Discussão:PHP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Orientação a objeto[editar código-fonte]

Se não me engano o PHP5 é orientado a objeto. --Gbiten 08:46 27 de Jul de 2004

Realmente. Onde eu trabalho estamos usando a primitiva 4.0.3, mas pelo que eu li no manual do php.net, a versão 5 tem orientação ao objeto. Corrigido! --Patsy 18:43, 27 Jul 2004 (UTC)

Na prática, o PHP 4 tem suporte a objetos, porém não tanto como uma linguagem orientada a objetos (são conceitos um poquito diferentes). Mudei a notação para um "melhor" suporte à orientação. Não é completo esse suporte, mesmo porque, nenhuma linguagem tem tudo que é exigido. Acho que fica mais claro, e dá a noção de melhoria e continuidade, sem deixar de mencionar que mesmo na versão 4 tais características existiam, mesmo que primitivas. inerte 03:29, 2 Nov 2004 (UTC)

Fiz algumas alterações, principalmente quando se fala na orientação a objetos. Na realidade a linguagem é orientada a objetos a partir da versão 3. O que ocorreu na transição da versão 4 para 5 foi a introdução de diversos conceitos novos, como a proteção de métodos e atributos (public/private/protected), a possiblidade de se definir um tipo na declaração de uma função/método (por exemplo: public function doNothing(NothingObject myObject) ), etc... Voltando ao artigo, coloquei a referência para o Zend Engine, afinal, assim dá para ilustrar que houve essa melhoria ao ser criado o Zend Engine 2. —Surkamp 09:59, 1 Maio 2006 (UTC)

sim

A adição do SPAM htmlstaff nos artigos HTML e PHP já passou dos limites. Caso ele seja adicionado novamente será requisitado o bloqueio por completo do link aqui na Wikipédia. Leonardo Stabile msg 23:21, 27 Novembro 2006 (UTC)
       .

Sugestão[editar código-fonte]

Gostaria de sugerir a criação de um novo tópico nesta página que faça referência a grandes aplicações construídas em PHP, por exemplo o CACTI que é uma ótima ferramenta para gerência de serviços.o comentário precedente não foi assinado por 200.140.94.223 (discussão • contrib.) Luís Felipe Braga Msg 01:27, 14 Fevereiro 2007 (UTC)

Não gosto muito desta idéia. Estas seções, nos artigos sobre linguagens de programação, viram listas intermináveis de aplicativos muitas vezes pouco relevantes. Luís Felipe Braga Msg 01:27, 14 Fevereiro 2007 (UTC))

Misc.[editar código-fonte]

Se não me engano, PHP é um "backronym"... Antes ele era Personal Home Page, ou algo assim. Dae quiseram mudar e manter a sigla. Então se cria um nome com base no acrônimo, logo, "backrônimo"... 201.17.213.237 11h15min de 18 de Outubro de 2007 (UTC) (rafagd [ at ] gmail [ dot ] com)

Código-Fonte da Wikipédia[editar código-fonte]

A Wikipédia, por ser software livre escrito em PHP, possui seu código-fonte disponível?

ChilyWylli (discussão) 15h32min de 7 de maio de 2009 (UTC)ChilyWylli

Sim, procure por MediaWiki. --Leonardo Stabile msg 05h49min de 8 de maio de 2009 (UTC)

Parcial[editar código-fonte]

Adicionei a marca de "parcial", por causa de trechos como: "PHP já há algum tempo tem chamado atenção de gigantes da Tecnologia por sua robustez e facilidades". --Ricvelozo (discussão) 03h35min de 7 de fevereiro de 2011 (UTC)

Não seria mais fácil ajustar a passagem do que poluir o artigo ? Onjackmsg 16h57min de 12 de maio de 2011 (UTC)

Seção de introdução[editar código-fonte]

A seção introdutória carece de expansão. Caso concordem, irei traduzir a introdução da Wikipédia em inglês. Vou aguardar alguns dias por respostas, comentários e/ou sugestões antes de começar. M. B., Jr. (discussão) 16h05min de 2 de agosto de 2012 (UTC)

Tem meu total apoio colega, afinal, nem precisava informar na discussão sobre a expansão, somente é recomendável, não necessário. Leonardo Cebin (disse)|(fiz) 19h40min de 25 de novembro de 2012 (UTC)

Qualidade do artigo agora é 2![editar código-fonte]

Abandonando a precariedade típica de uma artigo com qualidade 1, avaliei a página do PHP. E notei o seguinte:

  • Artigo tem 25 referências.
  • Artigo tem 28 kb.
  • Artigo tem 6 seções, incluindo uma tabela de versões.
  • Artigo tem uma imagem.
  • Artigo possui referências bibliográficas.
  • Artigo não possui marcas de "Sem referências", "wikificação", "revisão", "contexto" ou outras marcas do gênero.

Eu, possuindo um pequeno entendimento do assunto PHP, creio que a página tem potencial para crescer muito mais, afinal uma linguagem de programação popular e muito utilizada tem muito mais conteúdo a possuir no artigo, inclusive também algum curso na Wikiversidade sobre PHP. Entretanto, o artigo possui qualidade 2 no mínimo!

Boas contribuições! E foco na qualidade 3 pessoal!

Leonardo Cebin (disse)|(fiz) 19h30min de 25 de novembro de 2012 (UTC)

Licença[editar código-fonte]

Já que não posso fazer nada aqui porque é considerado "estúpido" e é revertido mesmo havendo incongruência de género e número em certas frases e tenha-as corrigido a pedido de um amigo que não tinha a certeza de que tudo estava cem por cento correcto, deixo aqui uma dica para quem quiser: A repetição da questão da licença no artigo fica mal, é preciso reescrevê-lo. O assunto em questão é o que é referido no 2º parágrafo e, mais abaixo, na parte da licença. Kulluctarus (discussão) 13h49min de 27 de março de 2014 (UTC)

WP:INTRO --Ricvelozo (discussão) 23h36min de 28 de março de 2014 (UTC)

Regras de Português - Não se repete nada duas vezes, fica mal.Kulluctarus (discussão) 04h46min de 29 de março de 2014 (UTC)