Discussão:Paisagem

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Esse artigo está incorrecto. Paisagem e espaço são coisas diferentes, como o ilustre Milton Santos muito bem designou em seu livro "A natureza do espaço": "A paisagem é um conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre homem e natureza. O espaço são as formas mais a vida que as anima". o comentário precedente não foi assinado por 201.36.208.194 (discussão • contrib.) JSSX uai 23h40min de 6 de Setembro de 2007 (UTC)e<carolina nascimento>

Paisagem: são os apectos visíveis do espaço geográfico.


Estou iniciando a edição desse artigo, eis o que está até agora.

PAISAGEM

Paisagem é um conceito presente em duas áreas do conhecimento, a Geografia e as Artes. Em ambas a paisagem mantém uma forte relação com o visual e com o imediatamente percebido. Em uma definição do senso comum, paisagem é definida como a porção visível do espaço, bem como sua representação.

ETIMOLOGIA

Paisagem deriva do francês paysage, esse termo tem origem na palavra “pays”, que pode ser definido, de forma simplificada como regiões de ocupação humana que apresentam relativa homogeneidade física e registram a história. CARNEIRO, João Paulo Jeannine Andrade. O CONCEITO DE PAYS E SUA DISCUSSÃO NA GEOGRAFIA FRANCESA DO XIX. In: Revista Geográfica da América Central. Número Especial, EGAL, 2011. Costa Rica, II Semestre 2011, p 1-13. Essa associação aos pays marcou também o desenvolvimento da paisagem como conceito científico, traçando uma proximidade grande com o conceito de região, também de grande importância para a Geografia. Cabe destacar que, apesar de possuir sentido equivalente ao termo landshaft, de origem alemã (e de onde deriva a palavra inglesa landscape), o sentido colocado entre elas possuem grandes diferenças ontológicas e, enquanto o conceito no francês se associa ao olhar que se coloca sobre uma região, o conceito alemão abrange dimensões de “toda uma região com suas complexidades morfológicas, e não se limitando, portanto, ao sentido estrito daquilo que se abarca com o olhar, a cena”.HOLZER, Werther. Um Estudo Fenomenológico da Paisagem e do Lugar: A Crônica dos Viajantes do Brasil do século XVI. 1998. 257 fls. (Tese). Universidade de São Paulo. Departamento de Geografia. São Paulo, 1998.

NOTAS E REFERÊNCIAS

Gabriel Balardino (discussão) 02h41min de 4 de maio de 2015 (UTC)[responder]