Discussão:Leite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa



Avisos Importantes[editar código-fonte]

Atenção!

O conteúdo da página foi substituído por uma versão mais antiga devido a suspeitas de violação de direitos de autor.

O texto que tinha sido aqui colocado era idêntico ao texto da seguinte fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=5123&assunto=Nutri%C3%A7%C3%A3o/Alimentoso comentário precedente não foi assinado por Manuel Anastácio (discussão • contrib.)

O artigo não deixa explícito quando está falando do leite de mamíferos e quando está falando do leite bovino ou do seu consumo. Acredito que deveria haver um subtópico ou até mesmo outro artigo sobre o leite bovino, justificado pelo consumo e controvérsias.comentário não assinado de 189.7.236.145 (discussão • contrib) 23h56min de 19 de janeiro de 2015 (UTC)

Faça uma pesquisa e conserte o artigo, oras.Tongue.pngSampayu 00h55min de 20 de janeiro de 2015 (UTC)

Avaliação de qualidade[editar código-fonte]

Alterei a avaliação de qualidade deste artigo para o nível 4, pois acredito que supera com facilidade os critérios desta escala. CasteloBrancomsg 20h40min de 12 de dezembro de 2011 (UTC)

Função[editar código-fonte]

O artigo fala de vários leites, materno (espécie humana), vegetias, etc; nem todos são "importantes"; assim alterei o subtítulo "Importância" para "Função". Outra edição foi retornar o conteúdo sobre as controvérsias do leite pois deixar para o fim da página é parcialidade, como se o leite de animais, que são condenados para uso humano, fossem recomendados --e não são. Expor os problemas que causam para a saúde não é algo que se deve deixar para o fim da página,é a parte que toca a cada ser humano. Patyf (discussão) 16h54min de 17 de fevereiro de 2013 (UTC)

Note que a palavra "função" está no primeiro parágrafo; assim o subítulo não deve pressupor nenhuma importãncia, o que indica parcialidade tendenciosa, qdo hje é altamente recomendado não permitir a recém-nascidos a ingestão de leites de animais. Patyf (discussão) 17h32min de 17 de fevereiro de 2013 (UTC)
Creio que "Utilização" ou "usos" seja mais geral e apropriado para o caso do que importância ou função. Sobre a inversão de seções, não há sentido. É WP:POV querer trazer "intoxicação" para antes de "história", por exemplo. Primeiramente se expõe o assunto, depois vêm as seções de críticas, principalmente críticas controversas, em que há fontes para vários lados.
Lembre-se que até obtenção de novo consenso na página de discussão, não se deve forçar uma proposta diferente da versão consensual anterior. Eamaral (discussão) 17h45min de 17 de fevereiro de 2013 (UTC)
Sobretudo num artigo enciclopédico, primeiro se dá o conceito das coisas para depois critica-las. O leite pode até fazer mal, mas colocar isso antes mesmo de mostrar suas características, é parcialidade. Existem estudos que dizem que o leite previne câncer, melhora o sistema imunológico e reduz o risco de diabetes tipo 2. O último fator inclusive foi objeto de estudo da Harvard e teve resultados positivos, enquanto o artigo diz que nada ainda foi comprovado até hoje. Assim como existem estudos igualmente sérios que dizem que o leite causa osteoporose e câncer de mama e próstata. A função do artigo não é persuadir ninguém para um dos lados (como o fato de colocar os estudos de sua nocividade lá em cima), mas de mostrar o que dizem os especialistas dos dois lados. Uma outra coisa: nas referências daquela seção existe muita fonte secundária (vídeos do youtube, páginas de descrição de livros), enquanto o ideal seria referências do livro diretamente e dos lugares de onde a pessoa que deu a palestra do vídeo retirou as informações. 2(L.L.K.)2 (discussão) 23h49min de 17 de fevereiro de 2013 (UTC)
Mais um adendo: Pode-se citar os estudos sobre a suposta nocividade do leite e também seus supostos benefícios no parágrafo introdutório, informando o leitor do que virá ao longo do artigo e sem desvalorizar nenhuma seção. Essa é estrutura de texto ideal em todo livro de estilo da wikipédia. 2(L.L.K.)2 (discussão) 02h26min de 18 de fevereiro de 2013 (UTC)

(Mais) fraudes[editar código-fonte]

Reverti há pouco uma edição anónima

Nutrientes[editar código-fonte]

O leite, como alimento que é, contém nutrientes que muito contribuem para a saúde humana assim como contém substâncias que não são bem digeridos por alguns podendo causar alguns malefícios, ambas as informações devem constar no artigo (desde que tenha suas fontes citadas). Favor não excluir informações relevantes para o verbete antes de leva-las à discussão. Hendless (discussão) 12h20min de 6 de agosto de 2017 (UTC)