Inri Cristo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou seção foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde agosto de 2019). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Inri Cristo
Nome completo Álvaro INRI CRISTO Thais
Nascimento 22 de março de 1948 (71 anos)[1]
Indaial, SC
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Filósofo Site oficial www.inricristo.org.br

Álvaro Inri Cristo Thais, conhecido como Inri Cristo[2][3] (Indaial, 22 de março de 1948), é um filósofo educador brasileiro que desde o ano de 1979 se apresenta ao mundo, na mídia e redes sociais como a reencarnação de Jesus Cristo.

A fama do catarinense ocorreu pela passagem em diversos programas de TV a exemplos de Programa Silvio Santos, Programa do Jô, Programa do Ratinho, SuperPop, O Estranho Mundo de Zé do Caixão, Pânico, CQC, QG Podcast (onde Inri Cristo debate com outras pessoas a exemplos do Padre Quevedo – o qual Inri Cristo já afirmou ser uma reencarnação do inquisidor espanhol Tomás de Torquemada – e de Toninho do Diabo) e Agora é Tarde (Brasil) e Noites Marcianas (Portugal) ao que este programa era apresentado por Carlos Cruz, TV Norueguesa NRK , TV Alemã ARD1, TV Francesa TMC bem como em diversos programas de rádio e podcasts.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]

Inri Cristo nasceu no município de Indaial, interior do estado de Santa Catarina, em 22/03/1948. Seu sobrenome Thais é fruto de um erro de grafia do original alemão "Theiss". Foi criado por um casal de camponeses alemães católicos, Wilhelm e Magdalena Thais. Inri estudou apenas três anos em escola pública; teve que deixar os bancos escolares para ajudar a mulher que o criara na lavação de roupas, pois o marido Wilhelm havia sido afastado do serviço devido a um acidente de trabalho e a Previdência Social não respondeu aos encargos inerentes. Assim o menino Inri vivenciou as dificuldades, as vicissitudes inerentes à subsistência material.

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Na infância, Inri afirma que era acordado na calada da noite por pesadelos terríveis, nos quais via pessoas agonizando, se contorcendo, arrastando-se sobre seus próprios membros… e só no jejum foi-lhe revelado serem premonições sobre o fim deste mundo caótico.

Desde a infância Inri diz obedecer a uma voz forte e poderosa que lhe fala no interior da cabeça; obediente a esta suposta voz abandonou o aconchego do lar aos 13 anos, passando a viver independente da família. Na juventude, trabalhou em diversos ofícios, tais como: verdureiro, padeiro, entregador de alimentos, mascate, garçom etc., sempre em contato direto com seu material de estudo, o ser humano.

Fase adulta[editar | editar código-fonte]

Em 1969, aos 21 anos, iniciou a vida pública como profeta, apresentando-se como Iuri; falava nas rádios anunciando o porvir e ajudava as pessoas com a solução de seus problemas. Por ser ateu afirma que vivia como profeta de um DEUS desconhecido. Em 1971, começou a falar nas televisões, o que lhe possibilitou acesso aos mais altos escalões sociais. Este período segundo ele facultou-lhe um minucioso estudo na escola da vida e lhe rendeu o conhecimento puro de ciências humanas, que não se aprende nos livros nem nas academias convencionais, necessário para o cumprimento da missão que afirma ter.

Em 1979, afirmou ter tido a revelação de sua verdadeira identidade após ter feito jejum durante alguns dias em Santiago, no Chile.

Em seguida à suposta revelação, passou a pregar sua doutrina, tendo percorrido vários países da América Latina e Europa. Foi expulso da Inglaterra, dos EUA e da Venezuela, mas foi acolhido na França por sete meses. De volta ao Brasil após anos de processo por falsidade ideológica, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná reconheceu o seu direito de usar o nome Inri Cristo junto a seu nome de batismo em todos os seus documentos.

