Discussão:Lista de estações do Metropolitano de Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

teste para modif. anexo[editar código-fonte]

Acho q já se pode pôr isto no anexo. Q acham? -- Tuválkin 15h23min de 12 de julho de 2012 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo. EuTugamsg 16h17min de 12 de julho de 2012 (UTC)
Yes check.svg Feito -- Tuválkin 18h34min de 12 de julho de 2012 (UTC)

Nomes de estações duplas[editar código-fonte]

Nas estações Saldanha, São Sebastião, Marquês de Pombal e Alameda a mais antiga é sempre designada como I e a mais recente como II. Na verdade isso passa-se também na Baixa-Chiado e no Campo Grande (embora os cais sejam lado a lado), mas não sei qual é o critério nesses dois casos visto que a estação é única. EuTugamsg 12h14min de 2 de janeiro de 2012 (UTC)

Pois, por isso é q esta lista/tabela está ainda em discussão. Pareceu-me desnecessário e até confuso marcar coisas como Baixa-Chiado I e Baixa-Chiado II separadamente, já que foram construídas simultaneamente e são claramente uma única estrutura, em todos os aspetos. Alameda ou S. Sebastião etc., por outro lado, parece ser o caso oposto. Além disso os nomes I e II destas 6 estações duplas (de qq tipo) não são nomes antigos (tipo Rotunda) nem nomes “abortados” (tipo Q. Lambert), já q são realmente usados pelo ML, ainda q de uma maneira que é qs invisível para os utentes (tal como, p.ex., a CP Campolide e Campolide-A). Em suma: Não sei. Discutamos, pois. -- Tuválkin 15h01min de 29 de fevereiro de 2012 (UTC)

Tipos de letra[editar código-fonte]

Quanto às coordenadas, porque aparecem aqueles quadrados entre os números? EuTugamsg 12h14min de 2 de janeiro de 2012 (UTC)

Será o caractere U+202F NARROW NO-BREAK SPACE? Se calhar precisas de um tipo de letra mais recente para default font do teu browser. -- Tuválkin 15h01min de 29 de fevereiro de 2012 (UTC)

Nomes previstos não-implementados[editar código-fonte]

Ainda no tópico dos nomes alternativos, sei de pelo menos mais dois, embora não tenha (ainda) nenhuma fonte fiável que o sustente. "Colégio Militar/Luz" era originalmente para ser chamada de "Luz" ou "Estrada da Luz", e "Alto dos Moínhos" era originalmente para ser chamada de "Centro Administrativo". EuTugamsg 12h14min de 2 de janeiro de 2012 (UTC)

Bem lembrado. Não deve ser difícil encontrar referências para isso (mas q deverão se postas no respectivos artigos, não no anexo!). -- Tuválkin 15h01min de 29 de fevereiro de 2012 (UTC)
Para Falagueira, indicado acima, também não temos fonte fiável (mas é verdade). EuTugamsg 16h11min de 29 de fevereiro de 2012 (UTC)

Cor das infocaixas[editar código-fonte]

A cor principal das infocaixas de cada estação passou recentemente de      (ou lá o que era) para     . Isto será uma boa idea? Qual é a cor do ML, em geral? — tendo em conta que há quatro cores para quatro linhas… Olhando para as estações in loco diria que é um azul escuro esbatido, tipo     , uma cor que contrasta bem com as das linhas. Opiniões? -- Tuválkin 03h22min de 7 de dezembro de 2018 (UTC)

Esse vermelho era a cor original das placas que existiam com os nomes das estações assim como a cor do logo. Percebo a cor usada mas pessoalmente prefiro uma cor próxima da usada na linha azul, apesar de não tem grande relação com o Metro em si. Ligaanet (discussão) 06h17min de 9 de dezembro de 2018 (UTC)