Discussão:Jejum

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Por mais que tenha 2 usos diferentes, me parece que o significado de "jejum" é o mesmo. Imagino que, até pelo tamanho dos outros dois artigos, eles poderiam ser eliminados e trazer todo conteúdo deles para um único artigo jejum. E discriminar os usos da palavra dentro de seções.

--Cauê 20:41, 13 Março 2006 (UTC)

"Jejum seco" e "jejum bíblico"[editar código-fonte]

É uma ideia errada associar "jejum seco" à "jejum bíblico", como se o jejum bíblico fosse abstenção de alimentos e líquidos. Jejum na bíblia continua sendo APENAS abstenção de alimentos.

Em Atos 9:9 por exemplo, uma das referências citadas no artigo, o texto diz que Paulo não comeu e nem bebeu por três dias, mas em nenhuma parte foi expressa que isso era "jejum". "Ele não comeu e nem bebeu", assim está escrito. Não devemos considerar isso sendo jejum.

Outra, o (realmente) jejum de Jesus Cristo. Em Mateus 4:2 está escrito "Depois de [Jesus] jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome." - NVI. Observem duas coisas: aqui foi empregado o verbo "jejuar" (significando que Ele não comeu); e não está escrito que Jesus teve fome e sede, mas, sim, apenas "fome". Podemos deduzir que ele continuou bebendo água durante os 40 dias.

Enfim, tudo isso corrobora para a definição de "jejum", muito bem definida no começo do artigo: "Jejum é a privação de comida (...)".

Sugiro, a desassociação dos termos "jejum seco" e "jejum bíblico", pois, reitero, é errado pensar que o jejum na bíblia é a abstenção de comida e líquido, não é! Continua sendo apenas de comida. Quando há a restrição de água, já é mais do que "jejum", podemos chamar do próprio "jejum seco", "jejum e privação de água" etc.

--Efraimfc (discussão) 21h55min de 1 de abril de 2021 (UTC)[responder]