Discussão:Ordem de Cristo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 19 de fevereiro de 2011 de 189.41.62.98

Artigo suspeito e que, ainda por cima, não tem nada a ver com o título do artigo que é sobre a Ordem de Cristo e não sobre a Ordem dos Templários... Se o anónimo que colocou o texto não disser qual a origem deste, apago tudo e ponho "impróprio"... Manuel Anastácio 07:02, 12 Out 2004 (UTC)

Caríssimo Manuel Anastácio,
Eu nem sou o construtor deste texto nem tenho nada a ver com nenhum assunto relativo à ordem de Cristo, mas, vendo a sua incrível e abominável ignorância neste seu comentário, não resisti em recomentá-lo: Meu caro amigo, a ordem de Cristo é a ordem dos templários em Portugal. Todo o conteúdo existente nesta página está correctíssimo e, sendo assim, não há problema nenhum em mencionar na sua totalidade a ordem dos templários. A ordem de Cristo foi criada em Portugal após a "destruição" da ordem dos templários por toda a Europa, devido à necessidade da existência desta organização em Portugal na época de D. Dinis. Espero lhe ter desmistificado este pequeno equívoco. Boa sorte com a Wikipedia.
Corrigi a ortografia do comentário para não dar tão mau aspecto.

Remoção de conteúdo[editar código-fonte]

Transcrevo aqui uma nota de um anónimo, que irei remover do artigo: Nota de um editor: com o devido respeito, tudo isto é um disparate. A ordem de Cristo tinha templos, tinha insígnias, tinha hieraquia. Esta tentativa ignorante ou abusiva de tentar associar a Ordem de Cristo a rosa-cruzes e maçonarias, é inacreditável!.

Eu não percebo muito disto, mas ainda bem que alguém teve coragem de remover este pedaço, sempre me pareceu treta. -- Nuno Tavares 14:11, 7 Março 2006 (UTC)

Aproveitei a onda do anónimo, e removi toda a parte que me parece treta [1]. -- Nuno Tavares 14:13, 7 Março 2006 (UTC)

Removi o nome Salvador Fernandes Zarco por não estar provada a existência histórica da personalidade, sendo uma certeza na comunidade científica tratar-se duma ficção. --- Há mais material "tolo": "(assassínios, absorção de bens, atrocidades, que levariam Fernando Pessoa a afirmar a luta contínua contra a Tirania, a Ignorância e o Fanatismo, segundo ele, os três assassinos de Jacques de Molay, Grão Mestre da Ordem)". Essa enxerto é completamente estranha ao sentido do texto e o tamanhão de informação que tentaram encatrafiar no meio do texto como que para lhe corromper o sentido, é gritante. Há que apagar isso.

A Ordem de Cristo também no Brasil[editar código-fonte]

Caríssimos irmãos lusos,

Tenho repetidamente incluído, nalgumas biografias, o dado de que o biografado (ex: Souza Dantas) pertencia à Ordem de Cristo. Ela persistiu no Império do Brasil, e diversas personalidades fizeram parte dela... Não é, certamente, minha especialidade, mas proponho que o verbete possa ser ampliado, para além da "Metrópole"...

Um abraço, do André Koehne 12:24, 16 Abril 2006 (UTC

...A Ordem de Cristo realmente tem importância no Brasil, contudo a Ordem de Cristo não sobreviveu no Brasil pelo mesmo motivo que a Ordem de Cristo não existe hoje em Portugal. Há que separar a Ordem de Cristo (ordem religiosa de cavalaria, católica) e outras pseudo-ordens de cristo que querem ter o brilho da Ordem de Cristo retirando o facto legitimador (a Igreja).

Templarismo e o Brasil[editar código-fonte]

Saudações, segue minha tentativa de contribuição aos colegas.

A Ordem da Cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Ordem de Cristo, foi criada em Portugal em 14 de março de 1319 por meio da burla Ad ea ex quibus, à esta ordem foram entregues os bens da Ordem do Templo em Portugal. A Ordem de Cristo teve grande importância para os Descobrimentos, Vasco da Gama, por exemplo era membro da ordem, e as velas das caravelas marcadas com a grandes cruzes da ordem foram o marco daquela época. Fonte de consulta: DEMURGER, Alain. Os cavaleiros de Cristo: Templários, teutônicos, hospitaleiros e outras ordens militares na Idade Média. Brasil, Rio de Janeiro: Jorge Jahar Ed., 2002. ISBN 85-7110-678-9. Páginas 238 e 248 respectivamente.

