Discussão:Ilha de São Vicente (Cabo Verde)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 16 de janeiro de 2016 de Lionel Scheepmans no tópico Proliferação dos animais da rua
Ex-artigo destacado Ilha de São Vicente (Cabo Verde) é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
8 de fevereiro de 2007 Candidato a artigo destacado Promovido
4 de maio de 2009 Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Correcções a serem feitas[editar código-fonte]

Algumas correcções a serem feitas:

  1. Mindelo não é «capital da ilha de São Vicente». A divisão administrativa em Cabo Verde é feita em Municípios (ou Concelhos) e Mindelo é sede do Município de São Vicente. A palavra «capital» só se aplica a capitais de estado ou capitais de distrito.
  2. Não há nenhum organismo oficial, nem nenhuma entidade reconhecida que declarou que Mindelo é «a capital cultural de Cabo Verde».
  3. São Vicente foi a penúltima ilha a ser habitada. A última foi Sal (assim que eu tiver disponível, indico bibliografia a respeito disso).
  4. Há dados mais recentes (2005) acerca da população (consultar o Instituto Nacional de Estatísticas http://www.ine.cv/Temas/Demografia/Reparticaopercentual.asp?Choix=1).
  5. Não sei se o porto de Mindelo é de facto, actualmente, o principal porto do país. A página da Enapor (http://www.enapor.cv/) não diz nada a respeito disso.
  6. António Travadinha é originário da ilha de Santo Antão.
  7. Manuel de Novas é originário da ilha de Santo Antão (embora o próprio se afirme como «filho de São Vicente»).
  8. Germano Almeida é originário da ilha de Boavista.
  9. Falar da cultura e esquecer-se de falar do fim de ano em São Vicente (que tem características únicas no mundo) merece um puxão de orelhas... :-)

De resto, a página está bem elaborada, há que dar os parabéns ao(s) autor(es), e desafio outros cabo-verdianos a fazer paginas de igual qualidade para as outras ilhas.

C. A. Duarte 195.23.216.212 11:05, 26 Fevereiro 2007 (UTC)

Olá, Duarte! Obrigado pelas tuas valiosas observações. Corrigi alguns dos pontos que acrescentaste, mas espero que da próxima o faças tu próprio, ok? Vamos então ir ponto a ponto:
  1. Corrigi as referências a Mindelo como "capital" da ilha.
  2. Alterei as referências a capital cultural para uma forma explicitamente informal
  3. Ficarei à espera das referências que prometeste em relação à ordem de povoamento das ilhas. a História de Cabo Verde está vergonhosamente mal documentada na wikipedia... :-(
  4. Actualizei os dados estatísticos
  5. Quando conseguires referências quanto à questão do porto grande, altera o artigo em conformidade.
  6. Retirei as referências ao Travadinha
  7. idem, Manuel de Novas
  8. idem, Germano Almeida (esse me escapara anteriormente não sei como, heheh)
  9. Tens toda a razão! acrescentei ainda referências ao carnaval. mas para a secção de cultura não ficar demasiado extensa, mudei a maior parte desse conteúdo para um artigo separado, Cultura de São Vicente (Cabo Verde).

Abraços, Waldirmsg 16:23, 26 Fevereiro 2007 (UTC)

Gentílico e outros assuntos[editar código-fonte]

1. Gentílico

Concordo com a retirada do gentílico popular ou crioulo de sampadjud, já que esta é a Wikipédia portuguesa. Quanto a ser aplicável a habitantes de todas as ilhas de Barlavento, isso é discutível, umas pessoas dizem que sim, outras que não.

Como não há consenso, concordo que é mais uma razão para retirar essa palavra do gentílico de São Vicente (talvez se pudesse colocar como nota, não?).

Sei que existem gentílicos crioulos pelo menos para São Nicolau e Santo Antão, embora me pareça que já estão caíndo em desuso. Na hipótese de sampadjud ser aplicado a todo o Barlavento, pode ter tido início apenas para São Vicente e depois espalhado-se para as outras também, dada a proeminência que a ilha do Porto Grande alcançou no conjunto regional.

Além disto tudo, sampadjud é (era) mais usado por oposição a badiu. Mas realmente é melhor deixar isso de lado, pelo menos enquanto não existir uma Wikipedia Crioula :-)

2. Cultura

Não é fácil separar os escritores e outros artistas que nasceram em São Vicente dos que nasceram noutras ilhas (Manuel de Novas, Baltazar Lopes, Germano Almeida, Kiki Lima, etc, etc) mas que desenvolveram toda a sua actividade em São Vicente. Alguns consideram-se eles mesmos como fidje de Soncente.

Talvez fosse razoável acrescentar um parágrafo ou lista de gente da cultura de São Vicente mas que não nasceu na ilha.

