Kishikawa foi apontado como shidousha da A.S em setembro. Quando Relnick Sensei atualizar o site, futuramente , lá estará. Enquanto isto, se quiser confirmar com alguém do ryu, fique livre."

Se Jk foi considerado Shidosha só agora em Setembro então pq ele já ensian esse estilo muito antes dessa época. Desde a primeira vez que acessei um site do Niten tem a infirmação de que Jk ensina TSKSR. Não seria uma prática ilegal essa? Não a de praticar o estilo de maneira informal, mas o de ensinar em um instituto.--Kendoiaido (discussão) 14h14min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Venho informar os srs que o mesmo fato que ocorre na seção Kendo , está ocorrendo aqui. Usuários estão "poluindo"com informações desnecessárias e até falsas quanto a História no Brasil, Graduações e Regulamntos. Vamos retirar textos que não são de conteúdo enciclopédico. --Hagakure (discussão) 13h32min de 3 de Dezembro de 2008 (UTC)

Usuario Kendoiaido, com o You Tube e a Internet hoje em dia todos ficam sabendo no dia seguinte o que cada um faz no mundo.

Principalmente com o site do Ninten que , pelo que já ouvi é muito elogiado até no Japão. (eu pessoalmente acho fantástico, apesar de não conhcer de perto). Os japoneses admiram como o Jk difunde na América Latina.

Posso estar enganado , mas ou você está enganado ou ele é muito bom mesmo para ser nomeado Shidossha , pois todos têm interesse no Tenshin Katori Shintoryu.

Nao seja igual ao Alsmac. Escreva com certeza, mesmo que seja na discussão, pois senão só vai tomar o nosso tempo, por favor. --Hagakure (discussão) 13h43min de 3 de Dezembro de 2008 (UTC)


Kiyohara e Kimura não sabiam iaido, motivo pelo qual foi retirado do artigo.

Foi feito um seminário durante a visita de Nakakura sensei e estes ficaram ao fundo e não sabiam executar nenhum movimento do iaido.

Sim, kiyohara forjava espadas, mas não praticou iaido. Kimura , assim como muitos, brandia espad , mas no dia que teve de mostrar a Nakakura sensei, não soube fazer nenhum movimento condizente , por exemplo , com os primeiros do seitei iai: mae, ushiro e ukenagashi.

A não ser que apresente então o diploma de graduação expedido pelo Japão. Pode ser até do Brasil, então. Verá que nem possuiam o 1kyu. Alsmac e kendoiaido, parem de colocar informaçòes baseadas em conversas. Pensem antes!Procurem o Tamaki e veja se ele "dá um jeito"de forjar um Suisen para eles.

Não vale promover os que já se foram. A história deve prosseguir, com verdade. Vai nos apresentar a graduação deles para cobrir a sua (mais uma vez) mentira??? --Hagakure (discussão) 19h23min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)


Caros KendoIaido e Hagakure
O Sensei Jorge Kishikawa é shidousha do TSKSR. Se é muito bom, depende da visão de cada um. Acho que o Shihan Otake está satisfeito, já que o escolheu para ser shidousha.
Quanto à ensinar este estilo, o KendoIaido está falando besteira. Não está escrito no site do NITEN (não ninten) e tampouco já esteve escrito. A informação que sempre constou é que o Sensei Jorge Kishikawa pratica o estilo. Desde setembro está constando a informação de que é shidousha. Mas nunca esteve escrito que este estilo é ensinado no Instituto Niten, pois não é. O Sensei passa este estilo à algumas pessoas, em separado e a seu critério. Dentro do isntituto Niten são praticados os estilos Nitne Ichi ryu, Suio ryu, Shindo muso ryu (e seus estilos associados), Muso Shinden Ryu e mais recentemente começou a prática do Sekiguchi Ryu. Além disso se praticam os katas de Kendo da IKF.
--Kendobr (discussão) 20h36min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)


Caros; Insisto em dizer que Kendoiaido tem apagado a seguinte verdade:

Kimura e Kiyohara não praticaram iai com nenhum mestre , tanto que é que não possuem nenhuma graduação. O que é diferente de empunhar e desembainhar uma espada, o que qualquer um pode fazer!

Se for verdade, que coloquem então a graduação, com referências corretas(diploma e graduação) . Digo A Alsmac e Kendoiaido, que tem defendido ferrenhamente a CBK, apagando verdades e colocando mentiras. Não insistam em colocar mentiras.

