Discussão:Música ficta

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Caríssimo Victor Lopes,

ref.: Sua edição do último dia 23 de julho.

Em primeiro lugar, cabe um agradecimento por sua inclusão de "espaços não separáveis" (também chamados "espaços incondicionais" ou "espaços sem quebra" – obtito com o comando html "& n b s p ;" – sem as aspas ou espaços intervenientes), colocados após algumas das abreviaturas "p." a fim de evitar translineações. Melhor seria incluir "espaços não separáveis" após TODAS as abreviaturas que introduzem algum elemento subsequente, mas esssa pode ser uma segunda etapa de revisão por alguém que decida realizá-la.

Em segundo lugar, porém, você alterou algumas das abreviaturas "séc." para a versão por extenso ("século"), embora não tenha alterado em todos os casos. Confesso minha sobre essas alterações e, portanto, gostaria de obter explicações, ou mesmo instruções ao uso na Wikipedia. Principalmente por esta razão, pareceu mais adequado colocar esta mensagem (e as perguntas a seguir) na página de discussão, inclusive para que outros editores possam colocar suas experiências e para definir as possibilidades (ou necessidades de edicão) deste verbete.

(1) Há alguma restrição ao uso dessas (outras) abreviaturas na Wikipedia? (2) Se houver restrição, por que houver alteração apenas a alguams instâncias dessa abreviatura? (3) Se houver restrição, por que ela não atinge as outras abreviaturas? (4) Se não houver restrições, por que você decidiu utilizar a versão por extenso??

Outro comando que também demanda inclusão (sempre), para o mesmo fim de evitar translineacões, é o "hífen não separável" (também chamado "hífen incondicional" ou "hífen sem quebra" – obtido com o comando html "& # 8 2 0 9 ;" – sem as aspas ou espaços intervenientes). Novamente, convido a quem quiser realizar essas inclusões, se eu mesmo não as realizar na primeira oportunidade.

Em tempo: Peço a intervenção e explicações de quem desejar, se houver entendimento de que este uso da lista de discussão é inadequado.

Abraços,

Clovis de Andre (discussão) 20h12min de 28 de julho de 2019 (UTC)[responder]

Olá, @Clovis de Andre:! Lamento só estar respondendo agora, mas eu não acompanho esta página e só descobri esta sua mensagem por acaso. Quando quiser chamar a atenção de um usuário específico, você pode "marcá-lo" com o seguinte código: {{ping|NOME DO USUÁRIO}}. Isso vai gerar uma notificação para ele (igual a quando você marca alguém nas redes sociais com "@").
Sobre a mensagem em si, as minhas edições foram realizadas de forma automática por uma ferramenta chamada AWB; ele vem com, digamos, um "pacote" de intervenções estéticas que, teoricamente, aplicam aquilo que a comunidade julga mais apropriado. Como é automatizado, às vezes ele pode deixar escapar algumas coisas. No caso de "século", se ele está contido lá, é porque alguém deve ter achado válido, mas eu confesso que não sei se existe alguma regra no projeto regendo isto (nosso manual de estilo menciona séculos, mas não chega a falar da abreviatura). Qualquer coisa, você pode abrir um tópico aqui, que é onde discutimos mudanças ortográficas automáticas do AWB. Victor LopesDiga!C 16h54min de 17 de maio de 2021 (UTC)[responder]