Discussão:Império Parta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os nomes em português foram tirados do Dicionário Onomástico Etimológico de José Pedro Machado, exceto por Friapatius, Gotarzes, Sanatruces, Musa, Sanabares, Osroes e Partamaspates, que não pude encontrar. Gabbhh 21:09, 28 Setembro 2006 (UTC)

Caramba, vejo que há um longo trabalho a ser feito aqui. Pena que não entendo nada disso, mas ao menos já fiz uma tradução: Artabano IV da Pártia... espero que alguém se anime com isso. Montemor Courrège Faroe 22:33, 28 Setembro 2006 (UTC)

Dúvida[editar código-fonte]

Uma dúvida: Sempre vejo referido com Império Parta para o Estado, ou Pártia para a nação. Mas existe referência como Império Parto?

Quanto aos links, aproveitando a opção que mostra em amarelo os links que caem em desambiguações, fiz cair no link correto. É o caso de Selêucia (existiram ao menos 5, nem todas registradas em nossa wiki). Aliás não há um erro em Selêucida do Tigre? Não seria Selêucia...?

E o link Tiara leva a desambiguação que não cita nenhum item relativo à nobreza ou aos partas.

Pedrassani (discussão) 18h11min de 22 de junho de 2012 (UTC)

Sim, o termo "Parto" é português correto e dicionarizado. Pártia é o nome dado à região geográfica, e merece outro artigo. "Selêucida" ou "Seleucida" realmente é a forma mais usada nas fontes, embora algumas poucas apresentem a forma "Selêucida"; vou propor no artigo a movimentação. Sobre 'tiara', de fato me equivoquei (não vi que era desambiguação), mas creio que o assunto merece um link para o artigo, por ser uma palavra com a qual poucos leitores podem estar familiarizados. RafaAzevedo disc 19h32min de 22 de junho de 2012 (UTC)