Alguem aqui pode colocar ordem ???? --Hagakure (discussão) 16h58min de 8 de Dezembro de 2008 (UTC)] Hagakure, por um acaso vc é lagum tipo de retardado??? Eu nem sei quem é Kimura e Kiyohara!!! Do que vc tá falando??? Seu paranóico maluco!!! Minha conversa aqui é com kendobr sobre TSKSR! Fica na sua aê!!!--Kendoiaido (discussão) 13h32min de 9 de Dezembro de 2008 (UTC)

Kendobr, desde de 2004 existe a informação de que o Instituto niten ensina TSKSR, tato que existe dezenas de fóruns na internet sobre esse assunto até hoje! Se ele recebeu o título de Shidosha de Otake sensei, meus sinceros parabéns a ele! Eu sei que esse estilo está se espalhando pelo mundo. Pena que ele more longe e costume cobrar tão caro por suas aulas, pq se não fosse isso eu realmente iria querer treinar com ele esse estilo, mas oque estou falando aqui não é do presente, mas do passado.--Kendoiaido (discussão) 13h38min de 9 de Dezembro de 2008 (UTC)

Kendoiaido, sinceramente, eu gostaria que você me mostrasse onde estava dizendo que o Sensei ensinava TSKSR antes deste ano. Pode ser fórum mesmo.
No fórum em questão , alguém do Niten disse que o estilo é ensinado? Por que, com toda sinceridade, não lembro disto.
Sei que sempre tive muito cuidado em quando me referir a este estilo, deixar claro que o Sensei é praticante do estilo com Shihan Otake. Agora, depois tornar-se Shidousha, o Sensei passará a seu critério o estilo para algumas pessoas.
Talvez esteja havendo confusão com outro estilo que praticamos no Niten, que é o Kasumi Shinto Ryu, que muitas vezes é referido apenas como Shinto Ryu. Este é o estilo de Kenjutsu ensinado juntamente com o Shindo Muso Ryu (jo). No Niten treinamos este estilo, em especial os mais graduados já tiveram bastante contato com o mesmo, por ocasião das vindas de Kaminoda Sensei ao Brasil e também nos treinos regulares e Gashukus.
Talvez outra origem para esta confusão seja que já houve no Brasil uma pessoa que nunca foi ligada ao Niten (na verdade era, ou ainda é, ligada à CBK) que se dizia representante do Katori Shinto Ryu, embora nunca houvesse praticado o estilo e Otake Sensei nunca havia ouvido falar dele. Ou seja, estava mentindo. Anos depois o irmão desta pessoa, que também é ligado à CBK justificou dizendo que ele havia confundido o nome dos estilos pois ainda era muito imaturo na época. Isto gerou, no passado, alguns mal entendidos. Pessoalmente recebi ao longo dos últimos cinco anos pelo menos uma dezena de e-mails perguntando se esta pessoa em questão era praticante do Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu.
--Kendobr (discussão) 15h58min de 9 de Dezembro de 2008 (UTC)

Kendobr, seria impossível agora mostar isso pq com certeza o site do niten foi atualizado desde 2004 não mesmo? Mas já que vc afirma que isso não existiu então deixamos isso pra lá, pois não chegaremos a lugar algum com isso. Me parece que vc conhece bastante o niten, me responda uma coisa: JK treina TSKSR há muitos anos? E como ele começou a treinar? Ele foi no Japão e entrou para o roll de praticantes da escola, assinou com o seu sangue o contrato deles, treinu por um tempo e depois continuou o treino aqui no Brasil? Ou ele fez como muitos praticantes de iai (inclusive eu) aprendeu por materiais didáticos da respectiva escola?--Kendoiaido (discussão) 14h22min de 10 de Dezembro de 2008 (UTC)

Hagakure escreve oque quer, e depois finge que nem é com ele, simplesmente desaparece! Sria isso covardia???--201.79.177.230 (discussão) 01h24min de 18 de Dezembro de 2008 (UTC)

esse hagakure é um panaca retardado, veio me acusando de algo que nem sabia que estava acontecendo!! Kendobr esse cara é seu aluno?--201.78.49.245 (discussão) 14h39min de 20 de Dezembro de 2008 (UTC)

Iaido + Iaijutsu[editar código-fonte]

Conforme definido anteriormente, realizei a primeira tentativa de fusão dos termos Iaido e Iaijutsu. Aguardo retorno comparativo antes que façamos o redirecionamento de Iaijutsu para Iaido. Se não estiver faltando nada, acho podemos redirecionar e ir trabalhando o texto aqui. Que tal? All Mac (discussão) 11h01min de 19 de Novembro de 2008 (UTC)

Allsmac, dei uma primeira olhaa aagora e parece estar excelente!!! Parabéns pelo ótimo trabalho.
--Kendobr (discussão) 13h04min de 19 de Novembro de 2008 (UTC)

Obrigado! Busquei umas fotos que não estavam no Iaijutsu, mas que poderiam incrementar o artigo. Acha que podemos redirecionar o Iaijutsu pra cá ou melhor dar um tempo? All Mac (discussão) 14h05min de 19 de Novembro de 2008 (UTC)

Acho que o melhor seria fazer uma entrada na discussão daquele artigo avisando que faremos isto e pedindo opiniões.
Que tal?
--Kendobr (discussão) 14h23min de 19 de Novembro de 2008 (UTC)

Alguém poderia nos informar de qual fonte se afirma ter sido Nakayama hakudo o responsável por "fundar" o iaido, como está escrito no texto? --201.26.33.41 (discussão) 01h35min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)

Acho que leu errado o texto: A criação do termo Iaidô é atribuída à Nakayama Hakudo (1869-1952), o fundador do estilo Muso Shinden Ryu.
All Mac (discussão) 22h06min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)

Referências[editar código-fonte]

Peço aos editores não retirar as referências a não ser que haja consenso.

