Discussão:Lista de santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

Nao sei se gosto muito do formato desta lista. Eu preferia ver as datas de nascimento e morte e canonizacao do santo, em vez da lista de igrejas em que é reconhecido. Isso pode: ficar no artigo, ou ser uma lista à parte. Assim como está esta lista nao é muito agradável e *assusta* um bocado. Além disso quem quiser adicionar um santo, eu acrescentei agora a Rainha Santa Isabel, nao sabe normalmente em que igreja este é venerado. Opinioes? Muriel 10:30, 7 Ago 2004 (UTC)

Podemos ter as duas coisas. Como a Muriel provavelmente só vai fazer entradas na lista de santos de acordo com a Igreja Católica, pode haver uma "lista selectiva de santos" de acordo com a Igreja católica. Um esboço dessa lista já existe, em baixo. Parece-me que a informação da tabela é útil a quem se interessar pelo tema, e é reveladora, pelo que não deverá ser apagada aqui. Como disse, o mais razoável parece-me ser ter as duas listas. Ou se preferir, criar uma lista intitulada "uma lista de santos reconhecidos pela Igreja Católica", esta sim com o tal formato incluindo nascimento, morte e canonização, que suponho que a Muriel possa em muitos casos conhecer. --Joaotg 10:44, 7 Ago 2004 (UTC)

Entretanto a lista de que falava já não está lá, mas se achar bem pode ser criada --Joaotg 10:48, 7 Ago 2004 (UTC)

Fui eu que a tirei porque achei redundante. Vou recuperar essa lista e colocar em Lista de santos católicos. Muriel 11:08, 7 Ago 2004 (UTC)

  • A lista em si não deveria, por exemplo, ao mudar para uma nova letra do alfabeto (ex: Agustinho de Cantuária para Bárbara, repetir a linha do início da tabela, com a indicação de onde é que o santo em causa é referido como oficial? De contrário, dada a extensão da tabela, o leitor corre o risco de se perder e não saber a que coluna diz respeito cada confissão religiosa (como, de resto, me sucedeu várias vezes...). Brian Boru 00:40, 7 Set 2004 (UTC)
  • Realmente esta lista é extensa e pouco útil, sendo de maior relevância a data do santo, nascimento, morte e etc. E por que São Jorge está na letra G ao invés da letra J? S. Costa 20:00, 29 Set 2004 (UTC)
  • A lista de santos católicos não bate com esta lista (coluna catóclicos) o que torna ambas as listas duvidosas. Como exemplo uso São Jorge que muitos dizem que não é um santo católico (canonizado) e consta nesta lista como santo católico. Solicito que alguém com maior conhecimento e de posse das fontes necessárias corrija estas irregularidades. --Gandbranco (discussão) 10h07min de 20 de fevereiro de 2010 (UTC)

LISTA DE SANTOS[editar código-fonte]

A fim de sobrelevar a verdade realizei pesquisa e encontrei na obra publicada pelo Pe. Arthur Rabuske, S.J. – a Secular Matriz de São Leopoldo, RS – que, na página 122 afirma: “Em São Leopoldo, RS, São Leopoldo vem a ser um nome pronunciado a cada hora por muita gente, mas o Santo e Padroeiro que ele supõe ou inclui, não parece aforar à consciência da maioria dos próprios leopoldenses, aliás “são-leopoldenses”.....”. Essa publicação e farto material de que dispomos atestam que a cidade está homenageando o Santo mais popular da Áustria. Durante o século IXX, pela forte influência dos Jesuítas, as comunidades gaúchas eram denominadas preferentemente com nome de Santos. Esta região, marcadamente desenvolvida com a chegada do imigrantes alemães, pretendeu homenagear a Imperatriz Leopoldina que se notabilizava como sua advogada e protetora. Decidiram então pela denominação Colônia Alemã de São Leopoldo já que São Leopoldo era padroeiro da Áustria e o Santo da devoção da Imperatriz. Examinando a "LISTA DE SANTOS' na Wikpedia extranhei a ausência do nome do Santo homenageado nesta cidade. Submeto o assunto paraa investigação por equipe desse site. Atenciosamente Pedro Cortezia