Discussão:Paleolítico

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arcantropo (significado)[editar código-fonte]

Arcantropo = urso (arkoúda) humano (anthropos)?

Alguém sabe o significado de "arcantropo"? "Antropo" vem obviamente de "humano", mas e "arc"? Urso (αρκούδα, arkoúda)?


Uma contribuição se for viável.

Tipos e Culturas do paleolítico

Madalenana: A indùstria se desenvolve considerávelmente e carateriza-se pela delicadeza com que eram feitos os utensilios de marfim, osso, chifre, alfinetes e agulhas. Nesses utensílios, juntados ao silex, faz variados desenhos: de animais isolados, em grupos e combates entre Renas. As faculdades artìstica apresentam um desenvolvimento notável, culminando com os desenhos de Altamira.

Solutriana: Aparecem na França, Espanha, Tchecoslováquia e na Polônia: Perfuradors, serras, dardos e lanças, agulhas finas de osso, que são juntadas às indùstrias aurígnacianas. São enontrados muitos instrumentos feitos com chifre de Rena, nos quais desenham e executam pinturas rústicas, porèm, superiores as até então existentes.

Aurignaciana Surgem os primeiros indícios da cultura postgalciária e encontram-se os primeiros sinais da cultura do homem de Crô-Magnon. Aos instrumentos de silex, juntam-se os feitos de ossos (furadores, bigornas e polidores). Na arte aparecem entalhadas rudemente nas rochas figuras em alto relevos, sobretudo mulheres nuas.

Mousteriana Aparece em todos os Continentes. A indústria torna-se mais aperfeiçoada e os instrumentos de pedra são mais leves, mais cortantes, de uso generalizado e de forma mais elegante.

Acheleana É também denomindada Achenleana. Deixou abundantes vestígios, na Europa, Groenlância, Estados Unidos, Canadá, México, Oriente Próximo, Índia e China, de uma variedade de instrumentos; martelos, bigornas, raspadores, plainas, pontas de flexas e facas.

Cheleana Já apresenta os intrumentos melhor construidos, os lados cortantes e pontas em forma de nós, melhor ajeitados para uso manual.

Pré- Cheleana A maioria dos silex encontrados nesta camada não apresentam nenhum aperfeiçoamento. Nela o homem fabrica o primeiro instrumento de lascas de pedra: martelo de forma imperfeita. GROSSRB 23:45, 1 Setembro 2006 (UTC)

Tem um grande erro nesse artigo.Ja foi provado que os sambaquis não foram feitos por grupos nômades,e sim por povos que viviam fixos em apenas um lugar. Os sambaquis eram túmulos para mortos ,semelhante as piramides do egito. Porfavor conssiderem essa informação e prestem mais atenção pois um site desse porte não pode cometer erros tão grandes como esse. comentário não assinado de 177.179.40.78 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Agricultura passou a ser cultivada não faz sentido. Não havia agricultura antes. O processo de cultivo de plantas é a agricultura. comentário não assinado de 187.107.64.221 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Corrigido. Mas podia ter editado directamente o artigo. GoEThe (discussão) 06h48min de 24 de maio de 2018 (UTC)[responder]

Na quarta linha, o aposto "que evidenciavam a função da mulher no período, a de procriar" dá a entender que a única função feminina nesse período era a reprodução. A sentença ficaria melhor sem esse aposto ou com a troca de "a função" por "uma das funções". É um detalhe que causa engano e acaba contribuindo para um esteriótipo que é não apenas danoso, mas também não condizente com a realidade.