Outra obra (DE LUCA, 2003:126) relata que a Ordem de Cristo foi fundada em 1321 por Dom Diniz, na época do Papa João XXII, o que deixa certa controvérsia e os colegas de Portugal podem elucidar melhor. Fonte da consulta: DE LUCA, Maria Margherita (trad.) História e Lenda dos Templários. Brasil, São Paulo: Globo, 2003. ISBN 85-250-3727-3. Página 126. Original: Giunti Editore, Florença Milão: Demetra s.r.l., Storia e leggenda dei templari.

Na obra de DEMURGER (op. cit.) e de DE LUCA (op. cit.) fica clara que a ordem de Cristo foi criada a pedido do Rei de Portugal para abrigar os cavaleiros e posses da Ordem do Templo, em dissolução, esta ordem serviu fielmente aos interesses da coroa portuguesa e teve papel importante no descobrimento das Américas e em especial do Brasil.

Quando aos primeiros nomes dados ao Brasil não posso deixar de pensar na influência da ordem, pois o último nome dado na época foi Terra da Vera Cruz, até que prevalesceu o apelido Brasil por causa do pau brasil. Esta consideração é minha e não tenho fonte.

Espero ter colaborado. As fontes citadas são para efeitos didáticos e de pesquisa e não há aqui transcrição literal do conteúdo das obras. --Reitoso 04:27, 8 Junho 2006 (UTC)

Condecorações[editar código-fonte]

Caros(as) Wikipedistas, O Dr. Manuel Luciano da Silva, médico, me enviou este texto que infelizmente não tenho como verificar a orígem: “O Papado pode dar a lidadores cristãos seis tipos de condecorações, mas a maior e que está em “número um” é a Cruz da Ordem de Cristo. Foi estabelecida com vários papas durante a vida do Infante D. Henrique e depois seguida por vários reis portugueses, porque o Papado passou a considerar os descobrimentos portugueses como se fossem as Cruzadas do Ocidente, por espalhar a Fé Cristã entre os novos povos que os portugueses encontrassem e colonizassem.” [2]


A figura atual da Cruz da Ordem de Cristo necessita ser revista[editar código-fonte]

Este usuário fala português.
Este usuário é da e/ou vive na cidade de São Paulo

Caro autor, as cores atuais: o vermelho e o branco da cruz [3], parecem mais corretas que o vermelho e o cinza anteriormente usados.

Entretanto a cruz branca interna parece ser um pouco mais longa, atingindo o início da serifa. Por favor, veja o desenho correto na bandeira do município da cidade de São Paulo. Cordialmente. [[4]], e também: [[5]] 201.83.14.222 20:13, 14 Janeiro 2007 (UTC) RobertoLyra (discussão) 12h56min de 3 de outubro de 2009 (UTC)Responder

Bandeira da Ordem de Cristo com o desenho octogonal, com simetria perfeita das três faixas das hastes da cruz e das serifas em 45 graus.
Bandeira da Ordem de Cristo associada a esfera armilar com Escudo de Portugal

Imagem da armadura[editar código-fonte]

Esta fotografia traz muitas dúvidas... Será que a legenda de informação da vitrina a identifica como armadura portuguesa?... Sem informação fidedigna não me parece. De facto a gravação parece uma Cruz de Cristo, mas, com este detalhe, pode ser outra cruz parecida; há muitas. O capacete é típico de um ironside e todo o conjunto parece ser; sem outra informação eu poderia garantir que é mesmo uma armadura inglesa do período da guerra civil. De qualquer modo uma coisa é certa: não é uma armadura medieval, como está na legenda, é garantidamente uma armadura de cavalaria do séc.XVII.

