Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro
Fundação 31 de janeiro de 1977 (40 anos)
Tipo Desportiva
Sede Rio de Janeiro (RJ),  Brasil
Sítio oficial www.basketrio.com.br

A Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) é uma entidade do basquetebol do Rio de Janeiro. É filiada à Confederação Brasileira de Basketball.

História[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em 1915, a ACM realizou o primeiro torneio de besquete a América do Sul, com a participação de seis equipes. O sucesso foi tão grande que a Liga Metropolitana de Sports Athléticos, responsável pelos esportes terrestres no Rio de Janeiro, resolveu adotar o esporte em 1916.

Em 1919 foi disputado o primeiro campeonato carioca. Em 1933 houve uma cisão no esporte nacional, quando os clubes que adotaram o profissionalismo do futebol criaram entidades especializadas dos vários desportos. Nasceu assim a Federação Brasileira de Basketball, fundada a 25 de dezembro de 1933, no Rio de Janeiro, e sua liga local, a Liga Carioca de Basketball,[1] com a filiação de 18 clubes. Durante cinco anos, duas ligas existiram na cidade do Rio, a LCB, dissidente; e a oficial AMB (1933 e 1934), sucedida pela FMB (1935-1936-1937), ambas com vínculo à CBD.

A Liga Carioca de Basketball foi fundada em 10 de maio de 1933, no Edifício Guinle, da Av. Rio Branco, 135 – 5° andar, pelos dirigentes do América, Bangu, Bonsucesso, Tijuca, Fluminense, Vasco e Vila Isabel.[2] Seu primeiro presidente foi Gerdal Gonzaga de Boscoli. Este foi eleito por seis votos a favor e apenas um contra, de Arnaldo Guinle.

Oito anos depois, no dia 12 de maio de 1941, foi fundada a Federação Metropolitana de Basketball, da qual passaram a fazer parte os clubes Botafogo, Carioca, Flamengo, Portuguesa, Grajaú, Olympico, Sampaio, Mackenzie, São Cristóvão e Riachuelo.[2]

Fundação[editar | editar código-fonte]

Finalmente no dia 31 de janeiro de 1977 foi criada a FBERJ, a partir da fusão da Federação Metropolitana e da Federação Fluminense de Basquetebol ( que englobava as cidades serranas, do norte e do sul fluminenses), fusão esta realizada devido à fusão do Estado da Guanabara com o do antigo Rio de Janeiro. São fundadores da federação: América, Botafogo, Flamengo, Vasco da Gama, Municipal, Clube dos Aliados, Coimbra Esporte Clube, Fluminense, Grajaú Country Club, Jequiá, Olaria, Riachuelo, Mackenzie, Tijuca, Associação Atlética da Universidade Gama Filho, Canto do Rio, Tamoio FC, Iguaçu BC, Automóvel Clube Fluminense, Liga Petroplitana de Desportos e Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional.[2]

Referências

  1. America Football Club. «Basquete». Consultado em 6 de julho de 2011 
  2. a b c Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro. «História». Consultado em 23 de abril de 2014. Cópia arquivada em 23 de outubro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço relacionado ao Projeto Basquetebol. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.