LNB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo campeonato de nacional basquetebol do Brasil, veja Liga Nacional de Basquete.
Um LNB, presente nas ponteiras das antenas parabólicas
Um LNB, presente nas ponteiras das antenas parabólicas

Um LNB (sigla inglesa para Low-noise block converter, numa tradução livre: "conversor de baixo ruído") é um equipamento encontrado em antenas parabólicas usado para a recepção de sinais de satélites emitidos na faixa de frequência das ondas electromagnéticas do tipo microondas em duas bandas, geralmente, Banda C e Banda Ku.

O LNB capta o sinal e faz uma redução de sua frequência para ser injectado no cabo coaxial que está ligado ao receptor, geralmente a faixa de frequência usado é a da chamada Banda L correspondente a frequência em Banda C e/ou Banda Ku.

O Princípio que rege o funcionamento eletrônico de um LNB é o do Super-heterodino.

LNBF (Low-noise Block Converter "Feed Horn")[editar | editar código-fonte]

É um tipo de LNB capaz de seleccionar a localização dos satélites e a codificação dos canais recebidos através duma variação na sua tensão de alimentação, não sendo, assim, necessário o uso de um pólo-rotor, que gerava problemas.

É um LNB com o "Feed Horn" (Alimentador ou Iluminador) integrado. Muitas vezes o "F" é omitido, como o LNB Ku, apesar de o alimentador estar integrado, não é comum denominar-se LNBF Ku.

LNBF: É o equipamento que converte o sinal eletromagnético recebido do satélite pela antena em um sinal elétrico a fim de que possa ser interpretado pelo receptor. LNBF é a abreviação de Low Noise Block-downconverter Feed (ou Bloco de conversão de Baixo Ruído com Alimentador) e sua função é a de receber o sinal concentrado pela antena, transformá-lo em sinais elétricos, alterar a freqüência da portadora do sinal e amplificá-lo para envio ao receptor conectado. O valor em freqüência desta portadora varia com a banda de transmissão do sinal, sendo de 5,15 ou 5,75 GHz para Banda C e 9,75 ou 10,6 GHz para Banda Ku, e a este valor às vezes é dado o nome de OL ou LO (Oscilador Local ou Local Oscilator). As freqüências dos sinais que podem ser recebidas nos receptores digitais devem estar entre 950 e 2150 Mhz

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.