Discussão:Lista de termos técnicos de engenharia civil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 10 de outubro de 2011 de Yone Fernandes no tópico Seção perpendicular x seção transversal

Gostaria que todos os que estivessem por dentro do assunto colocassem os termos técnicos que se lembrem, mesmo que não saibam com precisão como defini-los. Alguém virá refinar o trabalho por vós começado. Com a ajuda de todos, é possível melhorar este espaço!

--Ricardobrites 15:58, 12 Mai 2005 (UTC)

Concreto Asfáltico Usinado a Quente, mistura betuminosa composta por agregado miúdo, graúdo e cimento asfáltico de petróleo, utilizado no revestimento de vias urbanas e rodovias. --200.180.108.22 23:30, 15 Janeiro 2006 (UTC)Geovani A. Schutz, 21:06, 14 de janeiro de 2006.--200.180.108.22 23:30, 15 Janeiro 2006 (UTC)

Seção perpendicular x seção transversal[editar código-fonte]

Transferi para cá o texto inserido pelo Usuário:187.24.148.226, 13h59min de 10 de agosto de 2010 (UTC), já que expressa uma discordância terminológica e estava no próprio corpo do artigo (inadequadamente, acho eu).Responder
Sobre a questão levantada, não sei se entendi direito, mas posso dar um palpite, com todo o respeito ao povo das hidráulicas? Vou dar: é usual calcular a seção transversal de dutos, e esta corresponde à área de uma elipse (ver a figura 1, aqui) e não à área de um círculo, evidentemente. Aqui tem outro exemplo, onde estão representadas graficamente (seção vertical e seção transversal na fig 13; seção vertical e seção perpendicular, na fig 12). Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa, como diria Dadá - ou Much ado about nothing, como diria o Bardo. Então, tem pra todo o mundo. Mas isto é só um palpite. A seguir, o texto do 200.180.108.22. Yone (discussão) 22h09min de 10 de outubro de 2011 (UTC)Responder

Seção perpendicular é a figura geométrica produzida pela intercepção de um plano que intercepta um sólido formando ângulos adjacentes iguais.
Seção “transversal” é um termo popular e indevidamente dito para se referir a forma geométrica obtida do perfil ou da vista de topo de um material com perfil constante ao longo de seu comprimento.
Um material com perfil constante ao longo de seu comprimento pode ser perfeitamente comparado com um sólido e ângulos adjacentes iguais só podem ser retos ou de 90 graus. Transversal (que passa ou que está de través ou obliquamente) é uma expressão adequada tão somente para se referir, por exemplo, a ruas e avenidas, para as quais não interessa a ninguém saber (exceto ao arquiteto incumbido de projetar imóvel em uma das quatros esquinas) se são ou não perpendiculares.
Seção transversal é uma impropriedade, ou melhor uma aberração, uma vez que seção transversal pode gerar figuras geométricas bastante diversas de um mesmo sólido, dependendo do ângulo da intercepção. Por exemplo: cortando-se um cilindro em ângulo diferente do reto gera-se uma elipse e não o círculo; do mesmo modo, de um material de seção perpendicular quadrada, obtêm-se, ao invés de um quadrado, um retângulo e até mesmo um losango, este último, se a intercepção for feita obliquamente por um dos 4 vértices do material.