Discussão:Igreja Metodista do Catete

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 28 de julho de 2009 de Albmont

Texto trazido de Wikipedia:Páginas para eliminar/Grupo Inácio:


Vou dar um exemplo prático... ontem eu fiz um artigo sobre a Igreja Metodista do Catete. Ora, a Igreja Metodista do Catete é sede nacional de uma seita que tem centenas de milhares de adeptos pelo país (não a mim, que sou ateu), foi o primeiro templo protestante construído no Rio de Janeiro, foi sede de controvérsias jurídicas quando da sua criação... Tem relevância histórica, cultural, geográfica (é um dos pontos mais conhecidos do Catete, bairro nobre do Rio) e até turística. Se um estudante do ensino básico receber do seu professor de sociologia a tarefa de pesquisar sobre a história da religiosidade no Brasil ele poderá acessar a página referida, vai ler que houve um tempo em que era proibido construir templos não católicos e que a Igreja Metodista foi a primeira a romper esta barreira.
Por outro lado, isto não justifica que eu escreva um artigo sobre a Igreja Metodista do meu bairro, que não tem nenhuma relevância para a história da religiosidade brasileira, nem para a história da própria Igreja Metodista (é só mais uma entre outras centenas). A Igreja Metodista de Ricardo de Albuquerque não é ponto de referência geográfica, não têm importância histórica nem turística, não esteve relacionada a nenhuma trasformação de valores ou política ou seja lá o que for... não é enciclopédica.
Van dijck (discussão) 13h07min de 27 de julho de 2009 (UTC)Responder
Aproveita e dá uma boa revisada no artigo. Tem alguns paradoxos temporais nele. Albmont (discussão) 19h06min de 27 de julho de 2009 (UTC)Responder
Hehehe, 1936 :D... ok, ok, mea culpa. E brigado ~.~
Van dijck (discussão) 20h10min de 27 de julho de 2009 (UTC)Responder
Tem outras coisas estranhas no artigo: Em 1886 foi construído e inaugurado o templo atual. Não sei isso seria legal, já que a constituição do Império (pelo menos até 1875) tinha o seguinte: "A religião catholica-apostolica-romana é a religião do Império. São porém permitidas todas as outras religiões com seu culto doméstico ou particular, em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de templo. (...)". O Reverendo Blackford foi ameaçado com base nesta lei. Albmont (discussão) 20h39min de 27 de julho de 2009 (UTC)Responder


Opa, foi bom você ter citado isto embora já tivesse mencionado no artigo: Houve uma questão jurídica quando da inauguração do templo, já que havia uma lei que proibia que qualquer outra religião utilizasse templos com fachada ou elementos característicos dos templos católicos e esta nova construção possuia tais características. De qualquer modo o templo foi inaugurado e mantém as mesmas características arquitetônicas até hoje.

Acontece que tinha usado os sites da IMB e da própria igreja do Catete como fonte e lá dizia que realmente houve este entrave, mas que a igreja tinha conseguido contorná-lo (sem explicar como). Eu tive um tio que era pastor metodista e ele contava que houve uma intervenção do Imperador Pedro II em prol da inauguração. Bom, o Imperador realmente havia contribuido com a vinda e fixação dos missiorários [1] mas achei melhor não usar a informação que tinha ouvido do meu tio, porque não achei fontes. Deste jeito havia deixado a versão encontrada no site da Igreja.

Agora, estimulado pela sua discussão, eu dei uma nova pesquisada, achei o site do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural [2] que confirma a versão, acho esta fonte mais confiável, visto que é de um órgão que tem como função cuidar da preservação da história do Estado. Segundo o site do Instituto a proibição só caiu em 91, mas a igreja já funcionava desde 86.

O que ficou faltando e que seria legal saber é por que meios a igreja conseguiu passar por cima da proibição e dos protestos da ICAR, provalvelmente alguém poderoso interviu mesmo, a estória da intervenção do Imperador me parece verossímel (inda mais porque ele já vinha contribuindo com os missionários), mas enquanto eu não encontrar fontes confiáveis vamos ficar no vácuo... :( Van dijck (discussão) 23h42min de 27 de julho de 2009 (UTC)Responder