Liga Nacional de Basquete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Liga Nacional de Basquete (LNB) foi lançada em dezembro de 2008, reunindo as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, atrás apenas do futebol.

Criada por 20 clubes fundadores, a liga é inspirada nos moldes da NBA e é reconhecida pela FIBA (a Federação Internacional de Basquete) como a liga de basquete do Brasil. O basquete é um dos esportes mais populares do Brasil, sendo que a seleção já foi uma das principais da modalidade.

Ao contrário de ligas anteriormente criadas, como a NLB e a ACBB, a Liga Nacional de Basquete tem a chancela da CBB, que a partir de então passa a cuidar apenas das seleções principais e de base. É uma liga organizada pelos próprios clubes e federações, em uma parceria com a Rede Globo.[1]

Inicialmente promoveu o Novo Basquete Brasil (NBB), uma competição que substituiu o Campeonato Nacional de Basquete desde 2009.[2]

Equipes fundadoras da Liga:

A logomarca utilizada pela liga foi criada em um contexto de reformas, para ser uma marca forte, bem resolvida e familiar à cultura do basquete[3].

A Liga Nacional também criou o Torneio InterLigas de Basquetebol em 2010, que é uma competição que reune as principais equipes das ligas profissionais de basquete do Brasil (Liga Nacional de Basquete) e da Argentina (Asociación de Clubes de Básquetbol).

No ano seguinte, 2011, a Liga também criou a Liga de Desenvolvimento Olímpico, atual Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDO), um campeonato que é disputado por atletas sub-22 que conta com as equipes do NBB e outras equipes que formam atletas por todo o Brasil, com as partidas sendo realizadas por grupos em todo o Brasil[4].

Em 2014 foi a vez da Liga criar a Liga Ouro de Basquete, uma divisão de acesso ao NBB com o intuito de fortalecer ainda mais o basquete brasileiro e integrar cada vez mais clubes à LNB. Na primeira edição somente quatro equipes estão na disputa, Campo Mourão, Lins Basquete, Rio Claro e Sport, onde o campeão estará automaticamente no NBB[5].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço relacionado ao Projeto Basquetebol. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.