Saltar para o conteúdo

Discussão:LNB

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

LNB - dispositivo eletrônico que integra num único chassis um amplificador de baixo ruído e um conversor para baixo de frequências, com aplicação na recepção de sinais de RF de baixa intensidade como nas comunicações por satélite e móvel.

Literalmente LNB quer dizer Low Noise Block, ou Baixo Ruído Bloco. As três palavras que compõem o termo LNB não são suficientes para descrever o dispositivo. Portanto LNB não é uma sigla e sim um nome que prevaleceu com o tempo e para entendermos o porquê temos que analisar a sua origem.

Na comunicação por satélite a longa distância entre o mesmo e a antena na Terra, aliado ao fato de que antenas grandes oneram e, até mesmo, inviabilizam alguns serviços, levaram ao uso de amplificadores com alto ganho para elevar os níveis dos sinais para que pudessem ser detectados pelos receptores. Como todo dispositivo contribui para aumentar o ruído num sistema, não adianta elevar os níveis dos sinais se elevamos o ruído e adicionamos o ruído do próprio dispositivo a ponto de prejudicar a qualidade do sinal além do aceitável. Então estes amplificadores tinham que ter como característica mais importante a geração de menos ruído possível, ou seja, ser um amplificador com baixo ruído, um Low Noise Amplifier, originando a sigla LNA. Qualquer perda de sinal entre a antena e o LNA adiciona ruído, portanto são instalados o mais próximo possível um do outro. No caso de antena com refletor o LNA é instalado diretamente no alimentador, "feeder" em inglês.

Em aplicações de telecomunicações o sinal de RF é convertido para uma frequência intermediária (FI), permitindo o uso de filtros seletivos fixos, para então ser demodulado e processado. O módulo que faz a conversão da frequência de RF, que é alta, para a FI, que é baixa, é o conversor, "downconverter" ou "converter" em inglês. O conversor pode ser externo para ser instalado próximo ao LNA, minimizando a perda de sinal pois a perda em cabos coaxiais é maior para frequências maiores. Porém o conversor é sintonizado, exige a instalação de um cabo adicional de controle e não permite a instalação de mais de um receptor trabalhando com frequências diferentes, então surgiu a conversão para uma faixa larga intermediária mais alta que a FI do receptor. Nesta faixa larga podemos ter vários sinais que ao invés de serem convertidos um a um por conversores individuais são convertidos em bloco por um único conversor faixa larga conhecido como Block DownConverter", ou BDC. O amplificador de baixo ruído (LNA) integrado com o conversor é conhecido como LNC ou LND. O amplificador de baixo ruído (LNA) integrado com o BDC é conhecido como LNB. Finalmente integrando-se o LNB com o alimentador (Feeder) temos o LNBF, que também é um nome e não uma sigla que possa ser interpretada apenas pelas palavras que a compõe.

LNBF - amplificador de baixo ruído com conversor em bloco de frequências e alimentador.