Discussão:Naturismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portugal e Brasil - separação[editar código-fonte]

Não me parece util tratar o artigo como sendo exclusivamente brasileiro. O naturismo português tem a sua relevância. Talvez fosse muito mais útil separar as secções ou seja, manter em Naturismo generalidades que possam ser aplicadas aos dois países e incluir novas páginas Naturismo no Brasil e Naturismo em Portugal. o comentário precedente não foi assinado por [[Usuário:{{{1}}}|{{{1}}}]] ([[Usuário Discussão:{{{1}}}|discussão]] • [[Special:Contributions/{{{1}}}|contrib.]])

Concordo em parte consigo. No entanto, como a informação ainda não é assim tão extensa, julgo que para já o artigo pode permanecer assim sem a divisão em dois. A melhor forma de o organizar para já, será colocando sub-secções do tipo === em Portugal === ou === no Brasil ===, e desenvolver os textos específicos sobre cada país, o que vai dar em algo como isto:

em Portugal[editar código-fonte]

texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto

no Brasil[editar código-fonte]

texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto


Espero ter ajudado. --Vitor Madeira 18:05, 13 Julho 2006 (UTC)

Conferido em 28/09/2006[editar código-fonte]

A parte GERAL deste artigo e a parte sobre o Brasil estão 100% conferidas. Tenho diversos livros e artigos correlatos ao assunto.

Quanto a dividir o artigo em 2 acredito que só empobreceria os mesmos, ou então tornaria-los (sic; torná-los-ia) um tanto quanto repetitivos.

A história do naturismo geral é igual para ambos, a história dos primeiros contatos dos Portugueses com os Indios no Brasil também teria que fazer parte de ambos artigos, portanto... acho que conforme está fica melhor.

André Herdy (conselheiro da Federação Brasileira de Naturismo e Webmaster do site da mesma)

Sobre as reversões de 18/12/2005[editar código-fonte]

Artigo revertido várias vezes em 18/12/2005 por ser VDA de http://www.fbrn.com.br/historia.htm. Então o usuário anônimo que estava inserindo material do outro site, deixou na minha página a seguinte mensagem:

"Amigo Santana Freitas

Me chamo André Herdy sou conselheiro da Federação Brasileira de Naturismo e também sou o Webmaster do site da FBrN.

Quem escreveu o texto que se encontra no Histórico do site da FBrN fui eu!

Somente estava copiando um texto escrito POR MIM e que foi primeiramente enviado para a N Magazine dos EUA, posteriormente publicado no site da YNAI-Brasil (que também administro) e atualmente está no novo site da FBrN.

Portanto como autor de tal texto, não vejo o porque ser considerado um texto copiado ok?

Aguardo alguma informação de como proceder.

Abraços

André Herdy andre@ynai.com.br webmaster@fbrn.com.br"

Neste caso, o André Herdy, sendo o legítimo autor do artigo do site http://www.fbrn.com.br/historia.htm e autorizando a uso do mesmo na WIkiPT como GFDL, pode inserir o conteúdo na database da Enciclopédia Wikipédia. Gervásio Santana de Freitas Clique sobre a mãozinha ao lado para deixar uma mensagem em minha página de discussão - 12:45, 18 Dezembro 2005 (UTC)

Naturistas Cristãos[editar código-fonte]

Alguém quer traduzir Christian Naturism (Naturismo Cristão) em Inglês? Obrigado. http://en.wikipedia.org/wiki/Christian_Naturism VKEG - 05:25, 22 junho 2006 (UTC)

Revolução?[editar código-fonte]

Revolução dos militares? Fala sério né? Corrigi para golpe.

Separação Portugal/Brasil[editar código-fonte]

Concordo com a separação Portugal/Brasil nas secções onde há diferenças realmente importantes.

Uma delas é o Código de Ética Naturista apresentado que tem aplicação apenas no Brasil não fazendo sentido na realidade portuguesa pois a FPN não o utiliza. Entidades como os Conselhos Deliberativos dos Clubes ou Conselho Maior não fazem sentido ou não existem em Portugal.

Proponho então a separação em:

no Brasil[editar código-fonte]

igual ao que está actualmente


em Portugal[editar código-fonte]

Ferem os princípios da ética naturista, entre outras, as seguintes situações:

Circular em recintos naturistas usando roupa, salvo se situações climáticas ou higiénicas o aconselhem;

Agir de maneira desrespeitosa e/ou agressiva com quem quer que seja, em qualquer situação;

Praticar ou indiciar actos de carácter sexual ou obscenos;

Fotografar gravar ou filmar qualquer indivíduo ou grupo, sem permissão destes e/ou da entidade responsável pelo local;

Constranger outros naturistas com gestos, palavras ou atitudes que tenham conotação sexual ou outras que manifestem falta de civismo;

Utilizar instrumentos sonoros de forma a que possam interferir na tranquilidade alheia;

Satisfazer necessidades fisiológicas em locais ou condições inapropriadas;

Apresentar-se em condições influenciadas pelo uso excessivo de bebidas ou de drogas, prejudicando a harmonia social;

Comer, beber e/ou deixar lixo fora dos locais apropriados;

Praticar, em geral, qualquer acto que venha a perturbar a boa harmonia social existente, nomeadamente as que recorram a atitudes voyeuristas, exibicionistas ou provocatórias.

--AlexMol 09:46, 27 Abril 2007 (UTC)

Portugal: Praias oficiais[editar código-fonte]

Penso que seria útil incluir as praias em Portugal onde a prática do naturismo é oficialmente permitida, normalmente designadas como praias naturistas oficiais. Em Portugal são apenas 5 pelo que não irá aumentar muito o artigo. --AlexMol 18h28min de 25 de Julho de 2007 (UTC)

Etiquetas de parcialidade e carência de fontes[editar código-fonte]

O texto, conforme se lê a 30 de Março de 2008, falha em mostrar a controvérsia que ainda ronda a prática naturista e apresenta-o quase como fosse uma propaganda em favor do estilo de vida em questão. Ajuntei portanto as etiquetas ao cabeçalho, apontando no corpo do texto as partes onde as lacunas se acham mais evidentes.

Parcialidade[editar código-fonte]

Tentei refazer a parte do texto mais parcial. Se alguém achar que ainda não está bem tentarei novamente. Vou tentar também abordar a questão da controvérsia que ainda ronda a prática naturista. --AlexMol (discussão) 18h48min de 19 de Abril de 2008 (UTC)

Não existe "parcialidade" porque não há "controvérsia"[editar código-fonte]

Não sei de onde tiraram a idéia de que existe alguma "controvérsia" rondando a prática naturista. O que existe é muito desconhecimento sobre o que é naturismo.

Esse desconhecimento gera confusão entre o naturismo e o hedonismo, pois quem desconhece o histórico e a fundamentação filosófica do naturismo não sabe distinguir entre um grupo de pelados e outro.

Essa confusão é reforçada pelos adeptos do hedonismo, pois estes com irritante freqüência procuram ambientes naturistas para lá tentar praticar abertamente os elementos eróticos de sua filosofia, comportamento este que é vedado pelo código de ética naturista.

Não confundir, portanto, as práticas hedonistas inadequadamente realizadas em ambiente naturista com o que é realmente o naturismo.

São Dogbert (discussão) 18h48min de 20 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Afinal, há algum motivo para se manter a tag de parcial neste artigo? MachoCarioca oi 03h14min de 7 de junho de 2010 (UTC)[responder]