Discussão:Língua alemã/Arquivo/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Reforma Ortográfica de 1996[editar código-fonte]

Não deveria se acrescentar uma referência no artigo à reforma ortográfica alemã de 1996 que, entre outras coisas, alterou as regras para uso do 'ß', além de inúmeros subststantivos compostos, nomes de origem estrangeira e várias palavras isoladas ? 200.177.8.126 14:39, 15 Junho 2006 (UTC)

Revisão do artigo[editar código-fonte]

Esse artigo parece ser estar bem aquém do padrão Wiki. Uma língua tão importante a nível mundial como alemão mereceria seções/artigos associados bem mais detalhados sobre gramática, fonética, ortografia e vocabulário, semelhantes aos que se encontram nas Wikipédias em outros idiomas. Que tal designar língua alemã como objeto de um "improvement drive" na Wikipédia portuguesa ? Mbruno 14:44, 15 Junho 2006 (UTC)

Há um erro na antepenúltima linha da introdução, onde se tem um fecha parêntese que não foi aberto. Creio que a linha toda esteja entre parênteses, mas como não tive certeza, não editei. Lélio --201.14.240.108 22:35, 14 Março 2007 (UTC)

Personalidades ilustres de língua alemã[editar código-fonte]

Eu atualizei a lista de "teutófonos" ilustres incluindo uma categoria até então esquecida no artigo (e um quase todos os lugares), nomeadamente os matemáticos, em especial Gauss, Riemann,e Hilbert. Mbruno 17:44, 17 Junho 2006 (UTC)

Inconsistência[editar código-fonte]

A posição da língua indicada no quadro à direita (9º) não é a mesma da lista de quando se clica no link (11º). Como eu posso estar confundindo as coisas achei melhor escrever aqui ao invés de editar. o comentário precedente não foi assinado por 139.82.196.36 (discussão • contrib.)

É verdade, a tabela não foi atualizada. O a lista é a correta. Obrigado pelo aviso! Cícero fala! 16:16, 3 Julho 2006 (UTC)

Regiões no Brasil onde a língua Alemã é falada.[editar código-fonte]

A Língua Alemã falada no Brasil, não consentra-se somente nas regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas também em grande parte no estado do Paraná e Mato Grosso.

Solicito[editar código-fonte]

Solicito revisão de alguém que entenda do assunto. A última alteração retirou muito material e mudou completamente o conteúdo do artigo.Crazyaboutlost discussão 15h28min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

O alemão é falado no Paraná tanto quanto em SC ou RS. Em cidades como Curitiba, Rio Negro, Palmeira, Ponta Grossa, Contenda, Marienthal, Araucária, São José dos Pinhais, Campo Largo, Lapa, Irati, Castro, Guarapuava, Cruz Machado, Cascavel, Itaipulândia, Mal. Candido Rondon, Rolândia, e muitas outras...

E não como São Paulo ou Espírito Santo como foi citado...

Alteração em "Difusão"[editar código-fonte]

Alterei o tópico "Difusão", pois havia um trecho de texto que correspondia perfeitamente, palavra por palavra, a todo o tópico "No Brasil". Afinal, repetiçâo. P.S.:Concordo com Mbruno, quanto a precariedade do artigo sobre alemão (sem querer desmerecer o autor, mas poderia ser mais completo, pelos motivos ditos pelo citado). Rogo também, pois, que um especialista, se possível um doutor, faça as alteraçôes e/ou complemetações necessárias. Jake R. Pendragon 18h50min 22 de Janeiro de 2008