Discussão:Infografia
Adicionar tópicoO artigo comete o erro na frase:
"O advento da interface gráfica a partir da chegada dos Macintosh e Windows 95 catapultou as possibilidades visuais no jornalismo."
A interface gráfica em computadores pessoais tem sua origem no início da década de 80, com as pesquisas da Xerox Palo Alto que inventaram o mouse. Sua aplicação prática aparece em 1983 com o Lisa da Macintosh e com o X Consortium que criou a interface gráfica X dos sistemas Unix.
A Microsoft monta a idéia de uma interface gráfica sobre o MSDOS em 1985 e leva 10 anos para somente em 1995 apresentar um sistema operacional com interface gráfica nativa, o Windows 95. Isto se dá 12 anos após a inovação da Apple/Macintosh e inverídico ser colocado em seu patamar.
O Linux, que nasce apenas em 1991, em 1992 (3 anos antes do Windows 95), já incorpora o ambiente gráfico X ao sistema.
Do ponto de vista do usuário, muito mais relevante foram o desenvolvimento dos aplicativos e algoritmos de manipulação de imagens.
Sugiro a seguinte redação:
"O advento da interface gráfica a partir da chegada dos Macintosh, e a popularização de aplicativos gráficos de manipulação de imagens catapultou as possibilidades de informações visuais no jornalismo. http://www.discoverybrasil.com/equipamentos/computadora.shtml"
~Ulisses Leitao-UFLA~
Artigo muito ruim
[editar código-fonte]O artigo como li é muito ruim. Infográficos NÃO são simplesmente desenhos/ilustrações com informações – o que o artigo dá a entender. Deve-se lembrar que uma coisa importantíssima – embora não seja condição sine qua non – aos infográficos é o.... gráfico.
É a mesma confusão que fazem alguns jornais e revistas. Mas repetir a mesma mentira várias vezes não a torna verdade.
O artigo é tão mal escrito quanto outro: Ilustração científica. Eles compartilham uma imagem. Às vezes enchem aqui um artigo de imagens para se ter uma ideia de que o artigo é bom e completo. Atenciosamente, HP Herculano.