Discussão:Marcha para o Oeste

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Marcha para o Oeste foi criada pelo governo de Getúlio Vargas para incentivar o progresso e a ocupação do Centro-Oeste, que organizou um plano para que as pessoas migrassem para o centro do Brasil, onde havia muitas terras desocupadas. Esse movimento ficou conhecido como Marcha para o Oeste.<ref>{{citar web|url=http://www.brasiloeste.com.br/noticia/1327/a-marcha-para-o-oeste%7Ctitulo=A Marcha para o Oeste - O objetivo fundamental do programa era, sem dúvida alguma, quebrar os desequilíbrios regionais pela implantação de uma política demográfica que incentivasse a migração, na tentativa de diminuir os desequilíbrios existentes entre as diversas regiões do país.

Para que a política de Getúlio desse certo, era necessário a criação de uma base de apoio nos estados periféricos, como Goiás, Mato Grosso e Paraná, que ficariam encarregados pela produção de alimentos e de matérias-primas capazes de abastecer o novo pólo industrial do sudeste.

A ocupação do centro-oeste visava também a ser uma etapa preliminar à ocupação da Amazônia.

Em Goiás foi instalada a primeira colônia agrícola, em 1941, na cidade de Ceres, a Colónia Agrícola Nacional de Goiás (CANG).

Objetivos da marcha para o oeste:

a) Política demográfica de incentivo à migração;
b) Criação de colônias agrícolas;
c) Construção de estradas;
d)Reforma Agrária
e) Incentivo à produção agropecuária de sustentação.

então o projecto não era diminuir os desequilibrios regionais e sim ampliar eles via subsidios a insumos de uma zona impositora de deficit pra prejudicar a industrialização do resto