3. São Vicente - município - ilha - cidade do Mindelo

Em minha opinião estes vários aspectos estão de tal modo interligados que acho que faria sentido serem integrados/fundidos num só artigo. Na prática São Vicente e o Mindelo são uma só realidade. A pequena ilha é a cidade, com uns povoados satélites. Até a freguesia é só uma.

Os próprios são-vicentinos referem-se pouco ao Mindelo. O centro da cidade é a morada, os arredores são as fraldas (com as várias Fontes Disto e Daquilo e as Ribeiras Daqui e de Acolá). Até nos endereços é frequente ver-se como Rua XYZ,nº1, São Vicente (por defeito é uma rua da morada).

Bom, é só uma ideia. Possivelmente vai contra a política editorial (ou a clareza, tipo desambiguação) fundir os artigos sobre São Vicente e o Mindelo.

4. Parabéns

Parabéns pelo bom trabalho em prol de Cabo Verde na Wikipedia.

Francisco, Xuaxo 21:05, 26 Fevereiro 2007 (UTC)

  1. Conto contigo para quando estivermos a criar a Wikipédia em crioulo
  2. Porque não acrescentas esse parágrafo das personalidades não-nativas de São Vicente? Eu prometo que depois ajudo no que puder!
  3. É muito difícil decidir que conteúdos deverão ficar em cada um desses artigos. Mas penso que se pode guiar pelas linhas de incluir informação maioritariamente geográfica no artigo da ilha, informação política e de subdivisões no do município, e informações culturais, históricas (humanas) no da cidade. O que achas?
  4. Obrigado, na pequena parte que me toca. E retribuo o cumprimento para ti! Alegre
Waldirmsg 14:48, 1 Março 2007 (UTC)


Olá Waldir, Não posso garantir resposta rápida a esta e outras mensagens. Vou fazendo o possível, devagar. Tem tempo, como diz o crioulo.

Eventualmente farei pelo menos uma lista de personalidades importantes na cultura e vida social de São vicente mas que não nasceram na ilha. Para já falta-me um título apropriado para essa lista (aceitam-se sugestões, naturalmente Alegre).

Quanto aos artigos sobre São Vicente (ilha, cidade, município), realmente não é fácil mas basicamente concordo com a sugestão. Sobre o munucípio suponho que haverá pouco a dizer. Já agora, aquela "Subdivisão administrativa" baseia-se em algo concreto/legal, ou é apenas uma ideia? É que se são partes da ilha, há mais.

Francisco, Xuaxo 13:35, 6 Março 2007 (UTC)

Quanto à subdivisão, veja Código Geográfico Nacional de Cabo Verde --Waldirmsg 18:13, 16 Março 2007 (UTC)

Quando se esconde o índice, a imagem da Baía das Gatas salta para cima do mapa.

Que fazer? Xuaxo 18:07, 16 Março 2007 (UTC)

Correcção: o descrito acima só se verifica quando estamos em Mostrar Previsão. Xuaxo 18:11, 16 Março 2007 (UTC)

Coloquei a imagem dentro da infocaixa, penso que não haverá mais problemas. Waldirmsg 18:12, 16 Março 2007 (UTC)

Proliferação dos animais da rua[editar código-fonte]

Bom dia, O dia 3 de março de 2015 user:Rui Silva decidiu con este justificação : « mal escrito e sem relevância » de apagar este parte do articulo :

« A superpopulação de cães e de gatos de rua na ilha de São Vicente e um serio problema de saudá publica[1]. Para lutar contra este problema a Câmara Municipal de São Vicente responsável para toda ilha organiza recolho de cães da rua e mata aqueles que são doente quando dum outro lado a associação SIMABÔ[2] organiza campanhas de castração de cães e gatos na toda ilha[3]. »
  1. «Em São Vicente há dois cães por habitante». A Nação numero 226 
  2. «SIMABÔ Na defesa dos direitos dos animais». Expresso das ilhas numero 353  Ligação externa em |titulo= (ajuda);
  3. Radiotelevisao Caboverdiana (12 de novembro de 2011). «CM de São Vicente abate cães vadios e associação "sima bo" castra». Consultado em 20 de fevereiro de 2015 

A minha língua natal e o Francês. Isso explica porque este texto foi mal escrito. Mas no wikipedia um texto mal escrito nao deve ser corrigido alem de ser apagado ?

Do outro lado, o problema de relevância não parece um problema tanto que o conteúdo do texto tem referencia.

Gostaria agora que tenho mais tempo consultar a comunidade e ver como integrar este informaçao sobre o problema de Proliferação dos animais da rua no articulo.

Um bom dia para todos, Lionel Scheepmans Contact. 12h49min de 16 de janeiro de 2016 (UTC)Responder