Penso que esta fotografia seria de retirar. Pelo menos altero a legenda. Espadeiro (discussão) 10h27min de 17 de Novembro de 2008 (UTC)

  • Espadeiro para sua confirmação, por favor acesse:

[6] Harquebus Armor of Pedro II, King of Portugal, ca. 1683 Attributed to Richard Holden (recorded 1658–1708) English (London) Steel, engraved, blued, and gilded RobertoLyra (discussão) 13h11min de 3 de outubro de 2009 (UTC)Responder

Caro RobertoLyra, Obrigado pela informação. Confirma-se de facto ser a Cruz de Cristo, mas pelos vistos a armadura é mesmo de origem inglesa. Alterei a legenda. --Espadeiro (discussão) 08h33min de 5 de outubro de 2009 (UTC)Responder

Ideologias Sectaristas[editar código-fonte]

É deplorável essa recente onda de esoterismo que tenta apoderar-se da identidade da Ordem de Cristo. Esta Ordem é de fundação Pontifícia, é de cavalaria e religiosa. A extinção da Ordem, em si, nunca foi feita, mesmo que em Portugal tivesse mais tarde sido "extinta pela Coroa". Ou seja, esta Ordem católica foi proibida em Portugal (extinta em Portugal)mas só pode ser totalmente extinta pela autoridade que a fundou (a Igreja). Uma ordem extingue-se naturalmente quando não resta nenhum dos seus elementos. Acontece que esta Ordem religiosa de cavalaria tem uma característica rara: há hereditariedade, tal como as chamadas Familiares do Santo Ofício. Imaginando que a Ordem tivesse mesmo sido extinta totalmente, ela não pode resurgir como a mesma sem a autoridade papal. Este facto dá como certa que a "Ordem de Cristo" usada hoje pela República em Portugal é outra coisa qualquer. Por outro lado a verdadeira Ordem de Cristo é a única das 7 ordens da Santa Sé que consta como fundada por um Rei e não por um Papa. Há portanto duas certezas:

1 - A Ordem de Cristo (Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo) é uma Ordem católica (em todos os sentidos), e enquadra-se do mesmo modo que são enquadradas todas as Ordens da Igreja Católica. A chamada "extinção" da Ordem de Cristo em Portugal não faz mais que expulsa-la de Portugal, e não a extingue verdadeiramente. Apenas o Papa pode extinguir uma Ordem católica; 2 - A fundação de uma sociedade ou pseudo-ordem, ou algo semelhante, com a finalidade de restaurar uma Ordem religiosa de cavalaria católica não se dá sem a iniciativa pontifícia. Nem um outro membro do clero tem poder para extinguir uma Ordem de cavalaria ou religiosa, ambas estão sob o poder directo do Papa. Por este motivo a Ordem de Cristo que dizemos ter hoje não é mais que uma aparência.

É lamentável que no artigo esteja uma imagem com a legenda seguinte: "Planta do Templo de Salomão e algumas de suas linhas de construção que podem ter servido de inspiração para a arquitectura dos Templários". Como colocam no artigo uma imagem com um "podem ter servido"? A cruz da Ordem de Cristo, segundo os documentos oficiais antigos, segundo as pinturas, não segue a geometria sugerida pelos esotéricos que tentam fazer crer por toda a parte que a cruz desta Ordem católica é um decalque do que eles chamam "templo de Salomão". O mesmo se repete para qualquer geometria. No caso da charola, há que notar que a planta ortogonal é a única alternativa razoável, pois para lá do quadrado (simples de mais para ter efeito)só o desenho ortogonal é simétrico e o menos complicado. Com a mesma facilidade que tais esotéricos usam e abusam, podemos dizer que sempre a Igreja tem usado estrelas de 8 pontas na pintura e arquitectura (uma alusão à Estrela (Nossa Senhora)com o 8 símbolo maternal e reforçado pelo 8 de Dezembro da Imaculada Conceição). Enfim...

Concordo[editar código-fonte]

Na verdade deviam se separar em artigos diferentes a "ordem Militar de Cristo" quando ainda estava sob jurisdição portugusa, e a atulmente concedida palo Papa "Ordem Suprema de Cristo".o comentário precedente deveria ter sido assinado por 189.41.62.98 (discussão • contrib) 00h12min de 19 de fevereiro de 2011 (UTC)Responder

Escudo Reyno de Galizia[editar código-fonte]

Capa da obra "Descripción de la costa del reyno de Galizia", cartografia da costa do reino, realizada por Pedro de Teixeira Albernas por volta de 1625.

Capa da obra "Descripción de la costa del reyno de Galizia", cartografia da costa do reino, realizada por Pedro de Teixeira Albernas por volta de 1625.