Discussão:Messias

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O novo Testamento cita MESSIAS, também em Atos 18.28("Pois Apolo, com argumentos fortes, derrotava os judeus nas discussões públicas, provando pelas Escrituras Sagradas que Jesus é o Messias").

Ex-artigo destacado Messias é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Wanc: Não concordei muito com a edição que você fez no artigo. Vale realmente a pena colocar o link para o artigo do Inri Cristo? Lembre-se que "Messias" é um conceito judáico, como o nome do artigo já diz. Inri Cristo é um fenômeno (se é que dá prá chamar assim) recente e relativamente desconhecido no contexto mundial. Por mim, não vinculava as coisas. Campani 14:14, 3 Mar 2005 (UTC)

Dúvida sobre a correção das informações.[editar código-fonte]

Está certa essa afirmação de que "a palavra Messias aplica-se a várias pessoas"? Pelo que eu saiba, antigamente Deus dava autoridade para algumas pessoas se tornarem "Juízes" sobre o povo, não "Messias" sobre o povo. O profeta Daniel, na profecia das setenta semanas, define bem o período da vinda do Messias, e é apenas um Messias, não vários.

E aquele termo "estado místico" não me parece muito apropriado. Não está muito bem definido que "estado místico" seria esse. Daria pra definir melhor esse termo, não?


Sugiro um vinculação de um link existente ou a composição do seguinte título/tópico: "Como os judeus interpretaram Jesus segundo a bíblia" explicando porquê eles negaram como Messias.

Ivan

2 messias: um sacerdote, outro político rei[editar código-fonte]

Já vi fontes de um judeu caraíta mostrar passagens que profetizam sobre 2 messias (um, sacerdote, descendente de Finéias filho de Eleazar, e outro de Davi). São essas as passagens:


Números 25:11-13

"Finéias, filho de Eleazar, filho do sacerdote Aarão, desviou minha cólera de sobre os israelitas, dando provas entre eles do mesmo zelo que eu. Por isso não os extingui em minha cólera. Dize-lhe, pois, que lhe dou a minha aliança de paz. Isso será para ele e seus descendentes o pacto de um sacerdócio eterno, porque. se mostrou cheio de zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos israelitas."


Zacarias 4:12-14 ... 6:12-13

E interroguei de novo: Que significam estes dois ramos de oliveira, que deixam correr o ouro por dois tubos de ouro? Não sabes o que isto significa? Não, meu Senhor. Ele explicou: São os dois ungidos do Senhor que assistem diante do Senhor de toda a terra.

(...)

e lhe dirás: Assim fala o Senhor dos exércitos: Eis o homem, cujo nome é Gérmen; alguma coisa vai germinar de sua linhagem. Ele é que reconstruirá o templo do Senhor: usará insígnias reais e sentar-se-á como rei sobre o seu trono; terá um sacerdote à sua direita, e reinará a perfeita paz entre eles,


Salmos 105:30-31

Mas levantou-se Finéias para fazer justiça; cessou a peste. Seu zelo lhe foi imputado como mérito, de geração em geração, para sempre.


1 Macabeus 2:54

Finéias, nosso antepassado, por ter sido inflamado de zelo, recebeu a promessa de um perpétuo sacerdócio.


Eclesiástico 45:28-30 [Não confundir com Eclesiastes]

Finéias, filho de Eleazar, é o terceiro em glória. Ele imitou (Moisés) no temor do Senhor. Permaneceu firme no meio da idolatria do povo; por sua bondade e o zelo de sua alma, apaziguou a ira de Deus contra Israel. É por isso que Deus fez com ele uma aliança de paz, e deu-lhe o principado das coisas santas e do seu povo, a fim de que a ele e a seus descendentes pertencesse para sempre a dignidade sacerdotal.


FONTE: [1]