Discussão:JavaScript

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O artigo diz que se pode dizer que Javascript é compatível com Java, mas acho que isso não faz muito sentido. Seria melhor esclarecer ou tirar a afirmação.

Definição Alterada[editar código-fonte]

O artigo dizia que JavaScript é uma linguagem de programação. Este argumento é inverídico. Sou Formado como Técnico em Informática com Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, estou cursando o II Semestre do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e trabalho há 4 anos com programação WEB. O Javascript não atende por uma linguagem de programação. Quaisquer literaturas sólidas sobre o assunto, tratam de javascript como linguagem de scripts. Uma linguagem de programação trata dos dados de maneira muito diferente do Java Script. Portanto, fiz esta alteração. (Ps. No curso técnico, o Professor jogaria o apagador em quem dissesse que JavaScript é linguagem de programação).

Att. --William Zimmermann (discussão) 03h03min de 20 de julho de 2011 (UTC)

Então explique aí: porquê Javascript não é uma linguagem de programação? !Silent (discussão) 14h56min de 20 de julho de 2011 (UTC)
Por outro lado, o artigo Linguagem de script (e seu correspondente em inglês) diz que linguagens de scripts são em particular linguagens de programação. Logo, a frase original pode ser considerada correta. Em todo caso, se há controvérsia sobre isso, é importante citar fontes que justifiquem cada posição sobre o assunto. Helder 16h53min de 20 de julho de 2011 (UTC)

Uma linguagem de programação, em si só, é muito mais complexa. Ao contrário de uma linguagem de programação, o JavaScript atende somente funções mais básicas, restringindo-se a somente algumas funcionalidades (em comparação com a linguagem de programação). Segundo o site da W3School, (W3Schools), "JavaScript is a scripting language. A scripting language is a lightweight programming language." De modo similar, o site JavaScripter.net refere-se ao JavaScript da seguinte forma: Question: What is JavaScript? Answer: JavaScript is a scripting language." Porém, esta segunda fonte ainda, em si só, não é confiável o suficiente. Até porque, há vários sites do Brasil que afirmam que JavaScript é uma linguagem de programação. Bem, o artigo em Inglês da Wikipédia, afirma que "JavaScript, also known as ECMAScript,[6] is a prototype-based, object-oriented[7] scripting language". Bem, mas ainda assim, como acadêmico, só aceitaria o primeiro site, da W3School. Mas somente uma fonte confiável é muito pouco. No Wikibooks, em inglês, novamente afirma-se que "a guide to JavaScript, a scripting language widely used in web"... (Wikibooks). Mas, por se tratar novamente de uma Wiki, ainda não é muito confiável. Acredito que livros sobre o assunto são mais confiáveis do que páginas na internet, academicamente falando. Por isso, prometo-lhes pesquisar mais. Porém, deixo um outro link que trata do assunto, à saber: IMasters. --William Zimmermann (discussão) 03h00min de 27 de julho de 2011 (UTC)

Caro Zimmermann, é correto afirmar que JS é linguagem de script. O que NÂO é correto é afirmar que JS não é linguagem de programação.
JS é linguagem de programação sim e também se enquadra como linguagem de script.
Essa babozeira de que linguagem de programação é mais isso ou mais aquilo é besteira, coisa de acadêmicos. Seu professor precisa
se reciclar. É uma pena constatar que nossas Faculdades e Universidades são um bebezinho quando o assunto é técnologia. comentário não assinado de Flaviomicheletti (discussão • contrib) 00h11min de 16 de novembro de 2012 (UTC)

Adicionar página de dicas de performance javascript[editar código-fonte]

Olá prezados,

Pensei em criar na wiki uma página de dicas para otimização de código de javascript voltado para performance; não encontrei nenhuma página sobre isso na wiki e acho interessante que tenha na wiki uma compilação.

Antes de criar gostaria da opinião de vocês, o que vocês acham?

Obrigado! comentário não assinado de Roberto Barros Costa (discussão • contrib) (data/hora não informada)

A razão de não ter encontrado páginas semelhantes é porque a Wikipédia é uma enciclopédia, e não um guia ou manual, pelo que se trata de conteúdo impróprio. No entanto, a Wikimedia tem um projeto irmão para a criação de livros chamado Wikilivros, que se adequa exatamente àquilo que pretende. Antero de Quintal (discussão) 16h26min de 13 de outubro de 2014 (UTC)
Maaas... no Wikilivros o foco é em livros-textos (do tipo que é utilizado como base em cursos, em sala de aula). Helder 16h34min de 13 de outubro de 2014 (UTC)
É porque é assim... eu desejo que esse conteúdo seja mais compartilhado, eu poderia colocar no wiki da minha empresa, mas isso é muito pouco. E também não dá pra criar um site só pra isso. Parece que o wikilivros também não é o lugar. Alguém tem uma idéia? Roberto Barros Costa

Pelo que eu entendi, o que o Roberto Barros Costa quer(ia) se caracteriza, sim, como um livro-texto do tipo que se utiliza (ou se deveria utilizar) em cursos. Otimização de código é um tópico importante para qualquer aluno da área. Acredito que deva entrar como capítulo de um wikilivro de JavaScript. Isso se ele ainda estiver interessado, afinal essa discussão é de outubro de 2014. xD Felipe Dachshund (discussão) 02h17min de 19 de julho de 2016 (UTC)