A informação de que o Sensei Jorge Kishikawa é Shidousha do TSKSR é parte da biografia do mesmo. Nenhum lugar melhor para referenciar do que o site do Instituto Niten . É lá que esta informação tem que estar.

--Kendobr (discussão) 17h07min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

A referência está no koryu errado. A informação não é pertinente a aquele Koryu. Para ser mantida deveria ser referenciado que ele é reconhecido como aluno, mas em outro estilo.
Além disso não há imparcialidade na referência, visto que o site é de propriedade do próprio citado, que afirma algo relacionado a terceiros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Verificabilidade

All Mac (discussão) 13h14min de 3 de Dezembro de 2008 (UTC)
Entendi seu ponto. Acrescentarei como referência da abertura do livro dos cinco anéis, escrita pelo Shihan Gosho Motoharu no qual ele cita este fato e a seção "biografias" da dita obra.
--Kendobr (discussão) 13h35min de 3 de Dezembro de 2008 (UTC)
Quanto à referência do TSKSR, para a América do SUl o site http://www.niten.org.br/tenshin-shoden-katori-shinto-ryu.html, É o site OFICIAL do estilo seguindo a linha do Shihan Otake Risuke. O que está escrito lá É referência oficial deste estilo.
Favor não retirar novamente.
--Kendobr (discussão) 13h35min de 3 de Dezembro de 2008 (UTC)
Alsmac, seguindo seu raciocínio, terei que retirar TODAS as referências que você faz usando o site da CBK, pois posso alegar que está sendo parcial, já que o site é propriedade daquela organização.
Entenda que quase sempre o site oficial de uma determinada organização pertencerá ao seu lider.
No caso do TSKSR na América do Sul, esta pessoa é o Sensei Jorge Kishikawa.
--Kendobr (discussão) 13h47min de 3 de Dezembro de 2008 (UTC)

(Des)organização[editar código-fonte]

Este artigo está ficando desorganizado novamente! Tem informações pertinentes apenas ao Seitei Iaido sendo exibidas como se fossem verdadeiras em toda e qualquer prática de iai. Por exemplo as seções "Formato de uma Seção de Treino" e "Currículo" só fazem parte do Seitei Iaido.

A Federação de Kendo só tem influencia sobre o seitei iaido. Os Iai Koryu e Toho Iaido não seguem seus padrões. --Kendobr (discussão) 18h08min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Tentei melhorar a organização mantendo o conteúdo. A seção currículo estava redundante, pois o curriculo do Koryu , Seitei e Toho Iaido já estão detalhados. Peço aos colegasque vejam como ficou e tentem manter a organização.

--Kendobr (discussão) 18h08min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)

Assuntos desnecessários[editar código-fonte]

Retirado informações que promovem o sr Tsutumi, como por exemplo, a graduaçao de kendo e outros --Hagakure (discussão) 19h03min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Informações sobre a prática e graduação de diversos Senseis está no texto. Removemos todas as informações (em TODO o texto) ou mantemos. Caso contrário não existe coerência no texto como um todo.

All Mac (discussão) 18h19min de 8 de Dezembro de 2008 (UTC)

Wikipedia não é diário de exames de Graduaçoes[editar código-fonte]

Retirado pois se trata de infomaçoes desncesssárias a uma enciclopédia. "o último exame de graduação...."- Wikipedia não é diário. --Hagakure (discussão) 19h11min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Remoção injustificada de informações[editar código-fonte]

Reverti as ultimas edições realizada neste verbete para a versão anterior com base nos seguintes fatores: a edição revertida se baseia na remoção de informação, e não correção ou edição de fatos e a justificativa apresentada no resumo de edição (a informação constituiria propaganda) não procede, em minha opinião, uma vez que são apenas fatos apresentados em linguagem neutra.

Eu preservei o trecho incluído nas edições que introduzia informações novas. Kashi BR (discussão) 20h29min de 27 de março de 2012 (UTC)[responder]

Ortografia e padronização[editar código-fonte]

Prezados, notei que a ortografia, particularmente a transliteração de palavras japonesas, está muito inconsistente. Dentro do artigo podemos perceber a própria palavra iaido escrita como "iaido", "iaidô" e "iaidō", também alternando maiúsculas e minúsculas. Gostaria que buscássemos consenso para usarmos apenas um tipo de grafia no artigo. Minha sugestão é utilizar o sistema hepburn modificado que me parece ser o mais utilizado pela wikipédia para a romanização do japonês. O que acham? Luiz Gustavo Vasques (discussão) 00h19min de 2 de outubro de 2018 (UTC)[responder]