Discussão:Lei de Ohm

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Caros colegas :

Sou formado técnico em eletrônica e estou me formando no curso superior de Tecnologia Eletrônica pala Universidade Federal Tecnológica do PR. Estou fazendo uma pesquisa sobre a lei de Ohm para inserir em uma apostila de treinamento para projeto de sistemas de alarmes de incêndio que estou elaborando. Verifiquei em vários sites sobre o assunto e a definição da lei de Ohm vem como sendo que a Tensão é igual ao produto da resistência pela corrente elétrica no circuito. Não quero dizer que isto seja errado, mas a forma de apresentar isto, na minha maneira de ver não está correta. A tensão é uma força de atração entre cargas elétricas que existe independente da existência de corrente. A resistência também. Ela é o elemento de um circuito que se opoe a passagem da corrente elétrica. Veja bem que para existir tensão e existir resistência não é necessário existir um circuito elétrico. Neste caso, imagino que o cientista OHM deva ter definido inicialmente a fórmula da corrente no circuito e por consequência obtemos a fórmula de cálculo da queda de tensão e resistências no circuito. Portanto a lei de ohm seria I ( corrente em amperes) é igual a divisão da tensão sobre o elemento, dividida pela resistência do elemento ( OU SEJA I=E/R ). Daí podemos ter as outras fórmulas ( E=RxI e R=E/I) para calcular tensões e resistência e não a partir da fórmula da tensão, como normalmente é apresentado quando se trata da lei de Ohm.

Eduardo Fachini - TUCANO#TUCANOBRASIL.COM.BR - fone (41) 3085-XXXX Curitiba - Pr o comentário precedente não foi assinado por 200.138.175.43 (discussão • contrib.) J.P.Chagas msg 13h47min de 6 de Junho de 2008 (UTC)

Ola, sou formado em física pela USP e sou técnico em eletrônica pelo CEFET-SP.

Gostaria inicialmente de elogiar o comentário de Eduardo Fachini. Concordo plenamente que a lei de Ohm deveria ser apresentada como sendo a razão entre tensão e resistência da seguinte maneira, . Dessa forma, fica explícito que é a diferença de potencial () a responsável pelo movimento das cargas. No entanto, é necessário enfatizar que isso é uma questão de convenção e que muitas vezes apresenta-se a lei de Ohm como sendo pois pode-se também definir a lei de Ohm em função do campo elétrico e da densidade de corrente elétrica , assim a lei de Ohm pode ser escrita como sendo em que é a resistividade elétrica do material, explícitando que são as cargas que produzem o campo elétrico. Fazendo a integral de linha dos dois lados da equação chegá-se a forma usualmente apresentada para a lei de Ohm.[1]

Não vim aqui apenas para discutir convenção, há algo muito mais grave neste artigo, a saber, a confusão entre lei de Ohm e elemento ôhmico. Notem que a lei de Ohm independe se a resistência de um certo material é constante ou não. Poderíamos reescrever a lei de Ohm da seguinte forma em que fica clara a dependência da resistência de um dado elemento elétrico para valores de tensão e corrente. Uma lâmpada incandenscente não tem resistencia constante, mas ainda assim, pode-se utilizar a lei de Ohm para calcular a "resistência instantânea" para um dado par . Notem que caso a resitência de um elemento elétrico é constante para um intervalo de tensão e corrente, esse elemento elétrico é dito ser ôhmico.


Sou técnico em eletrônica, engenheiro e físico. Há uma confusão frequente: Elemento ôhmico é aquele que obedece à lei de Ohm. A lei de Ohm diz que num elemento resistivo, tensão e corrente mantém uma relação linear. Já as expressões: V=R.I ou I=V/R ou ainda R=V/I não são a lei de Ohm, mas sim, derivam dela. Uma só representará a lei de Ohm, se R for constante para qualquer V ou qualquer I. Se isso não se verifica, reitero, para qualquer um dos valores de V ou I, então V/I=R é uma expressão da resistência instantânea do elemento, mas esse elemento não obedece à lei de Ohm. Infelizmente vem sendo ensinado que a lei de Ohm é essa familiar fórmula, mas o importante, quase nunca mencionado, é que isso só será a lei de Ohm se esse R for uma constante nesse elemento. E isso para uma temperatura fixa. Portanto um FILAMENTO de lâmpada é um resistor ôhmico sim, já que sua resistência é constante para uma temperatura fixa (o que pode ser feito em laboratório, enchendo o bulbo com água ou nitrogênio líquido). Já a LÂMPADA, em si, não é um resistor ôhmico por que não apresenta uma relação linear para tensão e corrente (devido ao fato de seu filamento se aquecer dependentemente da tensão e outros fatores). Outro conceito é o de resistência diferencial, que é a derivada da tensão pela corrente, podendo ser não ôhmica e até mesmo ter valores negativos como é o caso da lâmpada neon para certos momentos num circuito.

  1. Alonso, M; Finn, E. J. Física: um curso universitário. Campos e ondas. Trad. sob a direção de Giorgio Moscati. São Paulo. Edgard Blüncher, 1972, v. 2.

--189.33.22.34 (discussão) 05h51min de 9 de junho de 2011 (UTC) Fleury José de Oliveira Filho[responder]

porq q na lei de ohm se especifica q a temperatura deve ser constante?[editar código-fonte]

Porq q na lei de ohm se especifica q a a temperatura deve ser constante? Lizaurio (discussão) 08h16min de 1 de novembro de 2016 (UTC)[responder]