Discussão:Laissez-faire

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Proposta de fusão com "Fisiocracia"[editar código-fonte]

Sou contra a fusão com o artigo Fisiocracia, já que Laissez-faire, laissez passer, le monde va de lui même é às vezes mais importante que o próprio conceito da fisiocracia (mas eu não entendo muito de Economia Política. --Filipe Mesquita correios 05:28, 18 Setembro 2006 (UTC)

Sou contra a fusão do artigo com Fisiocracia, pois, apesar de suas idéias parecerem, são dois movimentos distintos, além de que o fisiocratismo defendia a terra como fonte de riqueza (agricultura), e não é isso que dita o liberalismo. GJVN 19:35, 22 Setembro 2006 (UTC)

Acho incorreto dizer que esta ideologia foi dominante na Europa e nos Estados Unidos no Século XIX tendo em vista que na época era comum a opressão policial contra as greves, o que é completamente anti-liberal... Provavelmente quem escreveu aquilo foi parcial e Comunista... - Usiendisc 12:56, 28 Outubro 2006 (UTC)

laissez-faire[editar código-fonte]

Quem já leu o Livro " A história da riqueza da riqueza homem" de leo Hubermann?? No livro Hubermann dá a outra pessoa a "autoria" da frase laissez-faire.

Trecho retirado do capítulo XII Deixem-nos em paz "...Gournay estava mais do que surpreendido com essa regulamentação excessiva. Queria que a França se livrasse dela. Imaginou a frase que se tornaria o grito de batalha de todos os que se opunham às restrições de toda sorte: “Laissez-faire”. Uma tradução livre dessa frase famosa seria: “Deixem-nos em paz!” Laissez-faire tbornou-se o lema dos fisiocratas franceses que viveram na época de Gournay..." comentário não assinado de 189.27.88.3 (discussão • contrib) (data/hora não informada)