Discussão:Inveja

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 16 de agosto de 2009 de Betty VH

a expressão "dor de cotovelo" é empregada no sentido de ciúme, mais do q de inveja. Ex.: "canções dor-de-cotovelo"--Betty VH (discussão) 23h10min de 16 de agosto de 2009 (UTC)Responder



acho desnecessário fazer relações religiosas, especialmente quando essas relações são particulares a uma religião em particular em detrimento de outras e seus conceitos especulativos.


Por se tratar de assunto milenar, mencionado não somente em uma determinada religião, mas em outras também, faz-se necessário sim efetuar os relacionamentos devidos, a fim de que todos os usuários possam absorver conhecimentos inerentes à questão. Assim como tantos outros assuntos fazem relacionamentos religiosos.

esse verbete deveria constar em wikicionário, não aqui. ou se quiser manter aqui precisa-se definir o conceito em inveja na literatura, ou inveja na psicologia, ou inveja filosofia, etc....

O artigo provê uma definição incorreta de inveja. A inveja é um sentimento de insatisfação pelo sucesso, progresso ou felicidade de outrem. É o contrário de caridade: sentimento de felicidade pelo progresso de outrem (o caridoso é aquele que "rega a planta"). O invejoso pode inclusive, estar em condição melhor do que o invejado. Já a cobiça é o desejo de possuir o que outro tem, e independe de se ter o mesmo ou não. Não se confundem, portanto. Por exemplo: Carlos tem um carro de 50 mil e fica infeliz porque Pedro trocou um carro de 20 mil por outro de 30 mil. É inveja. Agora, se Carlos quisesse ter qualquer um dos carros que Pedro possuiu, seria cobiça.