A adoção do nome "Inri" aconteceu depois que um jornal mexicano o publicou. Isto seria considerado o segundo sinal após o primeiro sinal em Santiago de que ele seria o Cristo "reencarnado". INRI, acrônimo de "Jesus de Nazaré Rei dos Judeus" seria, segundo a revelação, o novo nome do Cristo retornado, outrossim, o nome INRI tem como significado Igne Natura Renovatur Integra (pelo fogo se renova toda a natureza) e Iammim Nour Rouahh Iabescheh (Agua, fogo, ar e terra).

SOUST (Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade)[editar | editar código-fonte]

Inri Cristo fundou a instituição "Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade" (SOUST) em 28 de fevereiro de 1982 após ter praticado o "Ato Libertário" dentro da Catedral Metropolitana de Belém. A SOUST estava provisoriamente situada em Curitiba, até se instalar definitivamente em Brasília no ano de 2006.

SOUST (Escola Mística Filosófica)

Inri Cristo esteve sempre cercado de muita polêmica, e já concedeu muitas entrevistas.

Atualmente, Inri Cristo divulga sua doutrina através da mídia (principalmente internet TV na Web e televisão) debatendo com outros líderes religiosos em programas de entrevistas. Também concede palestras em universidades, como já concedeu em várias universidades ao longo do País e do planeta – a saber: Faculdade de Comunicação da UnB (Brasília, 27 de novembro de 2007), UFPR (Curitiba, 17 de maio de 2000), Faculdade de Jornalismo da Universidade Tuiutí (Curitiba, 30 de abril de 1998 e 14 de novembro de 2001), SPEI, FAAP (São Paulo, 29 de outubro de 2003), USP (São Paulo, 4 de maio de 2004), Faculdade de Enfermagem da Uniandrade (Curitiba, 15 de setembro de 2004), UNISO (São Paulo, 29 de outubro de 2004), Faculdade de Jornalismo da UniBrasil (Curitiba, 17 de maio de 2005), Faculdade de Filosofia de La Paz e Escola Politécnica de Paris[4].

Suas discípulas "inrizetes" afirmam que criam versões "místicas" de hits de artistas populares no intuito de propagar a mensagem de Inri Cristo. Os clips, sempre cantados por elas a exemplos de Justin Bieber, Britney Spears, Rebecca Black, Lady Gaga, SIA, Adele, Psy (Gangnam Style), Luis Fonsi (Despacito), One Direction, Ultraje a Rigor, Manowar, Judas Priest, Katy Perry , Spice Girls, Bon Jovi, Scorpions, Saxon, Madonna, Rihanna, Michael Jackson, Kesha, dentre muitos outros.

Inri Cristo na USP - 2004


Inri Cristo reunido com uma multidão de mais de 10 mil pessoas em Belém-PA (28/02/1982)

Polêmicas[editar | editar código-fonte]

  • Inri Cristo é destacado pela mídia e reconhecido pela população em geral.[5] Alguns consideram-no um profeta.[6] Outros comparam-no a um santo, considerando-o um excêntrico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Inri Cristo - Página oficial
  2. «Confira sua carteira de identidade com seu nome oficializado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná». 1 de setembro de 2019. Consultado em 1 de setembro de 2019  line feed character character in |titulo= at position 35 (ajuda)
  3. «Conheça a história jurídica de INRI CRISTO através do livro O Tempo Página 30». 1 de setembro de 2019. Consultado em 1 de setembro de 2019 
  4. Inri Cristo nas Universidades
  5. Artigo Arquivado em 7 de dezembro de 2011, no Wayback Machine. da CACP sobre Inri Cristo
  6. Citação vazia (ajuda) 
  7. «Participação no programa Pânico (versão radiofônica)». Consultado em 27 de novembro de 2006. Arquivado do original em 30 de setembro de 2007 
  8. Vídeo de sua participação no Pânico na TV[ligação inativa]
  9. «Inri Cristo é destaque em exposição de fotógrafo norueguês no sul da França». G1. Consultado em 3 de setembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]